Borealis sound:parede interativa em projeto de arquitetura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Beatriz Silvestre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11220
Resumo: Arquitetos, em colaboração com artistas plásticos, designers e especialistas de computação gráfica, têm concebido propostas em que sistemas de multimédia digitais interativos ocupam parte importante do espaço construído assumindo-se como elementos diferenciadores da vivência do espaço. Para a conceção e concretização destes projetos são necessárias novas competências e instrumentos de trabalho que requerem a adoção de estratégias de planeamento e produção específicas. O projeto desenvolvido ao longo da investigação aqui apresentada versa sobre a presença de elementos de comunicação visual em espaços urbanos e públicos, nomeadamente através de superfícies multimédia interativas. O estudo e a aplicação de uma superfície interativa aplica-se ao Conservatório Nacional de Música de Lisboa, cujo projeto de reabilitação e ampliação é desenvolvido na vertente prática deste trabalho de projeto. Estudaram-se abordagens e tecnologias utilizadas atualmente na conceção de superfícies interativas assim como se analisaram diferentes casos de implementação e aplicação em áreas de edifícios. A proposta apresentada propõe explorar as possibilidades de incorporar na arquitetura superfícies digitais capazes de criar uma nova dinâmica no espaço físico através da exposição de conteúdos visuais que interagem em tempo real a estímulos recebidos dos visitantes desse espaço. Dado tratar-se de um espaço dedicado à música, é o som emitido pelas pessoas e instrumentos que será o estímulo exterior que despoleta reações da superfície interativa. Para avaliar o carácter intuitivo e a pertinência da proposta, foram realizados testes de satisfação e usabilidade com os possíveis utilizadores: os alunos do Conservatório de Música de onde se concluiu que este apreciaram a proposta afirmando que é percetível os efeitos de som/imagem apresentados.
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