Jornalismo e cultura de proximidade nos media nacionais: os casos do DN, Público e Observador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/135857 |
Resumo: | Os utilizadores, apesar de poderem estar distantes, passaram a conectar-se entre si, através da Internet, pelas suas características e interesses, mostrando que o conteúdo local continua a ser relevante e útil para as suas vidas. As possibilidades aumentaram para todos e o jornalismo teve de se adaptar a este novo cenário. Não só procurou ser mais imediato, como também aproximar-se dos leitores, de modo a conseguir fidelizá-los e credibilizar a profissão.Para entender melhor as novas dinâmicas de comunicação, o jornalismo online estará em destaque nesta dissertação, bem como a prática do jornalismo de proximidade, que, ao contrário do que tradicionalmente se considera, vai além dos meios de comunicação locais. A estes conceitos junta-se o de jornalismo cultural, uma vez que a cultura é a marca, a identidade de um país ou região e, por isso, a responsável por aproximar comunidades, seja por meio das tradições, dos costumes, das artes e/ou dos eventos e problemas de um território, podendo este ser um espaço físico ou não – daí a importância de analisar nos dias de hoje o jornalismo online quando estamos a falar de cultura de proximidade, neste caso, nos meios jornalísticos nacionais. A presente investigação pretendeu identificar e analisar a cobertura da cultura com dimensão local nos trabalhos publicados online nas secções de cultura e local/país do Diário de Notícias(DN), do Público e do Observador contribuindo assim para futuras pesquisas sobre jornalismo de proximidade, praticado nos websites, de meios nacionais. Procurou-se demonstrar a expressão da cultura de proximidade no online dos três meios referidos e caracterizá-la através de uma metodologia que incluiu uma análise de conteúdo, nomeadamente dos trabalhos publicados online durante uma semana artificialmente construída, e entrevistas realizadas a profissionais dos meios analisados. Os resultados mostraram que a cultura de proximidade existe nos conteúdos online dos meios nacionais analisados, mas tem uma expressão reduzida. Para além de pouca expressão, não há um padrão editorial definido, o que dificulta a prática do jornalismo de proximidade nos conteúdos de abordagem cultural dos meios nacionais. |
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Não só procurou ser mais imediato, como também aproximar-se dos leitores, de modo a conseguir fidelizá-los e credibilizar a profissão.Para entender melhor as novas dinâmicas de comunicação, o jornalismo online estará em destaque nesta dissertação, bem como a prática do jornalismo de proximidade, que, ao contrário do que tradicionalmente se considera, vai além dos meios de comunicação locais. A estes conceitos junta-se o de jornalismo cultural, uma vez que a cultura é a marca, a identidade de um país ou região e, por isso, a responsável por aproximar comunidades, seja por meio das tradições, dos costumes, das artes e/ou dos eventos e problemas de um território, podendo este ser um espaço físico ou não – daí a importância de analisar nos dias de hoje o jornalismo online quando estamos a falar de cultura de proximidade, neste caso, nos meios jornalísticos nacionais. A presente investigação pretendeu identificar e analisar a cobertura da cultura com dimensão local nos trabalhos publicados online nas secções de cultura e local/país do Diário de Notícias(DN), do Público e do Observador contribuindo assim para futuras pesquisas sobre jornalismo de proximidade, praticado nos websites, de meios nacionais. Procurou-se demonstrar a expressão da cultura de proximidade no online dos três meios referidos e caracterizá-la através de uma metodologia que incluiu uma análise de conteúdo, nomeadamente dos trabalhos publicados online durante uma semana artificialmente construída, e entrevistas realizadas a profissionais dos meios analisados. Os resultados mostraram que a cultura de proximidade existe nos conteúdos online dos meios nacionais analisados, mas tem uma expressão reduzida. Para além de pouca expressão, não há um padrão editorial definido, o que dificulta a prática do jornalismo de proximidade nos conteúdos de abordagem cultural dos meios nacionais.Users, despite being distant, started to connect with each other, through the Internet, due to their characteristics and interests, showing that local content continues to be relevant and useful to their lives. The possibilities increased for everyone and journalism had to adapt to this new scenario. It not only sought to be more immediate, but also to get closer to readers, in order to gain their loyalty and make the profession credible. To better understand the new communication dynamics, online journalism will be highlighted in this dissertation, as well as the practice of proximity journalism, which, contrary to what is traditionally considered, goes beyond the local media. These concepts are joined by cultural journalism, since culture is the brand, the identity of a country or region and, therefore, responsible for bringing communities together, whether through traditions, customs, arts and/or events and problems of a territory, which may or may not be a physical space – hence the importance of analyzing online journalism nowadays when we are talking about proximity culture, in this case, in the national journalistic media. The present investigation aimed to identify and analyze the coverage of culture with a local dimension in works published online in the culture and local/country sections of Diário de Notícias (DN), Público and Observador, thus contributing to future research on proximity journalism, practiced on websites of national media. We tried to demonstrate the expression of proximity culture and its profile in the three aforementioned media through the following methodology: content analysis, namely of the works published online during an artificially constructed week, and interviews carried out with professionals from the analyzed media. The results showed that the culture of proximity exists in the online content of the analyzed national media, but has a reduced expression. In addition to having little expression, there is no defined editorial standard, which makes it difficult to practice proximity journalism in culturally-based content in national media.Silva, Dora SantosRUNTeixeira, Rafaela Santos2022-04-05T11:06:51Z2022-01-112021-08-302022-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/135857TID:202951120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:09Zoai:run.unl.pt:10362/135857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:31.964838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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