Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrikopoulos, Dimitris, Tomé-Marques, Horácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462
Resumo: Fourth Walls is a performative multidisciplinary art work that suggests an introspective and extrospective reflexion on the subject of anxiety, the linear and nonlinear perception of time and the perception of the physical space. Its conceptual approach is creating a two moment event, the performance event itself (real time performance) and the installation (resonance of the performance) suggesting a synchronous and asynchronous experience of an art work. The Fourth Wall is a collective creation by Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos and Horácio Tomé-Marques.
id RCAP_d84ecad84691fe1b17be454aab4c4699
oai_identifier_str oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-realQuartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-realperformative arts;aesthetics;real-time/performance resonance;perception/cognition/emotions;vocal improvisation/free improvisation;artes performativas;estética;tempo-real/ressonância performativa;percepção/cognição/emoções;improvisação vocal/improvisação livre;Fourth Walls is a performative multidisciplinary art work that suggests an introspective and extrospective reflexion on the subject of anxiety, the linear and nonlinear perception of time and the perception of the physical space. Its conceptual approach is creating a two moment event, the performance event itself (real time performance) and the installation (resonance of the performance) suggesting a synchronous and asynchronous experience of an art work. The Fourth Wall is a collective creation by Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos and Horácio Tomé-Marques.Quartas Paredes é uma peça de arte performativa interdisciplinar que propõe uma reflexão, simultaneamente introspecção e extrospeção, à volta da ansiedade, das percepção de tempo linear/não linear e do espaço físico. A sua abordagem concetual desdobra o evento em ato (tempo-real) e instalação (ressonância do ato), sugerindo – e potenciando – a experiência síncrona e assíncrona da peça. É uma peça susbstanciada por constituintes sonoros, verbais/não verbais e visuais, criados, emitidos e manipulados de forma estratégica, com o objectivo de colocar questões de ordem filosófica e estética, através de atitude e materialização artísticas.Tem âncora concetual e filosófica no poema “Perfeito é não quebrar” da Sophia de Mello Breyner Andresen.Quartas Paredes é uma criação colectiva de Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos e Horácio Tomé-Marques. Este manuscrito propõe-se a apresentar o projeto em questões de ordem concetual, cognitiva, performativa, pragmática e, sumariamente, de ordem técnica.Cadernos IRI: Imagens do Real ImaginadoCadernos IRI: Imagens do Real Imaginado2018-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; No. 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-25Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; N.º 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-252184-04822184-0482reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462/602Direitos de Autor (c) 2018 Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, BrunoAndrikopoulos, DimitrisTomé-Marques, Horácio2022-09-20T14:26:14Zoai:oai.parc.ipp.pt:article/2462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:46.823073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
title Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
spellingShingle Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
Pereira, Bruno
performative arts;
aesthetics;
real-time/performance resonance;
perception/cognition/emotions;
vocal improvisation/free improvisation;
artes performativas;
estética;
tempo-real/ressonância performativa;
percepção/cognição/emoções;
improvisação vocal/improvisação livre;
title_short Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
title_full Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
title_fullStr Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
title_full_unstemmed Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
title_sort Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
author Pereira, Bruno
author_facet Pereira, Bruno
Andrikopoulos, Dimitris
Tomé-Marques, Horácio
author_role author
author2 Andrikopoulos, Dimitris
Tomé-Marques, Horácio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bruno
Andrikopoulos, Dimitris
Tomé-Marques, Horácio
dc.subject.por.fl_str_mv performative arts;
aesthetics;
real-time/performance resonance;
perception/cognition/emotions;
vocal improvisation/free improvisation;
artes performativas;
estética;
tempo-real/ressonância performativa;
percepção/cognição/emoções;
improvisação vocal/improvisação livre;
topic performative arts;
aesthetics;
real-time/performance resonance;
perception/cognition/emotions;
vocal improvisation/free improvisation;
artes performativas;
estética;
tempo-real/ressonância performativa;
percepção/cognição/emoções;
improvisação vocal/improvisação livre;
description Fourth Walls is a performative multidisciplinary art work that suggests an introspective and extrospective reflexion on the subject of anxiety, the linear and nonlinear perception of time and the perception of the physical space. Its conceptual approach is creating a two moment event, the performance event itself (real time performance) and the installation (resonance of the performance) suggesting a synchronous and asynchronous experience of an art work. The Fourth Wall is a collective creation by Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos and Horácio Tomé-Marques.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-03T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462
oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462
url https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462
identifier_str_mv oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462
https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462
https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462/602
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado
Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado
publisher.none.fl_str_mv Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado
Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; No. 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-25
Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; N.º 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-25
2184-0482
2184-0482
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130362309246976