Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.14417/ap.525 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.525 |
Resumo: | O sucesso académico dos adolescentes na matemática está associado às suas características individuais, mas é influenciado pelas estruturas de apoio escolar e familiar (Gregory & Weinstein, 2004; Ma, 1997). Alunos de 11 escolas públicas, com idades entre os 12 e os 17 anos foram inquiridos através dum questionário baseado em itens seleccionados ou adaptados do questionário Health Behavior in School-Aged Children (WHO, 2002) e de outras fontes. As percepções dos alunos das relações com os seus pais, professores, colegas e sobre a sua carreira futura foram recolhidas e submetidas a uma análise das componentes principais. Uma regressão logística binária foi efectuada para determinar os factores preditivos do sucesso na matemática na escola. O género, o estatuto socioeconómico familiar, a identificação do aluno com a escola, o envolvimento dos pais com as actividades escolares, a aceitação do aluno dos/pelos colegas ou as relações afectiva e conflitual com o pai não se revelaram factores estatisticamente significativos para prever o sucesso na matemática. Uma relação conflituosa com a mãe, uma relação com os colegas caracterizada como agressor ou vítima e ser um aluno mais velho que os colegas são preditores estatisticamente significativos do insucesso. As elevadas expectativas de carreira do aluno, a nacionalidade e a relação afectuosa com a mãe são preditores estatisticamente significativos do sucesso na matemática. Uma relação professor/aluno estimulante mediada pelas estruturas de apoio familiar revelou-se igualmente um contribuinte positivo, sugerindo um papel particular da mãe, bem como dos professores para o sucesso do adolescente na matemática. |
id |
RCAP_d862098b722eb164431606c6e860fae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão!Adolescente; Ambiente escolar; Matemática; Regressão logística; Sucesso académico; Suporte familiarO sucesso académico dos adolescentes na matemática está associado às suas características individuais, mas é influenciado pelas estruturas de apoio escolar e familiar (Gregory & Weinstein, 2004; Ma, 1997). Alunos de 11 escolas públicas, com idades entre os 12 e os 17 anos foram inquiridos através dum questionário baseado em itens seleccionados ou adaptados do questionário Health Behavior in School-Aged Children (WHO, 2002) e de outras fontes. As percepções dos alunos das relações com os seus pais, professores, colegas e sobre a sua carreira futura foram recolhidas e submetidas a uma análise das componentes principais. Uma regressão logística binária foi efectuada para determinar os factores preditivos do sucesso na matemática na escola. O género, o estatuto socioeconómico familiar, a identificação do aluno com a escola, o envolvimento dos pais com as actividades escolares, a aceitação do aluno dos/pelos colegas ou as relações afectiva e conflitual com o pai não se revelaram factores estatisticamente significativos para prever o sucesso na matemática. Uma relação conflituosa com a mãe, uma relação com os colegas caracterizada como agressor ou vítima e ser um aluno mais velho que os colegas são preditores estatisticamente significativos do insucesso. As elevadas expectativas de carreira do aluno, a nacionalidade e a relação afectuosa com a mãe são preditores estatisticamente significativos do sucesso na matemática. Uma relação professor/aluno estimulante mediada pelas estruturas de apoio familiar revelou-se igualmente um contribuinte positivo, sugerindo um papel particular da mãe, bem como dos professores para o sucesso do adolescente na matemática.ISPA - Instituto Universitário2012-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.525https://doi.org/10.14417/ap.525Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 663-678Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 663-6781646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/525http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/525/pdfCoelho, Joaquim Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:52Zoai:ojs.localhost:article/525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:29.772750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! |
title |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! |
spellingShingle |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! Coelho, Joaquim Pinto Adolescente; Ambiente escolar; Matemática; Regressão logística; Sucesso académico; Suporte familiar Coelho, Joaquim Pinto Adolescente; Ambiente escolar; Matemática; Regressão logística; Sucesso académico; Suporte familiar |
title_short |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! |
title_full |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! |
title_fullStr |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! |
title_full_unstemmed |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! |
title_sort |
Sucesso ou insucesso na matemática no final da escolaridade obrigatória, eis a questão! |
author |
Coelho, Joaquim Pinto |
author_facet |
Coelho, Joaquim Pinto Coelho, Joaquim Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Joaquim Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente; Ambiente escolar; Matemática; Regressão logística; Sucesso académico; Suporte familiar |
topic |
Adolescente; Ambiente escolar; Matemática; Regressão logística; Sucesso académico; Suporte familiar |
description |
O sucesso académico dos adolescentes na matemática está associado às suas características individuais, mas é influenciado pelas estruturas de apoio escolar e familiar (Gregory & Weinstein, 2004; Ma, 1997). Alunos de 11 escolas públicas, com idades entre os 12 e os 17 anos foram inquiridos através dum questionário baseado em itens seleccionados ou adaptados do questionário Health Behavior in School-Aged Children (WHO, 2002) e de outras fontes. As percepções dos alunos das relações com os seus pais, professores, colegas e sobre a sua carreira futura foram recolhidas e submetidas a uma análise das componentes principais. Uma regressão logística binária foi efectuada para determinar os factores preditivos do sucesso na matemática na escola. O género, o estatuto socioeconómico familiar, a identificação do aluno com a escola, o envolvimento dos pais com as actividades escolares, a aceitação do aluno dos/pelos colegas ou as relações afectiva e conflitual com o pai não se revelaram factores estatisticamente significativos para prever o sucesso na matemática. Uma relação conflituosa com a mãe, uma relação com os colegas caracterizada como agressor ou vítima e ser um aluno mais velho que os colegas são preditores estatisticamente significativos do insucesso. As elevadas expectativas de carreira do aluno, a nacionalidade e a relação afectuosa com a mãe são preditores estatisticamente significativos do sucesso na matemática. Uma relação professor/aluno estimulante mediada pelas estruturas de apoio familiar revelou-se igualmente um contribuinte positivo, sugerindo um papel particular da mãe, bem como dos professores para o sucesso do adolescente na matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.525 https://doi.org/10.14417/ap.525 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/525 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/525/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 663-678 Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 663-678 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822241790427660288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14417/ap.525 |