O retábulo-mor da Misericórdia de Bragança e o gosto pelos painéis com relevo figurativo no Norte e Centro do país
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/o-retabulo-mor-da-misericordia-de-braganca-e-o-gosto-pelos-paineis-com-relevo-figurativo-no-norte-e-centro-do-pais |
Resumo: | <p>Em 1518 o rei D. Manuel assinou o Compromisso da Misericórdia de Bragança. Relativamente às misericórdias portuguesas, a historiografia contemporânea tende a avançar com explicações que põem em jogo as mudanças ocorridas durante a Idade Média, nomeadamente as que respeitam aos fenómenos de piedade e mentalidade colectiva. Os franciscanos ao pregarem a caridade difundiram a crença do Purgatório e a iconografia da Mater Omnium. Numa linha de continuidade muito forte, passaria, figurada em painéis em relevo, para o retábulo maneirista da Misericórdia de Bragança onde se usaram também colunas espiralas que antecediam um novo tempo artístico, o Barroco.</p> <p>O gosto pela figuração em relevo sobre madeira, um gosto que se funda na estética gótica, prolongar-se-ia até meados do século XVII e XVIII, especialmente no Norte e Centro do país.</p> |
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