P-1 CENÁRIOS DE ALTA-FIDEIDADE EM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA: PERSPETIVA DOS ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/anestesiologia/article/view/27406 |
Resumo: | Em Portugal, entre 2017 e 2019 verificou-se um aumento da taxa de mortalidade materna quando comparada a 20161. A hemorragia, a sepsis e a hipertensão arterial induzida pela gravidez, são apontadas como as principais causas da mortalidade materna2. Os enfermeiros que prestam cuidados às grávidas e recém-nascidos, têm a responsabilidade ética e profissional de realizarem treino contínuo, aperfeiçoando as suas competências específicas de atuação em situações de emergência2. As instituições de ensino superior têm vindo a introduzir a simulação clínica nos seus programas curriculares, com a finalidade de promover o realismo, a segurança e a tomada de decisão, no desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas em enfermagem com baixo risco para o paciente e estudante3. O presente trabalho tem como objetivos: identificar o grau de satisfação dos estudantes do curso de especialidade em enfermagem de saúde materna e Obstetrícia relativamente aos cenários de emergência obstétrica de alta-fidelidade; identificar a área do saber com maior impacto nos estudantes, e identificar sentimentos vivenciados após. Materiais e Métodos: Estudo descritivo com uma amostra de conivência de 21 estudantes. Foram construídos três cenários de alta-fidelidade: hemorragia pós-parto, eclâmpsia e paragem cardiorrespiratória na grávida/parturiente/puérpera, sendo estes, simulados por estudantes e orientados por docentes peritos na área clínica. Após, foi aplicado um questionário online, Google Forms, comtemplando: a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas4, (1 baixo nível de satisfação e 10 alta nível de satisfação) uma questão sobre os sentimentos vivenciados e uma outra para as áreas de competência desenvolvidas (saber, fazer e ser). Os dados foram tratados com recurso à estatística descritas através do software SPSS versão 28. Foi obtido o consentimento livre esclarecido dos participantes. Resultados e Discussão: A média de idade de idades foi de 31,4 (σ=4.43) anos, sendo 95% do género feminino. Obteve-se um score médio global de 8,874 (σ=1,03), na escala de satisfação. Relativamente à dimensão prática obteve 8,862, na dimensão realismo 8,714 e na dimensão cognitiva 9,047. Quanto aos sentimentos vivenciados 81% dos estudantes referiu satisfação e segurança, seguido de confiança com 76,2%. A área do saber-fazer obteve 100% de referência como a mais desenvolvida, e o saber-saber e saber-ser com 23,8% cada. Conclusão: Os estudantes revelaram elevada satisfação com a metodologia de simulação utilizada. O treino simulado em cenários de emergência obstétrica deverá ser continuo nos cursos de especialização, valorizando a satisfação dos estudantes. |
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P-1 CENÁRIOS DE ALTA-FIDEIDADE EM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA: PERSPETIVA DOS ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEMResumos de CongressoEm Portugal, entre 2017 e 2019 verificou-se um aumento da taxa de mortalidade materna quando comparada a 20161. A hemorragia, a sepsis e a hipertensão arterial induzida pela gravidez, são apontadas como as principais causas da mortalidade materna2. Os enfermeiros que prestam cuidados às grávidas e recém-nascidos, têm a responsabilidade ética e profissional de realizarem treino contínuo, aperfeiçoando as suas competências específicas de atuação em situações de emergência2. As instituições de ensino superior têm vindo a introduzir a simulação clínica nos seus programas curriculares, com a finalidade de promover o realismo, a segurança e a tomada de decisão, no desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas em enfermagem com baixo risco para o paciente e estudante3. O presente trabalho tem como objetivos: identificar o grau de satisfação dos estudantes do curso de especialidade em enfermagem de saúde materna e Obstetrícia relativamente aos cenários de emergência obstétrica de alta-fidelidade; identificar a área do saber com maior impacto nos estudantes, e identificar sentimentos vivenciados após. Materiais e Métodos: Estudo descritivo com uma amostra de conivência de 21 estudantes. Foram construídos três cenários de alta-fidelidade: hemorragia pós-parto, eclâmpsia e paragem cardiorrespiratória na grávida/parturiente/puérpera, sendo estes, simulados por estudantes e orientados por docentes peritos na área clínica. Após, foi aplicado um questionário online, Google Forms, comtemplando: a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas4, (1 baixo nível de satisfação e 10 alta nível de satisfação) uma questão sobre os sentimentos vivenciados e uma outra para as áreas de competência desenvolvidas (saber, fazer e ser). Os dados foram tratados com recurso à estatística descritas através do software SPSS versão 28. Foi obtido o consentimento livre esclarecido dos participantes. Resultados e Discussão: A média de idade de idades foi de 31,4 (σ=4.43) anos, sendo 95% do género feminino. Obteve-se um score médio global de 8,874 (σ=1,03), na escala de satisfação. Relativamente à dimensão prática obteve 8,862, na dimensão realismo 8,714 e na dimensão cognitiva 9,047. Quanto aos sentimentos vivenciados 81% dos estudantes referiu satisfação e segurança, seguido de confiança com 76,2%. A área do saber-fazer obteve 100% de referência como a mais desenvolvida, e o saber-saber e saber-ser com 23,8% cada. Conclusão: Os estudantes revelaram elevada satisfação com a metodologia de simulação utilizada. O treino simulado em cenários de emergência obstétrica deverá ser continuo nos cursos de especialização, valorizando a satisfação dos estudantes. Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/anestesiologia/article/view/27406por0871-6099Sousa, ArmandoGonçalves, MariaCâmara, PatríciaLourenço, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T05:03:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:05.371986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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