Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9243 |
Resumo: | Resumo Numerosos estudos, enquadrados pelo modelo SAL (Students Approaches to Learning), realizados com estudantes de várias nacionalidades, identificaram três componentes fundamentais como descritoras da qualidade da aprendizagem dos estudantes do ensino superior: concepções de aprendizagem, abordagens à aprendizagem/ensino e percepção do contexto de ensino. A investigação aqui apresentada procurou identificar as concepções de aprendizagem, abordagens ao estudo e preferências pelo ensino em estudantes que frequentavam três instituições de Ensino Superior da região Alentejo (Évora, Beja e Portalegre) recorrendo ao ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). De um modo geral encontramos confirmada a estrutura factorial do instrumento para a população portuguesa e, tal como nos vários estudos transculturais, correlação positiva entre abordagens mais profundas e sucesso académico dos estudantes. Abstract Several studies framed by the SAL model (Students approaches to Learning), conducted with students of various nationalities identified three key components as descriptors of the quality of student learning in higher education: conceptions of learning, approaches to learning/studying and preference for teaching. The results of the present research identify the conceptions of learning, approaches to studying and preferences of teaching of students attending three institutions of higher education in the Portuguese region of Alentejo (Évora, Beja and Portalegre) using the ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). In general the factorial structure of the instrument to the Portuguese population was confirmed and, as in several cross-cultural studies, a positive correlation between deeper approaches and academic success of students. |
id |
RCAP_d80b472de7542fb5c5283b703c1d3e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9243 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensinoconcepções de aprendizagemabordagens ao estudopreferência pelo ensinosucesso académicoensino superiorResumo Numerosos estudos, enquadrados pelo modelo SAL (Students Approaches to Learning), realizados com estudantes de várias nacionalidades, identificaram três componentes fundamentais como descritoras da qualidade da aprendizagem dos estudantes do ensino superior: concepções de aprendizagem, abordagens à aprendizagem/ensino e percepção do contexto de ensino. A investigação aqui apresentada procurou identificar as concepções de aprendizagem, abordagens ao estudo e preferências pelo ensino em estudantes que frequentavam três instituições de Ensino Superior da região Alentejo (Évora, Beja e Portalegre) recorrendo ao ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). De um modo geral encontramos confirmada a estrutura factorial do instrumento para a população portuguesa e, tal como nos vários estudos transculturais, correlação positiva entre abordagens mais profundas e sucesso académico dos estudantes. Abstract Several studies framed by the SAL model (Students approaches to Learning), conducted with students of various nationalities identified three key components as descriptors of the quality of student learning in higher education: conceptions of learning, approaches to learning/studying and preference for teaching. The results of the present research identify the conceptions of learning, approaches to studying and preferences of teaching of students attending three institutions of higher education in the Portuguese region of Alentejo (Évora, Beja and Portalegre) using the ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). In general the factorial structure of the instrument to the Portuguese population was confirmed and, as in several cross-cultural studies, a positive correlation between deeper approaches and academic success of students.2014-01-06T16:13:12Z2014-01-062010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9243http://hdl.handle.net/10174/9243por248-2622183-0940TMQ – A Qualidade numa Perspectiva Multi e Interdisciplinar1mec@uevora.ptmlg@uevora.ptcbiscaia@uevora.ptisa.sferreira@esep.ptrosalinacorreia@esep.ipportalegre.pt681Chaleta, ElisaGrácio, LuisaMachado, ConstançaFerreira, IsabelCorreia, Rosalinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:23.688729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
title |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
spellingShingle |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino Chaleta, Elisa concepções de aprendizagem abordagens ao estudo preferência pelo ensino sucesso académico ensino superior |
title_short |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
title_full |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
title_fullStr |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
title_full_unstemmed |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
title_sort |
Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
author |
Chaleta, Elisa |
author_facet |
Chaleta, Elisa Grácio, Luisa Machado, Constança Ferreira, Isabel Correia, Rosalina |
author_role |
author |
author2 |
Grácio, Luisa Machado, Constança Ferreira, Isabel Correia, Rosalina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaleta, Elisa Grácio, Luisa Machado, Constança Ferreira, Isabel Correia, Rosalina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
concepções de aprendizagem abordagens ao estudo preferência pelo ensino sucesso académico ensino superior |
topic |
concepções de aprendizagem abordagens ao estudo preferência pelo ensino sucesso académico ensino superior |
description |
Resumo Numerosos estudos, enquadrados pelo modelo SAL (Students Approaches to Learning), realizados com estudantes de várias nacionalidades, identificaram três componentes fundamentais como descritoras da qualidade da aprendizagem dos estudantes do ensino superior: concepções de aprendizagem, abordagens à aprendizagem/ensino e percepção do contexto de ensino. A investigação aqui apresentada procurou identificar as concepções de aprendizagem, abordagens ao estudo e preferências pelo ensino em estudantes que frequentavam três instituições de Ensino Superior da região Alentejo (Évora, Beja e Portalegre) recorrendo ao ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). De um modo geral encontramos confirmada a estrutura factorial do instrumento para a população portuguesa e, tal como nos vários estudos transculturais, correlação positiva entre abordagens mais profundas e sucesso académico dos estudantes. Abstract Several studies framed by the SAL model (Students approaches to Learning), conducted with students of various nationalities identified three key components as descriptors of the quality of student learning in higher education: conceptions of learning, approaches to learning/studying and preference for teaching. The results of the present research identify the conceptions of learning, approaches to studying and preferences of teaching of students attending three institutions of higher education in the Portuguese region of Alentejo (Évora, Beja and Portalegre) using the ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). In general the factorial structure of the instrument to the Portuguese population was confirmed and, as in several cross-cultural studies, a positive correlation between deeper approaches and academic success of students. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2014-01-06T16:13:12Z 2014-01-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9243 http://hdl.handle.net/10174/9243 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
248-262 2183-0940 TMQ – A Qualidade numa Perspectiva Multi e Interdisciplinar 1 mec@uevora.pt mlg@uevora.pt cbiscaia@uevora.pt isa.sferreira@esep.pt rosalinacorreia@esep.ipportalegre.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136518161301504 |