A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23013 |
Resumo: | A consciencialização para a importância do rio Fervença e do seu ecossistema levou-nos a desenvolver, no âmbito do Clube Europeu e inserida na temática das alterações climáticas, uma atividade de educação ambiental e de monitorização a um ponto do rio, tendo como referência o Projeto Rios. Este projeto de educação ambiental visa contribuir para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais através da tomada de consciência ambiental e da participação voluntária e ativa dos cidadãos. Neste sentido, apresenta-se o relato de uma experiência/visita/aula de campo realizada com esse propósito, em novembro de 2019. |
id |
RCAP_d80027c58b6226c664af06386f68de88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de BragançaThe importance of a river ecosystem and environmental education: exploring the banks of the Fervença river in BragançaEcossistema fluvialEducação ambientalRioA consciencialização para a importância do rio Fervença e do seu ecossistema levou-nos a desenvolver, no âmbito do Clube Europeu e inserida na temática das alterações climáticas, uma atividade de educação ambiental e de monitorização a um ponto do rio, tendo como referência o Projeto Rios. Este projeto de educação ambiental visa contribuir para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais através da tomada de consciência ambiental e da participação voluntária e ativa dos cidadãos. Neste sentido, apresenta-se o relato de uma experiência/visita/aula de campo realizada com esse propósito, em novembro de 2019.The awareness towards the importance of the Fervença river and its ecosystem drove us to develop an activity within the framework of the European Club and within the climate change agenda. This activity of environmental reeducation and monitoring of a specific point of the river, used the Project "Rivers'' as reference. This project of environmental education can contribute to implementing sustainable solutions to the problems in the river's ecosystems, through self-awareness of environment policies and active participation of citizens. We therefore present the report of an experience or a field trip conducted in November 2019.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBBatouxas, Mariana2021-01-04T14:57:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23013porBatouxas, Mariana (2020). A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança. AdolesCiência: Revista Júnior de Educação. ISSN 2182-6277. 7:1, p. 67-722182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:06.056705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança The importance of a river ecosystem and environmental education: exploring the banks of the Fervença river in Bragança |
title |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança |
spellingShingle |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança Batouxas, Mariana Ecossistema fluvial Educação ambiental Rio |
title_short |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança |
title_full |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança |
title_fullStr |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança |
title_full_unstemmed |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança |
title_sort |
A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança |
author |
Batouxas, Mariana |
author_facet |
Batouxas, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batouxas, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecossistema fluvial Educação ambiental Rio |
topic |
Ecossistema fluvial Educação ambiental Rio |
description |
A consciencialização para a importância do rio Fervença e do seu ecossistema levou-nos a desenvolver, no âmbito do Clube Europeu e inserida na temática das alterações climáticas, uma atividade de educação ambiental e de monitorização a um ponto do rio, tendo como referência o Projeto Rios. Este projeto de educação ambiental visa contribuir para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais através da tomada de consciência ambiental e da participação voluntária e ativa dos cidadãos. Neste sentido, apresenta-se o relato de uma experiência/visita/aula de campo realizada com esse propósito, em novembro de 2019. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-04T14:57:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23013 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Batouxas, Mariana (2020). A importância do ecossistema fluvial e a educação ambiental – explorando as margens do rio Fervença na cidade de Bragança. AdolesCiência: Revista Júnior de Educação. ISSN 2182-6277. 7:1, p. 67-72 2182-6277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135419735998464 |