Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025 |
Resumo: | Dentro do cenário atual, o uso de livros digitais para disseminação literária vem se mostrado crescente. No entanto, pensar no projeto de um ebook eficiente significa considerar as potencialidades narrativas que o sistema como um todo pode possuir e de que maneira elas podem se relacionar para contribuir com a experiência de leitura e percepção que o usuário tem sobre o objeto. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um recorte do referencial teórico da dissertação de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Nele são abordados os aspectos envolvidos nos processos de compreensão e percepção na leitura multimodal presente em livros digitais, dando enfoque ao público infantil em fase de alfabetização, pertencentes ao atual perfil geracional denominado Alpha. Por fim, finaliza com uma visão sobre os aspectos narrativos do design de livros digitais que podem contribuir com a formação da compreensão e percepção dos conteúdos disponibilizados no livro digital e objetiva discutir sobre as narrativas presentes nos livros digitais que como elas são capazes de dialogar com seus leitores, dando foco ao público infantil. (Nowadays, the use of digital books (also called ebooks)for literary dissemination has beenincreasing. However, thinking about designing an efficient ebookmeans considering the narrative potentialities of its system may possessas a whole,and how they can relate in order to contributeto the user's reading experience and perception. Consideringthat, this article presents a partof the theoretical framework, developed in the Post Graduate Program in Design oftheUniversidade Federal do Maranhão, in Brazil. It addresses the aspects involved in the processes of comprehension and perception in ebooks multimodal reading, focusing on children in literacy phase, which belong to the current generational profile called Alpha. Finally, it concludes with an insight into the narrative aspects of digital book design that can contribute to the formation ofunderstanding and perception of the contents available in the digital book and aims to discuss the narratives present in digital books that how they are able to dialogue with readers, focusing on children.) |
id |
RCAP_d7f1b6dcd645c7d88657067bcab9236e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/9025 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros DigitaisDentro do cenário atual, o uso de livros digitais para disseminação literária vem se mostrado crescente. No entanto, pensar no projeto de um ebook eficiente significa considerar as potencialidades narrativas que o sistema como um todo pode possuir e de que maneira elas podem se relacionar para contribuir com a experiência de leitura e percepção que o usuário tem sobre o objeto. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um recorte do referencial teórico da dissertação de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Nele são abordados os aspectos envolvidos nos processos de compreensão e percepção na leitura multimodal presente em livros digitais, dando enfoque ao público infantil em fase de alfabetização, pertencentes ao atual perfil geracional denominado Alpha. Por fim, finaliza com uma visão sobre os aspectos narrativos do design de livros digitais que podem contribuir com a formação da compreensão e percepção dos conteúdos disponibilizados no livro digital e objetiva discutir sobre as narrativas presentes nos livros digitais que como elas são capazes de dialogar com seus leitores, dando foco ao público infantil. (Nowadays, the use of digital books (also called ebooks)for literary dissemination has beenincreasing. However, thinking about designing an efficient ebookmeans considering the narrative potentialities of its system may possessas a whole,and how they can relate in order to contributeto the user's reading experience and perception. Consideringthat, this article presents a partof the theoretical framework, developed in the Post Graduate Program in Design oftheUniversidade Federal do Maranhão, in Brazil. It addresses the aspects involved in the processes of comprehension and perception in ebooks multimodal reading, focusing on children in literacy phase, which belong to the current generational profile called Alpha. Finally, it concludes with an insight into the narrative aspects of digital book design that can contribute to the formation ofunderstanding and perception of the contents available in the digital book and aims to discuss the narratives present in digital books that how they are able to dialogue with readers, focusing on children.)DigiMedia | University of Aveiro2020-07-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025oai:proa.ua.pt:article/9025Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-16Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-162184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025/14469Copyright (c) 2020 Thaís Lemos Lima, Cássia Cordeiro Furtadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thaís LemosFurtado, Cássia Cordeiro2022-09-08T22:15:37Zoai:proa.ua.pt:article/9025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:08.746967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais |
title |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais |
spellingShingle |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais Lima, Thaís Lemos |
title_short |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais |
title_full |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais |
title_fullStr |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais |
title_full_unstemmed |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais |
title_sort |
Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais |
author |
Lima, Thaís Lemos |
author_facet |
Lima, Thaís Lemos Furtado, Cássia Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
Furtado, Cássia Cordeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Thaís Lemos Furtado, Cássia Cordeiro |
description |
Dentro do cenário atual, o uso de livros digitais para disseminação literária vem se mostrado crescente. No entanto, pensar no projeto de um ebook eficiente significa considerar as potencialidades narrativas que o sistema como um todo pode possuir e de que maneira elas podem se relacionar para contribuir com a experiência de leitura e percepção que o usuário tem sobre o objeto. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um recorte do referencial teórico da dissertação de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Nele são abordados os aspectos envolvidos nos processos de compreensão e percepção na leitura multimodal presente em livros digitais, dando enfoque ao público infantil em fase de alfabetização, pertencentes ao atual perfil geracional denominado Alpha. Por fim, finaliza com uma visão sobre os aspectos narrativos do design de livros digitais que podem contribuir com a formação da compreensão e percepção dos conteúdos disponibilizados no livro digital e objetiva discutir sobre as narrativas presentes nos livros digitais que como elas são capazes de dialogar com seus leitores, dando foco ao público infantil. (Nowadays, the use of digital books (also called ebooks)for literary dissemination has beenincreasing. However, thinking about designing an efficient ebookmeans considering the narrative potentialities of its system may possessas a whole,and how they can relate in order to contributeto the user's reading experience and perception. Consideringthat, this article presents a partof the theoretical framework, developed in the Post Graduate Program in Design oftheUniversidade Federal do Maranhão, in Brazil. It addresses the aspects involved in the processes of comprehension and perception in ebooks multimodal reading, focusing on children in literacy phase, which belong to the current generational profile called Alpha. Finally, it concludes with an insight into the narrative aspects of digital book design that can contribute to the formation ofunderstanding and perception of the contents available in the digital book and aims to discuss the narratives present in digital books that how they are able to dialogue with readers, focusing on children.) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025 oai:proa.ua.pt:article/9025 |
url |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/9025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025 https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025 https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025/14469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Thaís Lemos Lima, Cássia Cordeiro Furtado http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Thaís Lemos Lima, Cássia Cordeiro Furtado http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-16 Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-16 2184-3120 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130137066733568 |