A afirmação do poder absoluto do Rei Luís XIV : uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Inês Eustáquio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52363
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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spelling A afirmação do poder absoluto do Rei Luís XIV : uma proposta didáticaAbsolutismoAntigo regimeHistória - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório constituí uma reflexão crítica sobre as aulas lecionadas no âmbito da unidade curricular de IPP2, do Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Desta forma, procurámos apresentar uma proposta didática da subunidade 2.1. Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime. Esta, por sua vez, insere-se na unidade didática 2. A Europa dos Estados absolutos e a Europa dos parlamentos, que compõe o módulo 4 – A Europa nos séculos XVII e XVIII: sociedade, poder e dinâmicas coloniais. A proposta foi desenvolvida para os alunos da turma do 11.ºI, na ESPN. Para a elaboração da nossa proposta considerámos as teorias pedagógicas de Lev Vygotsky e Robert Gagné. Além das influências dos dois teóricos procurámos referir a importância da utilização dos meios audiovisuais e das novas ferramentas digitais, tão presentes no quotidiano dos alunos e com as quais os alunos se encontram familiarizados.This report is a critical reflection on the classes taught in the scope of the IPP IIcurricular unit, of the Masters in History Teaching in the 3 rd Cycle of Basic Educationand Secondary Education. Thus, we tried to present a didactic proposal of sub-unit 2.1. Social stratification and political power in the societies of the Ancien Regime. This, in turn, is part of didactic unit 2 – The Europe of absolute States and the Europe of parliaments, which makes up module 4 – Europe in the 17 th and 18 th centuries: society, power and colonial dynamics. The proposal was developed for students in the 11 th grade, at Escola Secundária de Pinhal Novo. For the elaboration of our proposal, we considered the pedagogical theories of Lev Vygotsky and Robert Gagné. In addition to the influences of the two theorists, we mentioned the importance of using audiovisual media and new digital tools, which are so present in the daily lives of students and with which students are familiar.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaCunha, Inês Eustáquio2022-04-18T10:36:46Z20212021-12-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:29.451566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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