Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thaís Lemos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Furtado, Cássia Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025
Resumo: Dentro do cenário atual, o uso de livros digitais para disseminação literária vem se mostrado crescente. No entanto, pensar no projeto de um ebook eficiente significa considerar as potencialidades narrativas que o sistema como um todo pode possuir e de que maneira elas podem se relacionar para contribuir com a experiência de leitura e percepção que o usuário tem sobre o objeto. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um recorte do referencial teórico da dissertação de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Nele são abordados os aspectos envolvidos nos processos de compreensão e percepção na leitura multimodal presente em livros digitais, dando enfoque ao público infantil em fase de alfabetização, pertencentes ao atual perfil geracional denominado Alpha. Por fim, finaliza com uma visão sobre os aspectos narrativos do design de livros digitais que podem contribuir com a formação da compreensão e percepção dos conteúdos disponibilizados no livro digital e objetiva discutir sobre as narrativas presentes nos livros digitais que como elas são capazes de dialogar com seus leitores, dando foco ao público infantil. (Nowadays, the use of digital books (also called ebooks)for literary dissemination has beenincreasing. However, thinking about designing an efficient ebookmeans considering the narrative potentialities of its system may possessas a whole,and how they can relate in order to contributeto the user's reading experience and perception. Consideringthat, this article presents a partof the theoretical framework, developed in the Post Graduate Program in Design oftheUniversidade Federal do Maranhão, in Brazil. It addresses the aspects involved in the processes of comprehension and perception in ebooks multimodal reading, focusing on children in literacy phase, which belong to the current generational profile called Alpha. Finally, it concludes with an insight into the narrative aspects of digital book design that can contribute to the formation ofunderstanding and perception of the contents available in the digital book and aims to discuss the narratives present in digital books that how they are able to dialogue with readers, focusing on children.)
id RCAP_d7f1b6dcd645c7d88657067bcab9236e
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/9025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros DigitaisDentro do cenário atual, o uso de livros digitais para disseminação literária vem se mostrado crescente. No entanto, pensar no projeto de um ebook eficiente significa considerar as potencialidades narrativas que o sistema como um todo pode possuir e de que maneira elas podem se relacionar para contribuir com a experiência de leitura e percepção que o usuário tem sobre o objeto. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um recorte do referencial teórico da dissertação de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Nele são abordados os aspectos envolvidos nos processos de compreensão e percepção na leitura multimodal presente em livros digitais, dando enfoque ao público infantil em fase de alfabetização, pertencentes ao atual perfil geracional denominado Alpha. Por fim, finaliza com uma visão sobre os aspectos narrativos do design de livros digitais que podem contribuir com a formação da compreensão e percepção dos conteúdos disponibilizados no livro digital e objetiva discutir sobre as narrativas presentes nos livros digitais que como elas são capazes de dialogar com seus leitores, dando foco ao público infantil. (Nowadays, the use of digital books (also called ebooks)for literary dissemination has beenincreasing. However, thinking about designing an efficient ebookmeans considering the narrative potentialities of its system may possessas a whole,and how they can relate in order to contributeto the user's reading experience and perception. Consideringthat, this article presents a partof the theoretical framework, developed in the Post Graduate Program in Design oftheUniversidade Federal do Maranhão, in Brazil. It addresses the aspects involved in the processes of comprehension and perception in ebooks multimodal reading, focusing on children in literacy phase, which belong to the current generational profile called Alpha. Finally, it concludes with an insight into the narrative aspects of digital book design that can contribute to the formation ofunderstanding and perception of the contents available in the digital book and aims to discuss the narratives present in digital books that how they are able to dialogue with readers, focusing on children.)DigiMedia | University of Aveiro2020-07-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025oai:proa.ua.pt:article/9025Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-16Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-162184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025/14469Copyright (c) 2020 Thaís Lemos Lima, Cássia Cordeiro Furtadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thaís LemosFurtado, Cássia Cordeiro2022-09-08T22:15:37Zoai:proa.ua.pt:article/9025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:08.746967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
title Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
spellingShingle Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
Lima, Thaís Lemos
title_short Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
title_full Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
title_fullStr Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
title_full_unstemmed Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
title_sort Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais
author Lima, Thaís Lemos
author_facet Lima, Thaís Lemos
Furtado, Cássia Cordeiro
author_role author
author2 Furtado, Cássia Cordeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thaís Lemos
Furtado, Cássia Cordeiro
description Dentro do cenário atual, o uso de livros digitais para disseminação literária vem se mostrado crescente. No entanto, pensar no projeto de um ebook eficiente significa considerar as potencialidades narrativas que o sistema como um todo pode possuir e de que maneira elas podem se relacionar para contribuir com a experiência de leitura e percepção que o usuário tem sobre o objeto. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um recorte do referencial teórico da dissertação de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Nele são abordados os aspectos envolvidos nos processos de compreensão e percepção na leitura multimodal presente em livros digitais, dando enfoque ao público infantil em fase de alfabetização, pertencentes ao atual perfil geracional denominado Alpha. Por fim, finaliza com uma visão sobre os aspectos narrativos do design de livros digitais que podem contribuir com a formação da compreensão e percepção dos conteúdos disponibilizados no livro digital e objetiva discutir sobre as narrativas presentes nos livros digitais que como elas são capazes de dialogar com seus leitores, dando foco ao público infantil. (Nowadays, the use of digital books (also called ebooks)for literary dissemination has beenincreasing. However, thinking about designing an efficient ebookmeans considering the narrative potentialities of its system may possessas a whole,and how they can relate in order to contributeto the user's reading experience and perception. Consideringthat, this article presents a partof the theoretical framework, developed in the Post Graduate Program in Design oftheUniversidade Federal do Maranhão, in Brazil. It addresses the aspects involved in the processes of comprehension and perception in ebooks multimodal reading, focusing on children in literacy phase, which belong to the current generational profile called Alpha. Finally, it concludes with an insight into the narrative aspects of digital book design that can contribute to the formation ofunderstanding and perception of the contents available in the digital book and aims to discuss the narratives present in digital books that how they are able to dialogue with readers, focusing on children.)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025
oai:proa.ua.pt:article/9025
url https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/9025
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.9025
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/9025/14469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Thaís Lemos Lima, Cássia Cordeiro Furtado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Thaís Lemos Lima, Cássia Cordeiro Furtado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-16
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 7-16
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130137066733568