The impact of word frequency in the production effect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marta Alexandra Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/42622
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_d80b35ed2ddde10cce635846b3369159
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The impact of word frequency in the production effectO impacto da frequência das palavras no efeito de produçãoMemoryProduction effectDistinctivenessWord frequencyRecognitionMemóriaEfeito de produçãoDistintividadeFrequênciaReconhecimentoCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaThe production effect refers to better recognition of words read aloud when compared to words read silently (MacLeod, Gopie, Hourihan, Neary, & Ozubko, 2010). Distinctiveness heuristic (Dodson & Schacter, 2001; Schacter & Wiseman, 2006) seems to be the stronger explanation appointed for this effect, saying that words read aloud are more distinctive, in the codification and recuperation, than words read silently. In our study, we manipulated not only production but also another distinctive characteristic of words, like its frequency, with the purpose of testing distinctiveness predictions. Many studies about word frequency in recognition tests revealed that low-frequency words are better recognized than high-frequency words (Freeman, Heathcote, Chalmers, & Hockley, 2010; Glanzer & Adams, 1985, 1990; Lohnas & Kahana, 2013), a result that is replicated in our first experiment. In the second experiment, with the manipulation of word frequency and production, we found the production effect and the frequency effect, but not an interaction between both effects. All results were framed in the light of distinctiveness heuristic.O efeito de produção traduz-se num melhor reconhecimento de palavras lidas em voz alta relativamente a palavras lidas em silêncio (MacLeod et al., 2010). A heurística da distintividade (Dodson & Schacter, 2001; Schacter & Wiseman, 2006) é apontada como uma das explicações mais robustas deste efeito, sendo referido que as palavras lidas em voz alta tornam-se mais distintivas, tanto na codificação como na recuperação, do que as palavras lidas em silêncio. No nosso estudo, para além da leitura em voz alta manipulámos caraterísticas distintivas das palavras, como a sua frequência na língua, com o objetivo de testar as previsões da distintividade. Vários estudos têm revelado que palavras de baixa frequência são melhor reconhecidas do que palavras de alta frequência (Freeman et al., 2010; Glanzer & Adams, 1985, 1990; Lohnas & Kahana, 2013), resultado este que é replicado na Experiência 1. Na Experiência 2, onde foi manipulada a frequência das palavras e a sua produção, verificamos a presença do efeito de produção e de frequência das palavras, mas não uma interação entre ambas. Todos os resultados foram enquadrados na perspetiva da heurística da distintividade.Albuquerque, Pedro BarbasUniversidade do MinhoBorges, Marta Alexandra Sousa20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/42622eng201214598info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:39.128102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The impact of word frequency in the production effect
O impacto da frequência das palavras no efeito de produção
title The impact of word frequency in the production effect
spellingShingle The impact of word frequency in the production effect
Borges, Marta Alexandra Sousa
Memory
Production effect
Distinctiveness
Word frequency
Recognition
Memória
Efeito de produção
Distintividade
Frequência
Reconhecimento
Ciências Sociais::Psicologia
title_short The impact of word frequency in the production effect
title_full The impact of word frequency in the production effect
title_fullStr The impact of word frequency in the production effect
title_full_unstemmed The impact of word frequency in the production effect
title_sort The impact of word frequency in the production effect
author Borges, Marta Alexandra Sousa
author_facet Borges, Marta Alexandra Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Pedro Barbas
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marta Alexandra Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Memory
Production effect
Distinctiveness
Word frequency
Recognition
Memória
Efeito de produção
Distintividade
Frequência
Reconhecimento
Ciências Sociais::Psicologia
topic Memory
Production effect
Distinctiveness
Word frequency
Recognition
Memória
Efeito de produção
Distintividade
Frequência
Reconhecimento
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/42622
url https://hdl.handle.net/1822/42622
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 201214598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132629754183680