Trissomia 21 e comportamentos desajustados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Isabel Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12515
Resumo: A inclusão é o grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta seja capaz de encontrar formas e meios de responder com eficácia às necessidades educativas das crianças com Trissomia 21 associado a comportamentos inadequados. É neste contexto que formulamos o problema: De que forma o professor promove a inclusão e intervém, de forma adequada, com estas crianças? O nosso objectivo é averiguar em que medida estes professores contribuem para a inclusão dos alunos com Trissomia 21, bem como conhecer a opinião dos mesmos, relativamente aos recursos necessários para a sua plena implementação. Neste trabalho apresentaremos estratégias de cariz comportamental, analisando e dissecando o seu contributo perante os problemas de indisciplina, tendo como referência um aluno com Trissomia 21. Este estudo tem como enfoque a importância de uma abordagem preventiva, contemporânea e resolutiva, que deve ser pensada em função do problema do aluno e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante. Tendo em conta o problema formulado e o estudo que nos propomos desenvolver, pensamos que o professor e a escola devem adaptar-se à mudança rumo à escola inclusiva, munidos de estratégias diferenciadas e inovadoras, promotoras de uma escola para todos. Nesse sentido, pretendemos que os resultados obtidos e a sua divulgação contribuam para estimular os docentes a reflectirem sobre as suas práticas pedagógicas e sobre o investimento que é feito na educação de crianças com esta síndrome.
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