«Máquina de Ouver» — Representação do Discurso Oral pela Tipografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, João Couceiro e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/88032
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling «Máquina de Ouver» — Representação do Discurso Oral pela Tipografia«Máquina de Ouver» — From Sound to TypeSomDiscursoTipografiaComposição TipográficaExpressividadeSoundSpeechTypographyTypographic CompositionExpressivenessDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA tipografia é considerada por diversos autores a representação visual da linguagem e, através da escrita, o ser humano encontrou uma forma de registar e partilhar informação. Ao longo da história da tipografia, muitos foram os autores que exploraram a ligação entre a palavra e a sua sonoridade, tentando aproximar o que é dito do que se ouve e de como se lê. Apresentamos a «Máquina de Ouver», um sistema que analisa gravações de discurso e cria uma representação visual para a sua expressividade, com recurso à composição e variáveis tipográficas. Este sistema tira proveito das possibilidades de scripting do Praat, Adobe InDesign e Adobe After Effects para recolher dados sobre as características sonoras de gravações de discurso e, dinamicamente, criar uma composição tipográfica que resulta num artefacto estático ou dinâmico, como um poster ou vídeo. Sendo uma das formas de discurso mais dinâmicas e ricas em termos de expressividade, o material de experimentação foca-se, principalmente, em interpretações de poesia.Typography is considered by many authors to be the visual representation of language and, through writing, the human being has found a way to record and share information. Throughout the history of typography, many authors have explored the link between the word and its sound, trying to approximate what is said with what one hears and how one reads. We present the «Máquina de Ouver», a system that analyzes speech recordings and creates a visual representation for their expressiveness, using composition and typographic variables. This system takes advantage of the scripting capabilities of Praat, Adobe InDesign, and Adobe After Effects to gather data on the sound features of speech recordings and dynamically create a typographic composition that results in a static or dynamic artifact, such as a poster or video. As one of the most dynamic and richly expressive forms of speech, experimentation material focuses mainly on interpretations of poetry.2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/88032http://hdl.handle.net/10316/88032TID:202307077porCastro, João Couceiro einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-20T10:07:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/88032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:08:49.900404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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