Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Sofia Porfírio da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6418
Resumo: Tese de Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Comunicação Estratégica
id RCAP_d72ad59a9903e2eba6c3c6986bcbbb47
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)Propaganda políticaEstado NovoDiscursos presidenciaisAnálise de conteúdoPolitical propagandaNew StatePresidential speechesContent analysisTese de Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Comunicação EstratégicaA propaganda política é um conjunto de procedimentos cujo objectivo visa a adesão a um sistema ideológico de cariz político (Gonçalves, 1961). A propaganda tem como objectivo provocar emoções e desejos, de forma que o público identifique o propagandista como o único a conseguir concedê-los. No plano dos meios, a propaganda política tem-se manifestado ao longo da história através de várias formas, tais como a imprensa escrita, a palavra falada, a imagem ou a acção, existindo assim, uma vasta diversidade de meios através dos quais a intenção propagandística se pode manifestar (Domenach, 1975; Quintero, 2011). Apresente dissertação centra-se num dos recursos fundamentais da propaganda política, o discurso, e, concretamente, no estudo presente, os discursos presidenciais de tomada de posse do Estado Novo. Pretende-se na dissertação presente estudar-se o aparelho propagandístico do Estado e a relação dos Presidentes da República com o mesmo e com os valores defendidos. Para tal utilizou-se técnica de investigação análise de conteúdo essencialmente na sua variante qualitativa. Espera-se com este estudo contribuir para a sistematização dos valores discursivos defendidos durante o período do designado Estado Novo em Portugal.Political propaganda is a set of procedures the aim of which is the adherence to a primarily political ideological system (Gonçalves, 1961). The main purpose of propaganda is to cause emotions and desires in the way that the public find in the propagandist the only one to grant them. In what concern to the forms, throughout history political propaganda has expressed itself in many ways like the written press, the speech, the image or the action, so there is a significant variety of ways through which propagandistic intention can express itself (Domenach, 1975; Quintero, 2011). The present thesis focuses in one of the fundamental resources of political propaganda, the speech, specifically the presidential inaugural speeches during the New State. It is claimed in this thesis to study the State propagandistic system and the Presidents relation with it as with its expressed values. In order to do it, it was used the investigation technique called content analysis in his qualitative way. The intention is to contribute to the systematization of the promoted discursive values of the New State period.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSanto, Paula EspíritoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Andreia Sofia Porfírio da2014-01-28T18:02:33Z2013-11-122013-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6418TID:201511649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:48.186703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
title Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
spellingShingle Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
Silva, Andreia Sofia Porfírio da
Propaganda política
Estado Novo
Discursos presidenciais
Análise de conteúdo
Political propaganda
New State
Presidential speeches
Content analysis
title_short Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
title_full Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
title_fullStr Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
title_full_unstemmed Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
title_sort Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
author Silva, Andreia Sofia Porfírio da
author_facet Silva, Andreia Sofia Porfírio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santo, Paula Espírito
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Sofia Porfírio da
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda política
Estado Novo
Discursos presidenciais
Análise de conteúdo
Political propaganda
New State
Presidential speeches
Content analysis
topic Propaganda política
Estado Novo
Discursos presidenciais
Análise de conteúdo
Political propaganda
New State
Presidential speeches
Content analysis
description Tese de Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Comunicação Estratégica
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12
2013-11-12T00:00:00Z
2014-01-28T18:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6418
TID:201511649
url http://hdl.handle.net/10400.5/6418
identifier_str_mv TID:201511649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014018105344