O conceito da perceção auditiva e da afinação na Formação Musical do Ensino Artístico Especializado da Música.Um estudo de caso no Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ecaterina Mihaela Neagu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43814
Resumo: O Presente relatório aqui apresentado tem por tema “O conceito da perceção auditiva e da afinação na Formação Musical do Ensino Artístico Especializado da Música.” Um estudo de caso no Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”, é o somatório da Prática Supervisionada realizada ao longo do ano letivo 2021/2022 no Conservatório Regional de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”. O relatório pretende apresentar os aspetos basilares sobre o conceito de altura e a sua construção face à perceção auditiva do aluno através da afinação realizada por técnica vocal. Considerando que a afinação é um estado de perfeito acordo entre todos os sons musicais produzidos pela voz humana, implicando a reprodução de sons isolados, pretende-se com esta investigação verificar o contributo da técnica vocal no apuramento dos aspetos de perceção sonora e de afinação para os alunos que ingressam no curso de Ensino de Música e que apresentem dificuldades em interpretar e reproduzir sons de altura definida, isolados ou associados, nos contextos de aprendizagens que se desenvolvem na Formação Musical. Pretende este estudo, tentar verificar os fatores físicos, psicológicos e social que influenciam o problema diagnosticado e, através da metodologia de investigação-ação, apresentar os resultados obtidos ao longo de um ano letivo completo. Palavras-chave — Perceção Auditiva, Afinação, Técnica Vocal, Formação Musical
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