Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda, Ana Margarida Mónica
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33079
Resumo: O presente estudo apresenta um projeto de intervenção educativa direcionado a crianças que se encontram a frequentam o pré-escolar e o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco principal é colocado no Património Imaterial partindo da exploração das Tradições. Este projeto desenrolou-se ao longo de dois semestres e foi aplicado em duas instituições situadas na freguesia de São Bernardo pertencente ao Concelho de Aveiro. Neste projeto foi trabalhado o Património Imaterial do país e local, sendo também abordada a história local e as suas tradições, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a identidade pessoal e do meio, a valorização e proteção do nosso Património. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativa, com algumas características de investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a observação direta e participativa, transcrição de sessões e inquéritos iniciais e finais, inquérito oral ao grupo do pré-escolar, e inquérito escrito ao grupo de 2.º ano do 1.º CEB. A análise dos dados recolhidos revelou que efetivamente as crianças e alunos adquiriram conhecimentos sobre o Património Imaterial, sua preservação e compreensão da sua importância.
id RCAP_d75bffb0e9607c12a88134194b7eccc3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEBPatrimónioPatrimónio cultural imaterialTradiçõesCostumesHistória localEducação patrimonialO presente estudo apresenta um projeto de intervenção educativa direcionado a crianças que se encontram a frequentam o pré-escolar e o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco principal é colocado no Património Imaterial partindo da exploração das Tradições. Este projeto desenrolou-se ao longo de dois semestres e foi aplicado em duas instituições situadas na freguesia de São Bernardo pertencente ao Concelho de Aveiro. Neste projeto foi trabalhado o Património Imaterial do país e local, sendo também abordada a história local e as suas tradições, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a identidade pessoal e do meio, a valorização e proteção do nosso Património. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativa, com algumas características de investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a observação direta e participativa, transcrição de sessões e inquéritos iniciais e finais, inquérito oral ao grupo do pré-escolar, e inquérito escrito ao grupo de 2.º ano do 1.º CEB. A análise dos dados recolhidos revelou que efetivamente as crianças e alunos adquiriram conhecimentos sobre o Património Imaterial, sua preservação e compreensão da sua importância.This study presents an educational intervention project aimed at children who are attending pre-school and the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education. The main focus is placed on Intangible Heritage, starting from the exploration of Traditions. This project took place over two semesters and was applied in two institutions located in the parish of São Bernardo, belonging to the Municipality of Aveiro. In this project, the Intangible Heritage of the country and place was worked on, and the local history and traditions were also addressed, with the aim of developing heritage awareness, personal identity and the environment, and the enhancement and protection of our Heritage. The methodology used was qualitative, and the instruments used for data collection were direct and participatory observation, transcription of sessions and initial and final inquiries, oral inquiry to the preschool group, and written inquiry to the 2nd year group of the 1st CEB. Analysis of the collected data revealed that children and students effectively acquired knowledge about Intangible Heritage, its preservation and an understanding of its importance2022-02-01T10:16:41Z2021-12-14T00:00:00Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33079porBreda, Ana Margarida Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:36Zoai:ria.ua.pt:10773/33079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:34.193353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
title Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
spellingShingle Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
Breda, Ana Margarida Mónica
Património
Património cultural imaterial
Tradições
Costumes
História local
Educação patrimonial
title_short Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
title_full Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
title_fullStr Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
title_full_unstemmed Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
title_sort Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
author Breda, Ana Margarida Mónica
author_facet Breda, Ana Margarida Mónica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breda, Ana Margarida Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Património
Património cultural imaterial
Tradições
Costumes
História local
Educação patrimonial
topic Património
Património cultural imaterial
Tradições
Costumes
História local
Educação patrimonial
description O presente estudo apresenta um projeto de intervenção educativa direcionado a crianças que se encontram a frequentam o pré-escolar e o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco principal é colocado no Património Imaterial partindo da exploração das Tradições. Este projeto desenrolou-se ao longo de dois semestres e foi aplicado em duas instituições situadas na freguesia de São Bernardo pertencente ao Concelho de Aveiro. Neste projeto foi trabalhado o Património Imaterial do país e local, sendo também abordada a história local e as suas tradições, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a identidade pessoal e do meio, a valorização e proteção do nosso Património. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativa, com algumas características de investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a observação direta e participativa, transcrição de sessões e inquéritos iniciais e finais, inquérito oral ao grupo do pré-escolar, e inquérito escrito ao grupo de 2.º ano do 1.º CEB. A análise dos dados recolhidos revelou que efetivamente as crianças e alunos adquiriram conhecimentos sobre o Património Imaterial, sua preservação e compreensão da sua importância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T00:00:00Z
2021-12-14
2022-02-01T10:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33079
url http://hdl.handle.net/10773/33079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137701160550400