Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14763 |
Resumo: | O presente artigo reporta-se a um estudo de doutoramento incidente na supervisão em estágio, realizado na Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe – Angola. O estudo investiga as perceções dos atores da supervisão sobre as finalidades da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo, as práticas educativas nas escolas, os constrangimentos à qualidade da supervisão e as medidas necessárias à sua melhoria. Foram inquiridos por questionário todos os estagiários, supervisores e coordenadores da formação do ano letivo de 2014, nos nove cursos de formação inicial de professores da instituição. Resultados parciais do estudo, relativos aos atores que exercem funções de coordenação e de supervisão na instituição, evidenciam uma conceção pouco consolidada do perfil do coordenador, alguns desfasamentos entre perceções ideais e perceções da prática no que diz respeito ao perfil do supervisor, assim como uma visão globalmente partilhada dos problemas e desafios do estágio como espaço de formação. Os participantes apontam a necessidade de melhorar a comunicação entre os intervenientes da supervisão, as condições de acompanhamento dos estagiários e a formação em supervisão. |
id |
RCAP_d72dd6fab4e495aa0b205bf236445023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em AngolaPerceptions of practicum supervision in a teacher training school in AngolaFormação inicial de professoresCoordenação de estágioSupervisão de estágioO presente artigo reporta-se a um estudo de doutoramento incidente na supervisão em estágio, realizado na Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe – Angola. O estudo investiga as perceções dos atores da supervisão sobre as finalidades da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo, as práticas educativas nas escolas, os constrangimentos à qualidade da supervisão e as medidas necessárias à sua melhoria. Foram inquiridos por questionário todos os estagiários, supervisores e coordenadores da formação do ano letivo de 2014, nos nove cursos de formação inicial de professores da instituição. Resultados parciais do estudo, relativos aos atores que exercem funções de coordenação e de supervisão na instituição, evidenciam uma conceção pouco consolidada do perfil do coordenador, alguns desfasamentos entre perceções ideais e perceções da prática no que diz respeito ao perfil do supervisor, assim como uma visão globalmente partilhada dos problemas e desafios do estágio como espaço de formação. Os participantes apontam a necessidade de melhorar a comunicação entre os intervenientes da supervisão, as condições de acompanhamento dos estagiários e a formação em supervisão.The present article refers to a PhD study on the supervision of the practicum, carried out in the Teacher Training School Patrice Lumumba in Namibe – Angola. The study investigates the perceptions of the supervision actors regarding the goals of supervision, the supervisor profile, the supervisory process, the educational practices at school, the constraints to supervision and the measures needed to improve it. Questionnaires were administered to all student teachers, supervisors and training coordinators in 2014, in the nine initial teacher education programs run by the institution. Partial results relating to the actors who perform coordination and supervision roles at the institution show a rather fragmented view of the coordinator profile, some mismatches between ideal and practice-based perceptions of the supervisor profile, as well as a shared vision of problems and challenges of the practicum as a teacher education space. Participants point out the need to improve communication among supervision actors, conditions to accompany student teachers’ work, and training in supervision.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMonteiro, InêsVieira, Flávia2017-12-18T12:18:05Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14763porMonteiro, Inês; Vieira, Flávia (2017). Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola = Perceptions of practicum supervision in a teacher training school in Angola. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 51-621645-477410.34620/eduser.v9i2.101info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.614831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola Perceptions of practicum supervision in a teacher training school in Angola |
title |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola |
spellingShingle |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola Monteiro, Inês Formação inicial de professores Coordenação de estágio Supervisão de estágio |
title_short |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola |
title_full |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola |
title_fullStr |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola |
title_full_unstemmed |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola |
title_sort |
Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola |
author |
Monteiro, Inês |
author_facet |
Monteiro, Inês Vieira, Flávia |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Flávia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Inês Vieira, Flávia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Coordenação de estágio Supervisão de estágio |
topic |
Formação inicial de professores Coordenação de estágio Supervisão de estágio |
description |
O presente artigo reporta-se a um estudo de doutoramento incidente na supervisão em estágio, realizado na Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe – Angola. O estudo investiga as perceções dos atores da supervisão sobre as finalidades da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo, as práticas educativas nas escolas, os constrangimentos à qualidade da supervisão e as medidas necessárias à sua melhoria. Foram inquiridos por questionário todos os estagiários, supervisores e coordenadores da formação do ano letivo de 2014, nos nove cursos de formação inicial de professores da instituição. Resultados parciais do estudo, relativos aos atores que exercem funções de coordenação e de supervisão na instituição, evidenciam uma conceção pouco consolidada do perfil do coordenador, alguns desfasamentos entre perceções ideais e perceções da prática no que diz respeito ao perfil do supervisor, assim como uma visão globalmente partilhada dos problemas e desafios do estágio como espaço de formação. Os participantes apontam a necessidade de melhorar a comunicação entre os intervenientes da supervisão, as condições de acompanhamento dos estagiários e a formação em supervisão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T12:18:05Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14763 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Monteiro, Inês; Vieira, Flávia (2017). Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola = Perceptions of practicum supervision in a teacher training school in Angola. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 51-62 1645-4774 10.34620/eduser.v9i2.101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292361277440 |