Conservadorismo e modernidade da talha portuense na segunda metade do século XVIII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/o-vinho-do-porto-em-gaia-companhia/conservadorismo-e-modernidade-da-talha-portuense-na-segunda-metade-do-seculo-xviii |
Resumo: | <p>Na segunda metade de século XVIII, a talha da cidade do Porto apresenta duas facetas interessantes que revelam de forma inequívoca as vertentes marcantes do seu discurso artístico: o conservadorismo, que vai manifestar-se nas estruturas retabulares vinculadas ao protótipo iniciado pelo retábulo-mar da Sé do Porto, datado de finais da década de 20, e que perdura no espírito do retábulo-mar da igreja da Ordem Terceira do Carmo (1773); e a modernidade, patenteada pela corrente neoclássica, que vai ter uma magnífica interpretação na talha da igreja da Ordem Terceira de São Francisco, perfeitamente inserida no gosto europeu da época.</p> |
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