Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84162 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_d7d9bcbcf16f18d502348fccdbdf4480 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS SCHOOL WITH THE CLASS B OF THE 8TH YEAR IN THE SCHOOL YEAR 2016/2017Educação FísicaEstágio PedagógicoEnsino-AprendizagemDisciplinaIndisciplinaPhysical EducationPedagogical InternshipTeaching-LearningDisciplineIndisciplineRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento está inserido na unidade curricular Relatório de Estágio, pertencente ao 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão do trabalho efetuado no âmbito do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, junto da turma B do 8º ano do Ensino Básico, no ano letivo de 2016/2017. O Estágio Pedagógico é a primeira oportunidade que os estudantes do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário têm para pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Ao longo do ano, os professores estagiários, vão adquirir competências inerentes à pratica da atividade docente, na área da Educação Física, desenvolvidas através de um contexto prático e realizadas de uma forma autónoma, orientada e supervisionada. Este documento está dividido em três partes: primeiro será feita uma contextualização da prática desenvolvida relativamente às minhas expetativas iniciais e objetivos de formação para o Estágio Pedagógico; posteriormente será realizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a justificação das opções tomadas no processo ensino-aprendizagem; e, por último, é aprofundado o tema-problema trabalhado ao longo do ano letivo, “o conceito disciplina/indisciplina escolar: estudo comparativo entre professores e os alunos de uma turma do 8º ano”. Em suma, o Relatório de Estágio pretende ser um resumo e uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico, ao longo do ano letivo.This document is included in the Internship Report, belonging to the second semester of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Elementary and High School Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra.The Internship Report aims to reflect on the work carried out in the scope of the Pedagogical Stage developed at the EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos School, in Vila Nova de Poiares, with the class B of the 8th year of Elementary Education, in the school year 2016/2017.The Pedagogical Internship is the first opportunity that the students of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Elementary and High School Education have to put into practice the knowledge acquired during their formation. Throughout the year, trainee teachers will acquire competences inherent to the practice of teaching activity in the area of Physical Education, developed through a practical context and carried out in an autonomous, guided and supervised way.This document is divided into three parts: first, a contextualization of the developed practice will be done regarding my initial expectations and training objectives for the Pedagogical Internship; then a reflexive analysis will be carried out on the pedagogical practice and the justification of the options taken in the teaching-learning process; and finally, the problem-theme worked out during the school year, "the concept of school discipline/indiscipline: a comparative study between teachers and the students of a group of the 8th grade" is explored. In short, the Internship Report aims to be a summary and a critical reflection on the work developed during the Pedagogical Internship, throughout the school year.2017-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84162http://hdl.handle.net/10316/84162TID:202145530pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daniel António Martins dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:47.583080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS SCHOOL WITH THE CLASS B OF THE 8TH YEAR IN THE SCHOOL YEAR 2016/2017 |
title |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 |
spellingShingle |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 Oliveira, Daniel António Martins de Educação Física Estágio Pedagógico Ensino-Aprendizagem Disciplina Indisciplina Physical Education Pedagogical Internship Teaching-Learning Discipline Indiscipline |
title_short |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 |
title_full |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 |
title_fullStr |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 |
title_sort |
Relatório de estágio desenvolvido na Escola EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2016/2017 |
author |
Oliveira, Daniel António Martins de |
author_facet |
Oliveira, Daniel António Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniel António Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Ensino-Aprendizagem Disciplina Indisciplina Physical Education Pedagogical Internship Teaching-Learning Discipline Indiscipline |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Ensino-Aprendizagem Disciplina Indisciplina Physical Education Pedagogical Internship Teaching-Learning Discipline Indiscipline |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84162 http://hdl.handle.net/10316/84162 TID:202145530 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84162 |
identifier_str_mv |
TID:202145530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133949010640896 |