Trissomia 21 e comportamentos desajustados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12515 |
Resumo: | A inclusão é o grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta seja capaz de encontrar formas e meios de responder com eficácia às necessidades educativas das crianças com Trissomia 21 associado a comportamentos inadequados. É neste contexto que formulamos o problema: De que forma o professor promove a inclusão e intervém, de forma adequada, com estas crianças? O nosso objectivo é averiguar em que medida estes professores contribuem para a inclusão dos alunos com Trissomia 21, bem como conhecer a opinião dos mesmos, relativamente aos recursos necessários para a sua plena implementação. Neste trabalho apresentaremos estratégias de cariz comportamental, analisando e dissecando o seu contributo perante os problemas de indisciplina, tendo como referência um aluno com Trissomia 21. Este estudo tem como enfoque a importância de uma abordagem preventiva, contemporânea e resolutiva, que deve ser pensada em função do problema do aluno e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante. Tendo em conta o problema formulado e o estudo que nos propomos desenvolver, pensamos que o professor e a escola devem adaptar-se à mudança rumo à escola inclusiva, munidos de estratégias diferenciadas e inovadoras, promotoras de uma escola para todos. Nesse sentido, pretendemos que os resultados obtidos e a sua divulgação contribuam para estimular os docentes a reflectirem sobre as suas práticas pedagógicas e sobre o investimento que é feito na educação de crianças com esta síndrome. |
id |
RCAP_d85c61f520410c128e1c4b1d5b4339ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trissomia 21 e comportamentos desajustadosum estudo de casoTrissomia 21Crianças PequenasEstudos de CasoProblemas de ComportamentoA inclusão é o grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta seja capaz de encontrar formas e meios de responder com eficácia às necessidades educativas das crianças com Trissomia 21 associado a comportamentos inadequados. É neste contexto que formulamos o problema: De que forma o professor promove a inclusão e intervém, de forma adequada, com estas crianças? O nosso objectivo é averiguar em que medida estes professores contribuem para a inclusão dos alunos com Trissomia 21, bem como conhecer a opinião dos mesmos, relativamente aos recursos necessários para a sua plena implementação. Neste trabalho apresentaremos estratégias de cariz comportamental, analisando e dissecando o seu contributo perante os problemas de indisciplina, tendo como referência um aluno com Trissomia 21. Este estudo tem como enfoque a importância de uma abordagem preventiva, contemporânea e resolutiva, que deve ser pensada em função do problema do aluno e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante. Tendo em conta o problema formulado e o estudo que nos propomos desenvolver, pensamos que o professor e a escola devem adaptar-se à mudança rumo à escola inclusiva, munidos de estratégias diferenciadas e inovadoras, promotoras de uma escola para todos. Nesse sentido, pretendemos que os resultados obtidos e a sua divulgação contribuam para estimular os docentes a reflectirem sobre as suas práticas pedagógicas e sobre o investimento que é feito na educação de crianças com esta síndrome.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumMarques, Isabel Maria Gonçalves2016-03-17T14:50:58Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:50.211691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados um estudo de caso |
title |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados |
spellingShingle |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados Marques, Isabel Maria Gonçalves Trissomia 21 Crianças Pequenas Estudos de Caso Problemas de Comportamento |
title_short |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados |
title_full |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados |
title_fullStr |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados |
title_full_unstemmed |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados |
title_sort |
Trissomia 21 e comportamentos desajustados |
author |
Marques, Isabel Maria Gonçalves |
author_facet |
Marques, Isabel Maria Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, João Luís Pimentel, 1957- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Isabel Maria Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trissomia 21 Crianças Pequenas Estudos de Caso Problemas de Comportamento |
topic |
Trissomia 21 Crianças Pequenas Estudos de Caso Problemas de Comportamento |
description |
A inclusão é o grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta seja capaz de encontrar formas e meios de responder com eficácia às necessidades educativas das crianças com Trissomia 21 associado a comportamentos inadequados. É neste contexto que formulamos o problema: De que forma o professor promove a inclusão e intervém, de forma adequada, com estas crianças? O nosso objectivo é averiguar em que medida estes professores contribuem para a inclusão dos alunos com Trissomia 21, bem como conhecer a opinião dos mesmos, relativamente aos recursos necessários para a sua plena implementação. Neste trabalho apresentaremos estratégias de cariz comportamental, analisando e dissecando o seu contributo perante os problemas de indisciplina, tendo como referência um aluno com Trissomia 21. Este estudo tem como enfoque a importância de uma abordagem preventiva, contemporânea e resolutiva, que deve ser pensada em função do problema do aluno e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante. Tendo em conta o problema formulado e o estudo que nos propomos desenvolver, pensamos que o professor e a escola devem adaptar-se à mudança rumo à escola inclusiva, munidos de estratégias diferenciadas e inovadoras, promotoras de uma escola para todos. Nesse sentido, pretendemos que os resultados obtidos e a sua divulgação contribuam para estimular os docentes a reflectirem sobre as suas práticas pedagógicas e sobre o investimento que é feito na educação de crianças com esta síndrome. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2016-03-17T14:50:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12515 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013694427136 |