Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1308 |
Resumo: | Aborda-se a problemática da valorização da História da Ciência no ensino tomando este numa perspectiva de ciência para todos os cidadãos, como se aponta nas orientações gerais da Reforma Curricular e em particular nas finalidades do Programa de Física e Química para o 3º Ciclo do Ensino Básico. É apresentada uma leitura crítica do Documento Oficial sobressaindo a diferença entre os Princípios Orientadores e as Sugestões e Metodológicas, estas afastadas daqueles. A análise converge para o tema “Conservação da massa nas reacções químicas”, pela sua importância como temática de grande valor histórico, epistemológico e educativo. Sugere-se uma possível estratégia de ensino. |
id |
RCAP_d75cec1bf4027e08134bcb938aff3fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicasDidáticaCiências Física e QuímicaHistória da ciênciaConservação da massaAborda-se a problemática da valorização da História da Ciência no ensino tomando este numa perspectiva de ciência para todos os cidadãos, como se aponta nas orientações gerais da Reforma Curricular e em particular nas finalidades do Programa de Física e Química para o 3º Ciclo do Ensino Básico. É apresentada uma leitura crítica do Documento Oficial sobressaindo a diferença entre os Princípios Orientadores e as Sugestões e Metodológicas, estas afastadas daqueles. A análise converge para o tema “Conservação da massa nas reacções químicas”, pela sua importância como temática de grande valor histórico, epistemológico e educativo. Sugere-se uma possível estratégia de ensino.Escola Superio de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPaixão, FátimaCachapuz, António2012-06-14T09:33:31Z19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1308porPAIXÃO, Fátima ; CACHAPUZ, António (1998) - Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano 4, nº 5 (Dez.), p. 31-47.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:46.927012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas |
title |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas |
spellingShingle |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas Paixão, Fátima Didática Ciências Física e Química História da ciência Conservação da massa |
title_short |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas |
title_full |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas |
title_fullStr |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas |
title_full_unstemmed |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas |
title_sort |
Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas |
author |
Paixão, Fátima |
author_facet |
Paixão, Fátima Cachapuz, António |
author_role |
author |
author2 |
Cachapuz, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Fátima Cachapuz, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ciências Física e Química História da ciência Conservação da massa |
topic |
Didática Ciências Física e Química História da ciência Conservação da massa |
description |
Aborda-se a problemática da valorização da História da Ciência no ensino tomando este numa perspectiva de ciência para todos os cidadãos, como se aponta nas orientações gerais da Reforma Curricular e em particular nas finalidades do Programa de Física e Química para o 3º Ciclo do Ensino Básico. É apresentada uma leitura crítica do Documento Oficial sobressaindo a diferença entre os Princípios Orientadores e as Sugestões e Metodológicas, estas afastadas daqueles. A análise converge para o tema “Conservação da massa nas reacções químicas”, pela sua importância como temática de grande valor histórico, epistemológico e educativo. Sugere-se uma possível estratégia de ensino. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-01-01T00:00:00Z 2012-06-14T09:33:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1308 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PAIXÃO, Fátima ; CACHAPUZ, António (1998) - Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano 4, nº 5 (Dez.), p. 31-47. 0873-0504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superio de Educação de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superio de Educação de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130785759887360 |