Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rute Alexandra Martinho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1874
Resumo: O presente estudo procura contribuir para a compreensão do processo cognitivo inerente à construção da personalidade das marcas através das inferências feitas acerca de pessoas associadas a essas marcas, bem como alargar a literatura da Transferência Espontânea de Traços (STT), nomeadamente explorando os limites para a ocorrência da STT. Propõe-se que os traços espontaneamente inferidos a partir dos comportamentos de uma pessoa sejam transferidos para uma marca presente no contexto desses comportamentos. A ocorrência de STT para objectos inanimados foi já demonstrada ao observar-se uma aprendizagem de associações espontaneamente estabelecidas entre objectos inanimados e um traço inferido a partir do comportamento de um indivíduo (Brown & Bassili, 2002). No entanto, e estabelecendo o paralelismo com o que se conhece da ocorrência das inferências de traço quer espontâneas (Wigboldus, Dijksterhuis & van Knippenberg, 2003) quer intencionais (Jerónimo, 2007), propomos que as expectativas induzidas pela marca inibam a transferência de traço quando inconsistentes com o traço implicado pelo comportamento. Numa adaptação do paradigma de Brown e Bassili (2002), o presente estudo apoia apenas parcialmente estas previsões. Apesar de se ter observado transferência de traços para as marcas, ela ocorreu independentemente das expectativas acerca da marca serem congruentes ou incongruentes com o traço. Argumenta-se que estes resultados poderão resultar apenas de processos que ocorrem na recuperação da informação, e não tanto da ausência de efeitos de inibição durante a codificação, já que a presença de marcas incongruentes com o traço parece ter sido suficiente para inibir a própria inferência de traços a partir do comportamento. Serão discutidas as implicações destes resultados, quer para a compreensão do processo de STT, quer para o processo de STI, bem como para a construção da personalidade da marca.
id RCAP_d7a044289e3d7e7c9a392c267353c564
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marcaTransferência espontânea de traços (STT)Personalidade da marcaComunicação de marcasO presente estudo procura contribuir para a compreensão do processo cognitivo inerente à construção da personalidade das marcas através das inferências feitas acerca de pessoas associadas a essas marcas, bem como alargar a literatura da Transferência Espontânea de Traços (STT), nomeadamente explorando os limites para a ocorrência da STT. Propõe-se que os traços espontaneamente inferidos a partir dos comportamentos de uma pessoa sejam transferidos para uma marca presente no contexto desses comportamentos. A ocorrência de STT para objectos inanimados foi já demonstrada ao observar-se uma aprendizagem de associações espontaneamente estabelecidas entre objectos inanimados e um traço inferido a partir do comportamento de um indivíduo (Brown & Bassili, 2002). No entanto, e estabelecendo o paralelismo com o que se conhece da ocorrência das inferências de traço quer espontâneas (Wigboldus, Dijksterhuis & van Knippenberg, 2003) quer intencionais (Jerónimo, 2007), propomos que as expectativas induzidas pela marca inibam a transferência de traço quando inconsistentes com o traço implicado pelo comportamento. Numa adaptação do paradigma de Brown e Bassili (2002), o presente estudo apoia apenas parcialmente estas previsões. Apesar de se ter observado transferência de traços para as marcas, ela ocorreu independentemente das expectativas acerca da marca serem congruentes ou incongruentes com o traço. Argumenta-se que estes resultados poderão resultar apenas de processos que ocorrem na recuperação da informação, e não tanto da ausência de efeitos de inibição durante a codificação, já que a presença de marcas incongruentes com o traço parece ter sido suficiente para inibir a própria inferência de traços a partir do comportamento. Serão discutidas as implicações destes resultados, quer para a compreensão do processo de STT, quer para o processo de STI, bem como para a construção da personalidade da marca.The present research explores the cognitive mechanisms underlying the development of Brand’s personality when this is based when inferences about related people. It is also intended to explore the bounderies of Spontaneous Trait Transference’s (STT). It is proposed that traits spontaneously inferred from behaviours exhibited by someone will be transferred to a brand present in same context as those behaviours. The occurrence of STT to inanimate objects was already demonstrated: associations between unanimated objects and traits inferred from behaviours are spontaneously established and learned. (Brown & Bassili, 2002). However, taking the literature on spontaneous trait inference (Wigboldus, Dijksterhuis & van Knippenberg, 2003) and intentional trait inference (Jerónimo, 2007), we also consider that expectancies about a brand may inhibit the trait transference when those are inconsistent with the trait implied by the behavior. The present research supports this prediction only partially. In spite of being observed the trait transference to brands, it occurred independently of the congruence or incongruence of the brand with the trait. It will be contended that this result may be a consequence of processes taking place at retrieval, and not from the absence of inhibition effects at encoding: the fact that the expectancy about the brand is inconsistent with the trait implied by the behavior was, indeed, sufficient to inhibit the trait inference itself. The implications of these results will be discussed, both for STT and the process of STI, as well as to the development of brand's personality.2010-05-26T15:40:06Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1874porFerreira, Rute Alexandra Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:42.549540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
title Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
spellingShingle Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
Ferreira, Rute Alexandra Martinho
Transferência espontânea de traços (STT)
Personalidade da marca
Comunicação de marcas
title_short Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
title_full Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
title_fullStr Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
title_full_unstemmed Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
title_sort Transferência espontânea de traços para marcas: o papel das expectativas acerca da marca
author Ferreira, Rute Alexandra Martinho
author_facet Ferreira, Rute Alexandra Martinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rute Alexandra Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência espontânea de traços (STT)
Personalidade da marca
Comunicação de marcas
topic Transferência espontânea de traços (STT)
Personalidade da marca
Comunicação de marcas
description O presente estudo procura contribuir para a compreensão do processo cognitivo inerente à construção da personalidade das marcas através das inferências feitas acerca de pessoas associadas a essas marcas, bem como alargar a literatura da Transferência Espontânea de Traços (STT), nomeadamente explorando os limites para a ocorrência da STT. Propõe-se que os traços espontaneamente inferidos a partir dos comportamentos de uma pessoa sejam transferidos para uma marca presente no contexto desses comportamentos. A ocorrência de STT para objectos inanimados foi já demonstrada ao observar-se uma aprendizagem de associações espontaneamente estabelecidas entre objectos inanimados e um traço inferido a partir do comportamento de um indivíduo (Brown & Bassili, 2002). No entanto, e estabelecendo o paralelismo com o que se conhece da ocorrência das inferências de traço quer espontâneas (Wigboldus, Dijksterhuis & van Knippenberg, 2003) quer intencionais (Jerónimo, 2007), propomos que as expectativas induzidas pela marca inibam a transferência de traço quando inconsistentes com o traço implicado pelo comportamento. Numa adaptação do paradigma de Brown e Bassili (2002), o presente estudo apoia apenas parcialmente estas previsões. Apesar de se ter observado transferência de traços para as marcas, ela ocorreu independentemente das expectativas acerca da marca serem congruentes ou incongruentes com o traço. Argumenta-se que estes resultados poderão resultar apenas de processos que ocorrem na recuperação da informação, e não tanto da ausência de efeitos de inibição durante a codificação, já que a presença de marcas incongruentes com o traço parece ter sido suficiente para inibir a própria inferência de traços a partir do comportamento. Serão discutidas as implicações destes resultados, quer para a compreensão do processo de STT, quer para o processo de STI, bem como para a construção da personalidade da marca.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2009-10
2010-05-26T15:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1874
url http://hdl.handle.net/10071/1874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134849614741504