Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Inês
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vieira, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14763
Resumo: O presente artigo reporta-se a um estudo de doutoramento incidente na supervisão em estágio, realizado na Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe – Angola. O estudo investiga as perceções dos atores da supervisão sobre as finalidades da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo, as práticas educativas nas escolas, os constrangimentos à qualidade da supervisão e as medidas necessárias à sua melhoria. Foram inquiridos por questionário todos os estagiários, supervisores e coordenadores da formação do ano letivo de 2014, nos nove cursos de formação inicial de professores da instituição. Resultados parciais do estudo, relativos aos atores que exercem funções de coordenação e de supervisão na instituição, evidenciam uma conceção pouco consolidada do perfil do coordenador, alguns desfasamentos entre perceções ideais e perceções da prática no que diz respeito ao perfil do supervisor, assim como uma visão globalmente partilhada dos problemas e desafios do estágio como espaço de formação. Os participantes apontam a necessidade de melhorar a comunicação entre os intervenientes da supervisão, as condições de acompanhamento dos estagiários e a formação em supervisão.
id RCAP_d72dd6fab4e495aa0b205bf236445023
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em AngolaPerceptions of practicum supervision in a teacher training school in AngolaFormação inicial de professoresCoordenação de estágioSupervisão de estágioO presente artigo reporta-se a um estudo de doutoramento incidente na supervisão em estágio, realizado na Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe – Angola. O estudo investiga as perceções dos atores da supervisão sobre as finalidades da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo, as práticas educativas nas escolas, os constrangimentos à qualidade da supervisão e as medidas necessárias à sua melhoria. Foram inquiridos por questionário todos os estagiários, supervisores e coordenadores da formação do ano letivo de 2014, nos nove cursos de formação inicial de professores da instituição. Resultados parciais do estudo, relativos aos atores que exercem funções de coordenação e de supervisão na instituição, evidenciam uma conceção pouco consolidada do perfil do coordenador, alguns desfasamentos entre perceções ideais e perceções da prática no que diz respeito ao perfil do supervisor, assim como uma visão globalmente partilhada dos problemas e desafios do estágio como espaço de formação. Os participantes apontam a necessidade de melhorar a comunicação entre os intervenientes da supervisão, as condições de acompanhamento dos estagiários e a formação em supervisão.The present article refers to a PhD study on the supervision of the practicum, carried out in the Teacher Training School Patrice Lumumba in Namibe – Angola. The study investigates the perceptions of the supervision actors regarding the goals of supervision, the supervisor profile, the supervisory process, the educational practices at school, the constraints to supervision and the measures needed to improve it. Questionnaires were administered to all student teachers, supervisors and training coordinators in 2014, in the nine initial teacher education programs run by the institution. Partial results relating to the actors who perform coordination and supervision roles at the institution show a rather fragmented view of the coordinator profile, some mismatches between ideal and practice-based perceptions of the supervisor profile, as well as a shared vision of problems and challenges of the practicum as a teacher education space. Participants point out the need to improve communication among supervision actors, conditions to accompany student teachers’ work, and training in supervision.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMonteiro, InêsVieira, Flávia2017-12-18T12:18:05Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14763porMonteiro, Inês; Vieira, Flávia (2017). Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola = Perceptions of practicum supervision in a teacher training school in Angola. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 51-621645-477410.34620/eduser.v9i2.101info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.614831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
Perceptions of practicum supervision in a teacher training school in Angola
title Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
spellingShingle Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
Monteiro, Inês
Formação inicial de professores
Coordenação de estágio
Supervisão de estágio
title_short Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
title_full Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
title_fullStr Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
title_full_unstemmed Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
title_sort Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
author Monteiro, Inês
author_facet Monteiro, Inês
Vieira, Flávia
author_role author
author2 Vieira, Flávia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Inês
Vieira, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Coordenação de estágio
Supervisão de estágio
topic Formação inicial de professores
Coordenação de estágio
Supervisão de estágio
description O presente artigo reporta-se a um estudo de doutoramento incidente na supervisão em estágio, realizado na Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe – Angola. O estudo investiga as perceções dos atores da supervisão sobre as finalidades da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo, as práticas educativas nas escolas, os constrangimentos à qualidade da supervisão e as medidas necessárias à sua melhoria. Foram inquiridos por questionário todos os estagiários, supervisores e coordenadores da formação do ano letivo de 2014, nos nove cursos de formação inicial de professores da instituição. Resultados parciais do estudo, relativos aos atores que exercem funções de coordenação e de supervisão na instituição, evidenciam uma conceção pouco consolidada do perfil do coordenador, alguns desfasamentos entre perceções ideais e perceções da prática no que diz respeito ao perfil do supervisor, assim como uma visão globalmente partilhada dos problemas e desafios do estágio como espaço de formação. Os participantes apontam a necessidade de melhorar a comunicação entre os intervenientes da supervisão, as condições de acompanhamento dos estagiários e a formação em supervisão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T12:18:05Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14763
url http://hdl.handle.net/10198/14763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro, Inês; Vieira, Flávia (2017). Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola = Perceptions of practicum supervision in a teacher training school in Angola. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 51-62
1645-4774
10.34620/eduser.v9i2.101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292361277440