Reabilitação de pavimentos rodoviários flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrão, Helder Capela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12724
Resumo: Atualmente, em Portugal, a construção de novos troços de estrada das redes rodoviárias nacionais, atingiu uma fase de construção residual. No entanto, os pavimentos rodoviários que constituem estas redes exibem um limitado período de vida em serviço, após o qual o pavimento atinge um estado de degradação inaceitável face às exigências. Assim, ao fim de determinado período de vida, é necessário intervir nos pavimentos para que seja restituída a sua qualidade e, consequentemente, os níveis de segurança e conforto para os utilizadores da rede rodoviária. Os pavimentos rodoviários flexíveis estão sujeitos a diversos tipos de ações, que provocam a sua progressiva degradação, através de mecanismos de ruína, refletindo-se em diversas patologias, cuja evolução tem como consequência a sua ruína final. Uma das degradações que se destaca neste trabalho é o fendilhamento, por ser o mais frequente, por possuir uma interligação com as restantes patologias e por ter diversas origens/mecanismos de ruína. A melhoria do estado dos pavimentos passa pela aplicação de estratégias de reabilitação que permitam repor ou melhorar os níveis de qualidade pretendidos para o pavimento. Existem diversas estratégias de reabilitação que se têm revelado eficazes na melhoria da qualidade funcional e estrutural dos pavimentos, quando aplicadas no momento adequado. A aplicação de camadas novas, normalmente designadas por “reforços de pavimento”, sobre pavimentos degradados constitui um tipo de estratégia de reabilitação estrutural muito utilizado. No entanto, a aplicação destes reforços promove o desenvolvimento dum mecanismo de degradação das novas camadas, designado por “reflexão de fendas”, que se revela pela progressão das fendas das camadas existentes para nas novas camadas de reforço. É necessário adotar soluções de reforço que considerem este mecanismo na reabilitação dos pavimentos fendilhados de forma evitar a degradação prematura da solução de reabilitação, ou seja, do reforço. O objetivo do presente trabalho consiste na realização dum estudo numérico sobre o comportamento de algumas soluções de reabilitação estrutural baseada em reforços de pavimento, orientadas para a resistência à reflexão de fendas, concluindo-se acerca do comportamento de cada uma das soluções de reforço estudas.
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Uma das degradações que se destaca neste trabalho é o fendilhamento, por ser o mais frequente, por possuir uma interligação com as restantes patologias e por ter diversas origens/mecanismos de ruína. A melhoria do estado dos pavimentos passa pela aplicação de estratégias de reabilitação que permitam repor ou melhorar os níveis de qualidade pretendidos para o pavimento. Existem diversas estratégias de reabilitação que se têm revelado eficazes na melhoria da qualidade funcional e estrutural dos pavimentos, quando aplicadas no momento adequado. A aplicação de camadas novas, normalmente designadas por “reforços de pavimento”, sobre pavimentos degradados constitui um tipo de estratégia de reabilitação estrutural muito utilizado. No entanto, a aplicação destes reforços promove o desenvolvimento dum mecanismo de degradação das novas camadas, designado por “reflexão de fendas”, que se revela pela progressão das fendas das camadas existentes para nas novas camadas de reforço. É necessário adotar soluções de reforço que considerem este mecanismo na reabilitação dos pavimentos fendilhados de forma evitar a degradação prematura da solução de reabilitação, ou seja, do reforço. O objetivo do presente trabalho consiste na realização dum estudo numérico sobre o comportamento de algumas soluções de reabilitação estrutural baseada em reforços de pavimento, orientadas para a resistência à reflexão de fendas, concluindo-se acerca do comportamento de cada uma das soluções de reforço estudas.Currently, in Portugal, the construction of new road sections of national road networks, reached a residual construction. However, the road pavements which constituting these networks exhibit a limited life in service, after which the pavement reaches an unacceptable degradation state for meet the demands. Thus, after a certain period of life, an intervention on the pavements is required to be restored its quality and, consequentely, the levels of safety and comfort for road users. Flexible road pavements are subject to various types of loads that causes the progressive degradation through ruin mechanisms, reflected in several pathologies, whose evolution results in their final ruin. One of distress that stand out in this work is the “cracking”, being the most frequent, because it has an interconnection with other pathologies and have diverse origins/ruin mechanisms. Improving the pavements status involves the application of rehabilitation strategies to restore or improve the desired quality levels to the pavement. There are several rehabilitation strategies that have proved successful in improving the functional and structural quality of road pavements, when applied at the right time. The application of new layers, commonly referred to as "pavement overlays" on damaged pavements is a widely used type of structural rehabilitation strategy. However, the application of such solutions promotes the development of degradation mechanism of the new layer, referred to as "reflective cracking", which shows the progression of the cracks from the existing layers for above reinforcement layers. It is necessary to adopt reinforcement solutions that consider this mechanism in the rehabilitation of cracked pavements to prevent premature degradation of the rehabilitation solution. The objective of this work consists in a numerical study about the behavior of some structural rehabilitation solutions based on pavement overlays, oriented for resistance to reflective cracking, concluding about the behavior of each of the studied solution.Minhoto, ManuelBiblioteca Digital do IPBTorrão, Helder Capela2016-02-05T16:19:52Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12724TID:201456354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:58.504020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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