Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33079 |
Resumo: | O presente estudo apresenta um projeto de intervenção educativa direcionado a crianças que se encontram a frequentam o pré-escolar e o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco principal é colocado no Património Imaterial partindo da exploração das Tradições. Este projeto desenrolou-se ao longo de dois semestres e foi aplicado em duas instituições situadas na freguesia de São Bernardo pertencente ao Concelho de Aveiro. Neste projeto foi trabalhado o Património Imaterial do país e local, sendo também abordada a história local e as suas tradições, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a identidade pessoal e do meio, a valorização e proteção do nosso Património. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativa, com algumas características de investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a observação direta e participativa, transcrição de sessões e inquéritos iniciais e finais, inquérito oral ao grupo do pré-escolar, e inquérito escrito ao grupo de 2.º ano do 1.º CEB. A análise dos dados recolhidos revelou que efetivamente as crianças e alunos adquiriram conhecimentos sobre o Património Imaterial, sua preservação e compreensão da sua importância. |
id |
RCAP_d75bffb0e9607c12a88134194b7eccc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEBPatrimónioPatrimónio cultural imaterialTradiçõesCostumesHistória localEducação patrimonialO presente estudo apresenta um projeto de intervenção educativa direcionado a crianças que se encontram a frequentam o pré-escolar e o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco principal é colocado no Património Imaterial partindo da exploração das Tradições. Este projeto desenrolou-se ao longo de dois semestres e foi aplicado em duas instituições situadas na freguesia de São Bernardo pertencente ao Concelho de Aveiro. Neste projeto foi trabalhado o Património Imaterial do país e local, sendo também abordada a história local e as suas tradições, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a identidade pessoal e do meio, a valorização e proteção do nosso Património. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativa, com algumas características de investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a observação direta e participativa, transcrição de sessões e inquéritos iniciais e finais, inquérito oral ao grupo do pré-escolar, e inquérito escrito ao grupo de 2.º ano do 1.º CEB. A análise dos dados recolhidos revelou que efetivamente as crianças e alunos adquiriram conhecimentos sobre o Património Imaterial, sua preservação e compreensão da sua importância.This study presents an educational intervention project aimed at children who are attending pre-school and the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education. The main focus is placed on Intangible Heritage, starting from the exploration of Traditions. This project took place over two semesters and was applied in two institutions located in the parish of São Bernardo, belonging to the Municipality of Aveiro. In this project, the Intangible Heritage of the country and place was worked on, and the local history and traditions were also addressed, with the aim of developing heritage awareness, personal identity and the environment, and the enhancement and protection of our Heritage. The methodology used was qualitative, and the instruments used for data collection were direct and participatory observation, transcription of sessions and initial and final inquiries, oral inquiry to the preschool group, and written inquiry to the 2nd year group of the 1st CEB. Analysis of the collected data revealed that children and students effectively acquired knowledge about Intangible Heritage, its preservation and an understanding of its importance2022-02-01T10:16:41Z2021-12-14T00:00:00Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33079porBreda, Ana Margarida Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:36Zoai:ria.ua.pt:10773/33079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:34.193353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB |
title |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB |
spellingShingle |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB Breda, Ana Margarida Mónica Património Património cultural imaterial Tradições Costumes História local Educação patrimonial |
title_short |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB |
title_full |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB |
title_fullStr |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB |
title_sort |
Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB |
author |
Breda, Ana Margarida Mónica |
author_facet |
Breda, Ana Margarida Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breda, Ana Margarida Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Património Património cultural imaterial Tradições Costumes História local Educação patrimonial |
topic |
Património Património cultural imaterial Tradições Costumes História local Educação patrimonial |
description |
O presente estudo apresenta um projeto de intervenção educativa direcionado a crianças que se encontram a frequentam o pré-escolar e o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco principal é colocado no Património Imaterial partindo da exploração das Tradições. Este projeto desenrolou-se ao longo de dois semestres e foi aplicado em duas instituições situadas na freguesia de São Bernardo pertencente ao Concelho de Aveiro. Neste projeto foi trabalhado o Património Imaterial do país e local, sendo também abordada a história local e as suas tradições, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a identidade pessoal e do meio, a valorização e proteção do nosso Património. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativa, com algumas características de investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a observação direta e participativa, transcrição de sessões e inquéritos iniciais e finais, inquérito oral ao grupo do pré-escolar, e inquérito escrito ao grupo de 2.º ano do 1.º CEB. A análise dos dados recolhidos revelou que efetivamente as crianças e alunos adquiriram conhecimentos sobre o Património Imaterial, sua preservação e compreensão da sua importância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T00:00:00Z 2021-12-14 2022-02-01T10:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33079 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137701160550400 |