Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malho, Arminda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Melão, Dulce, Pereira, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1958
Resumo: Numa sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica cívica. Assim, neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso respeitante à análise de quatro blogues alojados no metablogue “Blogs de ciência”, procura-se indagar que características dos quatro blogues de ciência selecionados poderão potenciar a literacia científica cívica. Os blogues selecionados têm como temática principal a sustentabilidade ambiental, dado ser um tema transversal de potencial interesse para todos os cidadãos. O cruzamento das características dos blogues com o conteúdo dos posts gerados permitiu concluir que os blogues de ciência poderão ser uma das formas de potenciar a literacia cívica científica, abrindo um espaço de debate aos cidadãos sobre temas da ciência.
id RCAP_d7280429a74f268a896c55236aed5c03
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1958
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXIliteracia científica cívicabloguesciênciacidadaniatecnologiaNuma sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica cívica. Assim, neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso respeitante à análise de quatro blogues alojados no metablogue “Blogs de ciência”, procura-se indagar que características dos quatro blogues de ciência selecionados poderão potenciar a literacia científica cívica. Os blogues selecionados têm como temática principal a sustentabilidade ambiental, dado ser um tema transversal de potencial interesse para todos os cidadãos. O cruzamento das características dos blogues com o conteúdo dos posts gerados permitiu concluir que os blogues de ciência poderão ser uma das formas de potenciar a literacia cívica científica, abrindo um espaço de debate aos cidadãos sobre temas da ciência.Universidade de AveiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMalho, ArmindaMelão, DulcePereira, Isabel2014-01-02T13:41:53Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1958porMalho, A.; Melão, D. & Pereira, I. (2013). O contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI. Internet Latent Corpus Journal, 3 (1), pp.22-34.1647-7308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:14Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:14.222644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
title Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
spellingShingle Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
Malho, Arminda
literacia científica cívica
blogues
ciência
cidadania
tecnologia
title_short Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
title_full Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
title_fullStr Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
title_full_unstemmed Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
title_sort Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI
author Malho, Arminda
author_facet Malho, Arminda
Melão, Dulce
Pereira, Isabel
author_role author
author2 Melão, Dulce
Pereira, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Malho, Arminda
Melão, Dulce
Pereira, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv literacia científica cívica
blogues
ciência
cidadania
tecnologia
topic literacia científica cívica
blogues
ciência
cidadania
tecnologia
description Numa sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica cívica. Assim, neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso respeitante à análise de quatro blogues alojados no metablogue “Blogs de ciência”, procura-se indagar que características dos quatro blogues de ciência selecionados poderão potenciar a literacia científica cívica. Os blogues selecionados têm como temática principal a sustentabilidade ambiental, dado ser um tema transversal de potencial interesse para todos os cidadãos. O cruzamento das características dos blogues com o conteúdo dos posts gerados permitiu concluir que os blogues de ciência poderão ser uma das formas de potenciar a literacia cívica científica, abrindo um espaço de debate aos cidadãos sobre temas da ciência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-01-02T13:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1958
url http://hdl.handle.net/10400.19/1958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Malho, A.; Melão, D. & Pereira, I. (2013). O contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI. Internet Latent Corpus Journal, 3 (1), pp.22-34.
1647-7308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130877490364416