Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Beatriz Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33425
Resumo: Os adultos emergentes caracterizam-se como uma população única de estudo, pois o seu bem-estar é tipicamente influenciado e moldado à medida que entram num período de transição, como a entrada no ensino superior. Por outro lado, atualmente vivemos numa sociedade industrializada em que através da tecnologia temos acesso a toda a informação. Os adultos emergentes vivem em constante ligação com a mundo virtual, tendo este cada vez mais impacto no desenvolvimento destes jovens e no seu estilo de vida. Dado o potencial aumento de comportamentos de risco com a entrada na universidade, é fundamental fomentar a literacia em saúde para diminuir os comportamentos de risco que têm uma grande influência na saúde. Como tal, a presente investigação teve como objetivo principal compreender de que forma a literacia em saúde, a literacia em saúde digital e a utilização das redes sociais se relacionam com os estilos de vida e o bem-estar de estudantes do ensino superior militar e civil. Participaram no estudo 356 estudantes do Ensino Superior, sendo 233 da Academia Militar (65,4%) e 123 estudantes de 25 instituições de ensino superior não militar (34,6%), com idades compreendidas entre 18 e 30 anos (M = 21,13, DP = 1,84), sendo 67,1% do sexo masculino. Os participantes preencheram um conjunto de instrumentos de autorrelato sobre as variáveis em estudo. Os resultados demonstram que 30,7% apresenta níveis problemáticos ou inadequados de literacia em saúde e 66% níveis suficientes e excelentes. A literacia em saúde digital correlacionou-se negativamente com a doença crónica e positivamente com os comportamentos de saúde saudáveis e o menor consumo de tabaco. A literacia em saúde revelou-se um preditor do bem-estar nesta amostra. Os estudantes do ensino militar apresentaram níveis mais elevados na prevenção da doença, na atividade física/associativismo, nutrição e introspeção acerca das suas emoções em comparação com o ensino superior. Estes resultados apresentam-se como pertinentes no âmbito das intervenções com adultos emergentes na promoção da literacia em saúde, estilos de vida saudáveis e bem-estar no contexto do ensino superior.
id RCAP_d72bab68df732fb584a35ae401c083a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúdeLiteracia em saúdeLiteracia em saúde digitalEstilos de vidaBem-estarRedes sociais e adultos emergentesHealth literacyDigital health literacyLifestylesWell-beingSocial networksDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaOs adultos emergentes caracterizam-se como uma população única de estudo, pois o seu bem-estar é tipicamente influenciado e moldado à medida que entram num período de transição, como a entrada no ensino superior. Por outro lado, atualmente vivemos numa sociedade industrializada em que através da tecnologia temos acesso a toda a informação. Os adultos emergentes vivem em constante ligação com a mundo virtual, tendo este cada vez mais impacto no desenvolvimento destes jovens e no seu estilo de vida. Dado o potencial aumento de comportamentos de risco com a entrada na universidade, é fundamental fomentar a literacia em saúde para diminuir os comportamentos de risco que têm uma grande influência na saúde. Como tal, a presente investigação teve como objetivo principal compreender de que forma a literacia em saúde, a literacia em saúde digital e a utilização das redes sociais se relacionam com os estilos de vida e o bem-estar de estudantes do ensino superior militar e civil. Participaram no estudo 356 estudantes do Ensino Superior, sendo 233 da Academia Militar (65,4%) e 123 estudantes de 25 instituições de ensino superior não militar (34,6%), com idades compreendidas entre 18 e 30 anos (M = 21,13, DP = 1,84), sendo 67,1% do sexo masculino. Os participantes preencheram um conjunto de instrumentos de autorrelato sobre as variáveis em estudo. Os resultados demonstram que 30,7% apresenta níveis problemáticos ou inadequados de literacia em saúde e 66% níveis suficientes e excelentes. A literacia em saúde digital correlacionou-se negativamente com a doença crónica e positivamente com os comportamentos de saúde saudáveis e o menor consumo de tabaco. A literacia em saúde revelou-se um preditor do bem-estar nesta amostra. Os estudantes do ensino militar apresentaram níveis mais elevados na prevenção da doença, na atividade física/associativismo, nutrição e introspeção acerca das suas emoções em comparação com o ensino superior. Estes resultados apresentam-se como pertinentes no âmbito das intervenções com adultos emergentes na promoção da literacia em saúde, estilos de vida saudáveis e bem-estar no contexto do ensino superior.Emerging adults are characterized as a unique study population, as their well-being is typically influenced and shaped as they enter a period of transition, such as entry into higher education. On the other hand, we currently live in an industrialized society in which, through technology, we have access to all information. Emerging adults live in constant connection with the virtual world, which has an increasing impact on the development of these young people and their lifestyle. Given the potential increase in risky behaviors with entry to university, it is essential to foster health literacy to reduce risky behaviors that have a major influence on health. As such, the present