Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462 |
Resumo: | Fourth Walls is a performative multidisciplinary art work that suggests an introspective and extrospective reflexion on the subject of anxiety, the linear and nonlinear perception of time and the perception of the physical space. Its conceptual approach is creating a two moment event, the performance event itself (real time performance) and the installation (resonance of the performance) suggesting a synchronous and asynchronous experience of an art work. The Fourth Wall is a collective creation by Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos and Horácio Tomé-Marques. |
id |
RCAP_d84ecad84691fe1b17be454aab4c4699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-realQuartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-realperformative arts;aesthetics;real-time/performance resonance;perception/cognition/emotions;vocal improvisation/free improvisation;artes performativas;estética;tempo-real/ressonância performativa;percepção/cognição/emoções;improvisação vocal/improvisação livre;Fourth Walls is a performative multidisciplinary art work that suggests an introspective and extrospective reflexion on the subject of anxiety, the linear and nonlinear perception of time and the perception of the physical space. Its conceptual approach is creating a two moment event, the performance event itself (real time performance) and the installation (resonance of the performance) suggesting a synchronous and asynchronous experience of an art work. The Fourth Wall is a collective creation by Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos and Horácio Tomé-Marques.Quartas Paredes é uma peça de arte performativa interdisciplinar que propõe uma reflexão, simultaneamente introspecção e extrospeção, à volta da ansiedade, das percepção de tempo linear/não linear e do espaço físico. A sua abordagem concetual desdobra o evento em ato (tempo-real) e instalação (ressonância do ato), sugerindo – e potenciando – a experiência síncrona e assíncrona da peça. É uma peça susbstanciada por constituintes sonoros, verbais/não verbais e visuais, criados, emitidos e manipulados de forma estratégica, com o objectivo de colocar questões de ordem filosófica e estética, através de atitude e materialização artísticas.Tem âncora concetual e filosófica no poema “Perfeito é não quebrar” da Sophia de Mello Breyner Andresen.Quartas Paredes é uma criação colectiva de Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos e Horácio Tomé-Marques. Este manuscrito propõe-se a apresentar o projeto em questões de ordem concetual, cognitiva, performativa, pragmática e, sumariamente, de ordem técnica.Cadernos IRI: Imagens do Real ImaginadoCadernos IRI: Imagens do Real Imaginado2018-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; No. 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-25Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; N.º 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-252184-04822184-0482reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462/602Direitos de Autor (c) 2018 Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, BrunoAndrikopoulos, DimitrisTomé-Marques, Horácio2022-09-20T14:26:14Zoai:oai.parc.ipp.pt:article/2462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:46.823073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real |
title |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real |
spellingShingle |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real Pereira, Bruno performative arts; aesthetics; real-time/performance resonance; perception/cognition/emotions; vocal improvisation/free improvisation; artes performativas; estética; tempo-real/ressonância performativa; percepção/cognição/emoções; improvisação vocal/improvisação livre; |
title_short |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real |
title_full |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real |
title_fullStr |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real |
title_full_unstemmed |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real |
title_sort |
Quartas Paredes: Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real |
author |
Pereira, Bruno |
author_facet |
Pereira, Bruno Andrikopoulos, Dimitris Tomé-Marques, Horácio |
author_role |
author |
author2 |
Andrikopoulos, Dimitris Tomé-Marques, Horácio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Bruno Andrikopoulos, Dimitris Tomé-Marques, Horácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
performative arts; aesthetics; real-time/performance resonance; perception/cognition/emotions; vocal improvisation/free improvisation; artes performativas; estética; tempo-real/ressonância performativa; percepção/cognição/emoções; improvisação vocal/improvisação livre; |
topic |
performative arts; aesthetics; real-time/performance resonance; perception/cognition/emotions; vocal improvisation/free improvisation; artes performativas; estética; tempo-real/ressonância performativa; percepção/cognição/emoções; improvisação vocal/improvisação livre; |
description |
Fourth Walls is a performative multidisciplinary art work that suggests an introspective and extrospective reflexion on the subject of anxiety, the linear and nonlinear perception of time and the perception of the physical space. Its conceptual approach is creating a two moment event, the performance event itself (real time performance) and the installation (resonance of the performance) suggesting a synchronous and asynchronous experience of an art work. The Fourth Wall is a collective creation by Bruno Pereira, Dimitris Andrikopoulos and Horácio Tomé-Marques. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-03T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462 oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462 |
url |
https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462 |
identifier_str_mv |
oai:oai.parc.ipp.pt:article/2462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462 https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462 https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462/602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; No. 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-25 Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; N.º 1 (2015): Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado; 14-25 2184-0482 2184-0482 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130362309246976 |