Conversor de Potência DC/DC - DC Fast Charger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16812 |
Resumo: | A emergência das alterações climáticas e subsequente preocupação com a redução das emissões de gases de efeito estufa, fez com que vários setores de atividade tivessem de mudar o seu paradigma. Alguns desses setores, como o do transporte e da indústria automóvel, têm investido progressivamente em soluções de mobilidade elétrica sustentável como são o caso dos veículos elétricos de zero emissões. Inequivocamente, as infraestruturas de carregamento têm uma importância elevada quer para agilizar esta mudança de paradigma, mas também para aumentar a disponibilidade de pontos de carregamento e aumentar o tempo de autonomia rodoviária. Para além disto, as inovações das tecnologias de carregadores rápidos tendem a evoluir no sentido de que o tempo de carregamento seja cada vez mais semelhante ao tempo de abastecimento dos veículos de combustão interna. Como resposta a esta necessidade e considerando a relevância do tema, é pretendido com esta dissertação realizar um modelo de simulação avançado de um conversor de potência DC/DC de 100 kW. Para que tal seja possível, é necessário primeiro estudar as infraestruturas de carregamento e analisar as soluções de mercado existentes, de modo a propor uma solução cujas características sejam atuais e preponderantes no mercado atual de carregadores DC. Com base nesta análise, serão realizados os modelos elétricos e térmicos do conversor, os sistemas de controlo inerentes, as metodologias para a seleção dos semicondutores de potência e para a análise e estimação de perdas, para que no fim seja possível obter o nível de eficiência global do conversor para diferentes regimes de carga. Neste âmbito foi constatado que as perdas de condução nos interruptores têm um peso significativo nas perdas totais, majoradas pela elevada magnitude da corrente modulada, contribuindo significativamente para a diminuição da eficiência global. Para além disso, no processo de descarga da bateria a eficiência do conversor é fortemente depreciada, motivada pela inversão do trânsito de potência e pela característica assimétrica das curvas características dos semicondutores utilizados. |
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Para além disto, as inovações das tecnologias de carregadores rápidos tendem a evoluir no sentido de que o tempo de carregamento seja cada vez mais semelhante ao tempo de abastecimento dos veículos de combustão interna. Como resposta a esta necessidade e considerando a relevância do tema, é pretendido com esta dissertação realizar um modelo de simulação avançado de um conversor de potência DC/DC de 100 kW. Para que tal seja possível, é necessário primeiro estudar as infraestruturas de carregamento e analisar as soluções de mercado existentes, de modo a propor uma solução cujas características sejam atuais e preponderantes no mercado atual de carregadores DC. Com base nesta análise, serão realizados os modelos elétricos e térmicos do conversor, os sistemas de controlo inerentes, as metodologias para a seleção dos semicondutores de potência e para a análise e estimação de perdas, para que no fim seja possível obter o nível de eficiência global do conversor para diferentes regimes de carga. Neste âmbito foi constatado que as perdas de condução nos interruptores têm um peso significativo nas perdas totais, majoradas pela elevada magnitude da corrente modulada, contribuindo significativamente para a diminuição da eficiência global. Para além disso, no processo de descarga da bateria a eficiência do conversor é fortemente depreciada, motivada pela inversão do trânsito de potência e pela característica assimétrica das curvas características dos semicondutores utilizados.The emergence of climate change and subsequent concern with the reduction of greenhouse gases emissions caused many changes in the paradigm of several sectors of activity. Some of these sectors, such as transport and the automotive industry, have progressively invested in sustainable electric mobility solutions such as zero emission electric vehicles. Unequivocally, charging infrastructures are one of the points of interest, both to speed up this paradigm shift, but also to increase the availability of charging points and increase road autonomy. In addition, fast charger technologies advances in such a way to make the charging time closer to refuelling time of internal combustion vehicles. As a response to this need and considering the relevance of the subject, it is intended with this master thesis to realize an advanced simulation model of a 100 kW DC/DC power converter. To make this possible, firstly it is necessary to study the charging infrastructures and analyse the existing market solutions, in order to propose a solution whose characteristics are current and relevant in the current market of DC chargers. Based on this analysis, the electrical and thermal models of the converter, the inherent control systems, the methodologies carried out for the selection of power semiconductors and the analysis and estimation of losses will be carried out, so that in the end in order to determine the global efficiency for different load levels. In this context, the switches conduction losses have a major contribution in the total losses, increased due to magnitude of the modulated current, which has a significantly contribute to the decrease of overall efficiency. Furthermore, in the battery discharge process the efficiency of the converter is strongly depreciated by the inversion of power flow and by the asymmetric characteristic of semiconductors’ characteristic curves.Ferreira, Abel António de AzevedoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Henrique Fragoso2021-02-01T14:54:47Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16812TID:202549984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:04:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:27.308589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A emergência das alterações climáticas e subsequente preocupação com a redução das emissões de gases de efeito estufa, fez com que vários setores de atividade tivessem de mudar o seu paradigma. Alguns desses setores, como o do transporte e da indústria automóvel, têm investido progressivamente em soluções de mobilidade elétrica sustentável como são o caso dos veículos elétricos de zero emissões. Inequivocamente, as infraestruturas de carregamento têm uma importância elevada quer para agilizar esta mudança de paradigma, mas também para aumentar a disponibilidade de pontos de carregamento e aumentar o tempo de autonomia rodoviária. Para além disto, as inovações das tecnologias de carregadores rápidos tendem a evoluir no sentido de que o tempo de carregamento seja cada vez mais semelhante ao tempo de abastecimento dos veículos de combustão interna. Como resposta a esta necessidade e considerando a relevância do tema, é pretendido com esta dissertação realizar um modelo de simulação avançado de um conversor de potência DC/DC de 100 kW. Para que tal seja possível, é necessário primeiro estudar as infraestruturas de carregamento e analisar as soluções de mercado existentes, de modo a propor uma solução cujas características sejam atuais e preponderantes no mercado atual de carregadores DC. Com base nesta análise, serão realizados os modelos elétricos e térmicos do conversor, os sistemas de controlo inerentes, as metodologias para a seleção dos semicondutores de potência e para a análise e estimação de perdas, para que no fim seja possível obter o nível de eficiência global do conversor para diferentes regimes de carga. Neste âmbito foi constatado que as perdas de condução nos interruptores têm um peso significativo nas perdas totais, majoradas pela elevada magnitude da corrente modulada, contribuindo significativamente para a diminuição da eficiência global. Para além disso, no processo de descarga da bateria a eficiência do conversor é fortemente depreciada, motivada pela inversão do trânsito de potência e pela característica assimétrica das curvas características dos semicondutores utilizados. |
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