Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, João
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1482
Resumo: A distribuição dos estimadores de máxima verosimilhança, em contextos de censura pelo tempo, depende de parâmetros perturbadores que impossibilitam a determinação de intervalos de confiança exactos para os parâmetros populacionais. Nestas situações, são usados resultados assimptóticos, que permitem obter intervalos de confiança aproximados, com uma probabilidade de cobertura próxima da confiança do intervalo. Neste trabalho, utiliza-se a metodologia PBSRLLR na determinação de intervalos de confiança aproximados para parâmetros populacionais, de distribuições pertencentes á família de Log-Localização e Escala, em especial Weibull e Lognormal. Pretende-se estudar a evolução da probabilidade de cobertura dos intervalos, para o quantil de probabilidade p, de acordo com vários factores: • A dimensão da amostra (em especial amostras de pequena dimensão); • A proporção de falhas na amostra • O valor de p; • A metodologia usada. Foram implementadas várias funções no programa estatístico “R-PROJECT”, que permitem levar a efeito o processo de inferência necessário à determinação dos intervalos de confiança. Como complemento e com a finalidade de melhorar a velocidade dos métodos, as funções que comportam um elevado número de cálculo foram escritas em “Linguagem C”
id RCAP_d7f0f2fb24d5e6da7e45f3a959020642
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLREstimação paramétricaBootstrapRazão de verosimilhançasA distribuição dos estimadores de máxima verosimilhança, em contextos de censura pelo tempo, depende de parâmetros perturbadores que impossibilitam a determinação de intervalos de confiança exactos para os parâmetros populacionais. Nestas situações, são usados resultados assimptóticos, que permitem obter intervalos de confiança aproximados, com uma probabilidade de cobertura próxima da confiança do intervalo. Neste trabalho, utiliza-se a metodologia PBSRLLR na determinação de intervalos de confiança aproximados para parâmetros populacionais, de distribuições pertencentes á família de Log-Localização e Escala, em especial Weibull e Lognormal. Pretende-se estudar a evolução da probabilidade de cobertura dos intervalos, para o quantil de probabilidade p, de acordo com vários factores: • A dimensão da amostra (em especial amostras de pequena dimensão); • A proporção de falhas na amostra • O valor de p; • A metodologia usada. Foram implementadas várias funções no programa estatístico “R-PROJECT”, que permitem levar a efeito o processo de inferência necessário à determinação dos intervalos de confiança. Como complemento e com a finalidade de melhorar a velocidade dos métodos, as funções que comportam um elevado número de cálculo foram escritas em “Linguagem C”Sociedade Portuguesa de EstatísticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSebastião, João2012-11-05T11:12:26Z2002-092002-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1482porSEBASTIÃO, João (2003) - Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR. In X Congresso anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Porto, 25-28 de Setembro de 2003 - Literacia e estatística : actas. Lisboa. p. 587-595.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:55.798951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
title Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
spellingShingle Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
Sebastião, João
Estimação paramétrica
Bootstrap
Razão de verosimilhanças
title_short Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
title_full Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
title_fullStr Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
title_full_unstemmed Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
title_sort Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR
author Sebastião, João
author_facet Sebastião, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, João
dc.subject.por.fl_str_mv Estimação paramétrica
Bootstrap
Razão de verosimilhanças
topic Estimação paramétrica
Bootstrap
Razão de verosimilhanças
description A distribuição dos estimadores de máxima verosimilhança, em contextos de censura pelo tempo, depende de parâmetros perturbadores que impossibilitam a determinação de intervalos de confiança exactos para os parâmetros populacionais. Nestas situações, são usados resultados assimptóticos, que permitem obter intervalos de confiança aproximados, com uma probabilidade de cobertura próxima da confiança do intervalo. Neste trabalho, utiliza-se a metodologia PBSRLLR na determinação de intervalos de confiança aproximados para parâmetros populacionais, de distribuições pertencentes á família de Log-Localização e Escala, em especial Weibull e Lognormal. Pretende-se estudar a evolução da probabilidade de cobertura dos intervalos, para o quantil de probabilidade p, de acordo com vários factores: • A dimensão da amostra (em especial amostras de pequena dimensão); • A proporção de falhas na amostra • O valor de p; • A metodologia usada. Foram implementadas várias funções no programa estatístico “R-PROJECT”, que permitem levar a efeito o processo de inferência necessário à determinação dos intervalos de confiança. Como complemento e com a finalidade de melhorar a velocidade dos métodos, as funções que comportam um elevado número de cálculo foram escritas em “Linguagem C”
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09
2002-09-01T00:00:00Z
2012-11-05T11:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1482
url http://hdl.handle.net/10400.11/1482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SEBASTIÃO, João (2003) - Intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p, usando a metodologia PBSRLLR. In X Congresso anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Porto, 25-28 de Setembro de 2003 - Literacia e estatística : actas. Lisboa. p. 587-595.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Estatística
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Estatística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787793076224