A Ética no Serviço Público: Perceção de colaboradores do Ministério da Justiça Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Neuza Micaela Farinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21482
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública, especialização em Administração da Justiça
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spelling A Ética no Serviço Público: Perceção de colaboradores do Ministério da Justiça Portuguêsboa governançaserviço públicoadministração públicaéticagood governancepublic servicepublic administrationethicsDissertação de Mestrado em Administração Pública, especialização em Administração da JustiçaA presente dissertação pretende aliar a abordagem qualitativa ao estudo estatístico referente à perceção da ética no serviço público pelos colaboradores no Ministério da Justiça português, sendo assente no modelo teórico da Governança, refletido através do conceito de Boa Governança. De forma a auxiliar esta investigação foram delimitados um conjunto de objetivos (geral e específicos) orientadores e hipóteses a testar. Após a explanação teórica, fica evidente a preponderância das questões éticas e das suas implicações para o seio da Administração Pública, e em específico na Administração da Justiça. O estudo das perceções auxilia o avanço científico no campo da Administração Pública, uma vez que permite avaliar e ponderar a influência e importância que determinadas ações têm, neste caso qual a influência e a importância da ética no serviço público pelos colaboradores no Ministério da Justiça português. A metodologia utilizada pautou-se pela abordagem qualitativa aliada ao estudo estatístico. Através da revisão da literatura foi possível estruturar as hipóteses a testar, bem como o modelo, alicerçado no modelo teórico da infraestrutura ética. A recolha de dados foi realizada entre maio e junho de 2020 através de questionários (adaptados do inquérito “Ethics In The Public Services Of The European Union Member States”) aplicados online. Durante o período mencionado foram recolhidas 333 observações, que após a análise inicial dos dados foram reduzidas para 276 observações. Dos dados recolhidos foi então possível medir as perceções entre as dimensões em estudo, através do modelo de equações estruturais, bem como a agregação dos colaboradores em três clusters distintos, através da análise de clusters, caraterizados como “Colaboradores Antiéticos”, “Colaboradores Pouco Éticos/Éticos” e “Colaboradores Muito Éticos”. A investigação foi marcada por um conjunto de limitações, desde a complexidade dos temas relacionados com a ética, o estudo de perceções, e as eventuais desvirtuações das respostas aos questionários online. No entanto, apesar das eventuais restrições, este estudo espera auxiliar o progresso do conhecimento científico na generalidade da Administração Pública, e em específico da Administração da Justiça, uma vez que existem variadas oportunidades de investigação. No final da dissertação, indicam-se algumas recomendações para trabalhos futuros.This dissertation intends to combine the qualitative approach with the statistical study referring to the perception of ethics in public service by employees in the Portuguese Ministry of Justice, based on the theoretical model of Governance, reflected through the concept of Good Governance. In order to assist this investigation, a set of guiding objectives (general and specific) and hypotheses to be tested were outlined. After the theoretical explanation, the preponderance of ethical issues and their implications for Public Administration, and specifically in the Administration of Justice, becomes evident. The study of perceptions helps scientific advancement in the field of Public Administration, since it allows to evaluate and ponder the influence and importance that certain actions have, in this case what is the influence and importance of ethics in public service by employees in the Portuguese Ministry of Justice. The methodology used was guided by the qualitative approach combined with the statistical study. Through the literature review, it was possible to structure the hypotheses to be tested, as well as the model, based on the theoretical model of ethical infrastructure. Data collection was carried out between May and June 2020 through questionnaires (adapted from the “Ethics In The Public Services Of The European Union Member States” survey) applied online. During the mentioned period 333 observations were collected, which after the initial analysis of the data were reduced to 276 observations. From the collected data, it was then possible to measure the perceptions between the dimensions under study, through the structural equations model, as well as the aggregation of employees in three different clusters, through the analysis of clusters, characterized as “Unethical Collaborators”, “Unethical Collaborators” / Ethical ” and “ Very Ethical Collaborators”. The investigation was marked by a set of limitations, from the complexity of the issues related to ethics, the study of perceptions, and the possible distortions in the responses to the online questionnaires. However, despite the possible restrictions, this study hopes to help the progress of scientific knowledge in the majority of Public Administration, and specifically in the Administration of Justice, since there are several research opportunities. At the end of the dissertation, some recommendations for future work are indicated.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroRepositório da Universidade de LisboaMartins, Neuza Micaela Farinho2021-06-18T10:45:05Z2021-03-232021-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21482TID:202709817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:03.742313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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