investigation aimed to understand how health literacy, digital health literacy and the use of social networks are related to the lifestyles and well-being of military and civil higher education students. Participated in the study 356 Higher Education students, 233 from the Military Academy (65.4%) and 123 students from 25 non-military higher education institutions (34.6%), aged between 18 and 30 years (M = 21,13, SD = 1,84), being 67.1% male. Participants filled out a set of self-report instruments on the variables under study. The results show that 30.7% have problematic or inadequate levels of health literacy and 66% sufficient and excellent levels. Digital health literacy correlated negatively with chronic illness and positively correlated with healthy health behaviors and lower tobacco consumption. Health literacy proved to be a predictor of well-being in this sample. Military education students showed higher levels of disease prevention, physical activity/association, nutrition and introspection about their emotions compared to higher education. These results are relevant in the context of interventions with emerging adults to promote health literacy, healthy lifestyles and well-being in the context of higher education.Francisco, Rita Mafalda CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMatos, Beatriz Ferreira de2021-06-02T15:26:18Z2020-12-1520202020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33425TID:202724280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:10.795927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
title Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
spellingShingle Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
Matos, Beatriz Ferreira de
Literacia em saúde
Literacia em saúde digital
Estilos de vida
Bem-estar
Redes sociais e adultos emergentes
Health literacy
Digital health literacy
Lifestyles
Well-being
Social networks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
title_full Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
title_fullStr Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
title_full_unstemmed Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
title_sort Ensino superior militar e não militar : bem estar, redes sociais, estilos de vida saudáveis e literacia em saúde
author Matos, Beatriz Ferreira de
author_facet Matos, Beatriz Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Rita Mafalda Costa
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Beatriz Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia em saúde
Literacia em saúde digital
Estilos de vida
Bem-estar
Redes sociais e adultos emergentes
Health literacy
Digital health literacy
Lifestyles
Well-being
Social networks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Literacia em saúde
Literacia em saúde digital
Estilos de vida
Bem-estar
Redes sociais e adultos emergentes
Health literacy
Digital health literacy
Lifestyles
Well-being
Social networks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Os adultos emergentes caracterizam-se como uma população única de estudo, pois o seu bem-estar é tipicamente influenciado e moldado à medida que entram num período de transição, como a entrada no ensino superior. Por outro lado, atualmente vivemos numa sociedade industrializada em que através da tecnologia temos acesso a toda a informação. Os adultos emergentes vivem em constante ligação com a mundo virtual, tendo este cada vez mais impacto no desenvolvimento destes jovens e no seu estilo de vida. Dado o potencial aumento de comportamentos de risco com a entrada na universidade, é fundamental fomentar a literacia em saúde para diminuir os comportamentos de risco que têm uma grande influência na saúde. Como tal, a presente investigação teve como objetivo principal compreender de que forma a literacia em saúde, a literacia em saúde digital e a utilização das redes sociais se relacionam com os estilos de vida e o bem-estar de estudantes do ensino superior militar e civil. Participaram no estudo 356 estudantes do Ensino Superior, sendo 233 da Academia Militar (65,4%) e 123 estudantes de 25 instituições de ensino superior não militar (34,6%), com idades compreendidas entre 18 e 30 anos (M = 21,13, DP = 1,84), sendo 67,1% do sexo masculino. Os participantes preencheram um conjunto de instrumentos de autorrelato sobre as variáveis em estudo. Os resultados demonstram que 30,7% apresenta níveis problemáticos ou inadequados de literacia em saúde e 66% níveis suficientes e excelentes. A literacia em saúde digital correlacionou-se negativamente com a doença crónica e positivamente com os comportamentos de saúde saudáveis e o menor consumo de tabaco. A literacia em saúde revelou-se um preditor do bem-estar nesta amostra. Os estudantes do ensino militar apresentaram níveis mais elevados na prevenção da doença, na atividade física/associativismo, nutrição e introspeção acerca das suas emoções em comparação com o ensino superior. Estes resultados apresentam-se como pertinentes no âmbito das intervenções com adultos emergentes na promoção da literacia em saúde, estilos de vida saudáveis e bem-estar no contexto do ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2020
2020-12-15T00:00:00Z
2021-06-02T15:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33425
TID:202724280
url http://hdl.handle.net/10400.14/33425
identifier_str_mv TID:202724280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131988799520768