Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6418 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Comunicação Estratégica |
id |
RCAP_d72ad59a9903e2eba6c3c6986bcbbb47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)Propaganda políticaEstado NovoDiscursos presidenciaisAnálise de conteúdoPolitical propagandaNew StatePresidential speechesContent analysisTese de Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Comunicação EstratégicaA propaganda política é um conjunto de procedimentos cujo objectivo visa a adesão a um sistema ideológico de cariz político (Gonçalves, 1961). A propaganda tem como objectivo provocar emoções e desejos, de forma que o público identifique o propagandista como o único a conseguir concedê-los. No plano dos meios, a propaganda política tem-se manifestado ao longo da história através de várias formas, tais como a imprensa escrita, a palavra falada, a imagem ou a acção, existindo assim, uma vasta diversidade de meios através dos quais a intenção propagandística se pode manifestar (Domenach, 1975; Quintero, 2011). Apresente dissertação centra-se num dos recursos fundamentais da propaganda política, o discurso, e, concretamente, no estudo presente, os discursos presidenciais de tomada de posse do Estado Novo. Pretende-se na dissertação presente estudar-se o aparelho propagandístico do Estado e a relação dos Presidentes da República com o mesmo e com os valores defendidos. Para tal utilizou-se técnica de investigação análise de conteúdo essencialmente na sua variante qualitativa. Espera-se com este estudo contribuir para a sistematização dos valores discursivos defendidos durante o período do designado Estado Novo em Portugal.Political propaganda is a set of procedures the aim of which is the adherence to a primarily political ideological system (Gonçalves, 1961). The main purpose of propaganda is to cause emotions and desires in the way that the public find in the propagandist the only one to grant them. In what concern to the forms, throughout history political propaganda has expressed itself in many ways like the written press, the speech, the image or the action, so there is a significant variety of ways through which propagandistic intention can express itself (Domenach, 1975; Quintero, 2011). The present thesis focuses in one of the fundamental resources of political propaganda, the speech, specifically the presidential inaugural speeches during the New State. It is claimed in this thesis to study the State propagandistic system and the Presidents relation with it as with its expressed values. In order to do it, it was used the investigation technique called content analysis in his qualitative way. The intention is to contribute to the systematization of the promoted discursive values of the New State period.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSanto, Paula EspíritoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Andreia Sofia Porfírio da2014-01-28T18:02:33Z2013-11-122013-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6418TID:201511649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:48.186703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) |
title |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) |
spellingShingle |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) Silva, Andreia Sofia Porfírio da Propaganda política Estado Novo Discursos presidenciais Análise de conteúdo Political propaganda New State Presidential speeches Content analysis |
title_short |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) |
title_full |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) |
title_fullStr |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) |
title_full_unstemmed |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) |
title_sort |
Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974) |
author |
Silva, Andreia Sofia Porfírio da |
author_facet |
Silva, Andreia Sofia Porfírio da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santo, Paula Espírito Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreia Sofia Porfírio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda política Estado Novo Discursos presidenciais Análise de conteúdo Political propaganda New State Presidential speeches Content analysis |
topic |
Propaganda política Estado Novo Discursos presidenciais Análise de conteúdo Political propaganda New State Presidential speeches Content analysis |
description |
Tese de Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Comunicação Estratégica |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-12 2013-11-12T00:00:00Z 2014-01-28T18:02:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6418 TID:201511649 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6418 |
identifier_str_mv |
TID:201511649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131014018105344 |