Reviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11602
Resumo: O projeto “Reviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
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spelling Reviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusãoLiteracia mediáticaInclusão digitalFacebookEducação“REviver na Rede”Media literacyDigital inclusionEducationODS::04:Educação de QualidadeO projeto “Reviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), realizado online de 10 a 12 de setembro de 2020.Neste texto exploramos a possibilidade de o Facebook constituir um espaço de desenvolvimento da literacia mediática e inclusão digital, no contexto da Educação Aberta e da Educação ao longo da vida, apresentando, para o efeito, o projeto “REviver na Rede”, um caso prático de referência. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade em rede, mediada pela tecnologia, com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. As ferramentas digitais trouxeram, nomeadamente à educação, novos recursos, tanto no seu processo de construção como na forma como são disponibilizados, manuseados e apreendidos. Além disso, constata-se a necessidade de explorar a literacia mediática e a inclusão digital, como forma de democratizar o acesso à informação, e sua correta interpretação, por todos os cidadãos, tornando-os mais ativos e socialmente participativos. Por outro lado, os espaços privilegiados para a aprendizagem têm também evoluído. A tradicional Escola tem vindo a perder o domínio na educação ao longo da vida para outras abordagens informais, baseadas na Web 2.0, como é o caso das redes sociais, configurando novos espaços de e para a aprendizagem colaborativa e cooperativa. Desta forma, e tomando como exemplo o projeto “REviver na Rede”, tem sido possível concluir que o Facebook tem vindo a emergir na Educação com várias valências. Para além de recurso educacional, digital e multimédia, também pode assumir um papel muito relevante na partilha e construção do conhecimento, tornando-se numa plataforma de aprendizagem inclusiva e de desenvolvimento da literacia mediática e cívica.In this text we explore the possibility of Facebook as a space for the development of media literacy and digital inclusion, in the context of Open Education and Lifelong Education, presenting, for this purpose, the Project “REviver na Rede”. The digital revolution has boosted the paradigm of the networked society, mediated by technology, with an impact on lifestyles, increasingly virtual and online, stimulating new forms of learning. Digital tools have brought new resources, in particular to education, both in their process of construction and in the way they are made available, handled and perceived. In addition, there is a need to explore media literacy and digital inclusion as a way to democratize the access to information and its correct interpretation by all citizens, making them more active and socially participatory. On the other hand, privileged spaces for learning have also been evolving. The traditional School has been losing dominance in lifelong learning to other informal approaches, based on the Web 2.0, such as social networks, shaping new spaces to and from collaborative and cooperative learning. Thus, and taking as an example the Project “REviver na Rede”, it has been possible to conclude that Facebook has been emerging in Education with several dimensions. Besides providing educational, digital and multimedia resources, it can also play a very important role in the sharing and construction of knowledge, becoming a platform for inclusive learning and the development of media and civic literacy.Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)Repositório AbertoPinto, JoãoCardoso, Teresa Margarida Loureiro2022-01-05T12:09:09Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11602porPinto J. & Cardoso, T. (2020) Reviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebook. In Revista Investigar em Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação I, n. 11-12, 2ª série, (pp. 145-159). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). 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