Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Valentino Salgado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10226
Resumo: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
id RCAP_d796ae71f04a1e2f4da88503046f65ca
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de LisboaTransportes PúblicosEmpresas públicasAdministração LocalLisboaCarrisMetropolitano de LisboaPublic TransportationState-owned EnterprisesLocal AdministrationLisbonMestrado em Economia e Políticas PúblicasA crise económica que tem afectado Portugal levou o actual governo a considerar a concessão dos serviços de autocarros e metro de Lisboa a privados. Na raiz do problema está a elevada dívida que estas duas empresas têm, assim como os seus prejuízos. A concessão a privados permitiria, na perpectiva governamental, diminuir os peso financeiro destas empresas no Orçamento do Estado. A teoria económica, contudo, parece suportar uma gestão e detenção pública dos transportes, especialmente daqueles que operam em ambientes urbanos, como o Metro de Lisboa e a Carris. A questão a ser respondida é clara: quem deveria deter e gerir estas duas empresas? Entre as várias possíveis respostas existem quatro que se destacam: posse pública, posse municipal, concessão a privados ou privatização total. Ao nos debruçarmos na literatura existente, tendemos a reconhecer a detenção pública municipal como a melhor alternativa para gerir e operar estas empresas, e uma nova receita poderá também ser economicamente justificável: taxas de congestionamento para não residentes. O modelo final é simples: o Município detém as transportadoras, que deverão ser fundidas com a EMEL, e serem largamente financiadas pelas taxas de congestionamento.The economic crisis that has been affecting Portugal led the current Government to consider the concession of bus and subway services of Lisbon to private companies. The root of the problem is the massive debt these two companies have, as well as their negative net profit. Private consession of the service would, in the Government's perpective, diminish the financial burden these companies put on the national budget. Economic theory, however, seems to support the public management and ownership of transport companies, especially those operating in urban environments, as Metro de Lisboa and Carris are. The question to be answered is simple: who should own and manage these two companies? Amongst the several set of options we have four that stand out: State?s ownership, City's ownership, concession to private companies, or full privatisation. As we go deep into the literature available we tend to recognize the city's ownership as the best way to manage and operate these companies, and a new revenue may as well be seen as economically justifiable: congestion charges to non-residents. The final model is simple: the city owns the companies, which shall be merged with EMEL, the municipal parking management company, and be largely financed by the congestion charge.Instituto Superior de Economia e GestãoMendonça, AntónioRepositório da Universidade de LisboaCunha, Valentino Salgado2015-11-23T10:08:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10226porCunha, Valentino Salgado (2015). "Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:42.048750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
title Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
spellingShingle Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
Cunha, Valentino Salgado
Transportes Públicos
Empresas públicas
Administração Local
Lisboa
Carris
Metropolitano de Lisboa
Public Transportation
State-owned Enterprises
Local Administration
Lisbon
title_short Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
title_full Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
title_fullStr Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
title_full_unstemmed Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
title_sort Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa
author Cunha, Valentino Salgado
author_facet Cunha, Valentino Salgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, António
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Valentino Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes Públicos
Empresas públicas
Administração Local
Lisboa
Carris
Metropolitano de Lisboa
Public Transportation
State-owned Enterprises
Local Administration
Lisbon
topic Transportes Públicos
Empresas públicas
Administração Local
Lisboa
Carris
Metropolitano de Lisboa
Public Transportation
State-owned Enterprises
Local Administration
Lisbon
description Mestrado em Economia e Políticas Públicas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23T10:08:09Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10226
url http://hdl.handle.net/10400.5/10226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, Valentino Salgado (2015). "Modelo de gestão municipal da Carris e Metro de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131049830121472