Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Davi Lucas Macedo Neves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Paulo Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1963
Resumo: É cada vez mais reconhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho decorre de um estudo que teve como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Educação Profissional na execução do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância que foi desenvolvido exclusivamente a assentados da Reforma Agrária na Superintendência Regional – 28 no Brasil. Este estudo analisou a implementação e execução do projeto sob o prisma da prática pedagógica do professor, das experiências dos alunos e da gestão. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativo, apresentada com a utilização de questionários semiestruturados aplicados aos professores, gestores e alunos vinculados ao curso. Após analisar os resultados com uma triangulação dos dados, percebemos que a utilização da Pedagogia da Alternância não é unânime entre os professores para sua execução. Dessa maneira, apesar de o Instituto ter planejado uma Pedagogia da Alternância Integrativa ou Formativa acabou executando uma Pedagogia da Alternância Justapositiva, o que não atende, pelo menos por completo, aos anseios do que foi planeado.
id RCAP_d874619c9b77720fe394dce2cf7eed2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltinaPedagogy of alternation and the role of the social educator (teachers and managers) to the challenges resulting from the implantation of field education at the federal institute of brasilia – campus planaltinaagentes sociais do campoeducação do campopedagogia da alternânciaagents of social changerural educationpedagogy of alternationÉ cada vez mais reconhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho decorre de um estudo que teve como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Educação Profissional na execução do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância que foi desenvolvido exclusivamente a assentados da Reforma Agrária na Superintendência Regional – 28 no Brasil. Este estudo analisou a implementação e execução do projeto sob o prisma da prática pedagógica do professor, das experiências dos alunos e da gestão. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativo, apresentada com a utilização de questionários semiestruturados aplicados aos professores, gestores e alunos vinculados ao curso. Após analisar os resultados com uma triangulação dos dados, percebemos que a utilização da Pedagogia da Alternância não é unânime entre os professores para sua execução. Dessa maneira, apesar de o Instituto ter planejado uma Pedagogia da Alternância Integrativa ou Formativa acabou executando uma Pedagogia da Alternância Justapositiva, o que não atende, pelo menos por completo, aos anseios do que foi planeado.It’s widely known the importance of the Pedagogy of Alternation to a Rural Education that takes into consideration the needs and previous knowledge from its students without disregarding the scientific knowledge that is necessary to their development. Thus, this research emerges from a study whose main goal was to identify and to analyse the Pedagogy of Alternation, the Rural Education and the Professional Education roles in the Agriculture Technical Course under the alternation regime which was developed exclusively to settlers from the Land Reform in the Regional Superintendence of Education – 28. This study analyzed the implementation and execution of this project regarding teacher’s pedagogical practice, students’ and school’s administration experiences. This is a qualitative research that used semi- structured questionnaires with teachers, school administrators and students from the course. After analyzing the results through data triangulation, we realized that the use of the Pedagogy of Alternation is not unanimous among teachers. So, even though the Institute has planned an integrating or formative Pedagogy of Alternation, it ended up executing a juxtaposed one, which does not meet, at least fully, the needs of what has been planned. Then, we propose some suggestions to improve the Pedagogy of Alternation implementation in the course regarded in this research considering the social education and community intervention perspective.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCruz, Davi Lucas Macedo NevesDias, Paulo Coelho2018-01-08T21:16:41Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1963porCruz,D. & Dias, P.(2017). Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina. Revista da UIIPS,5(3) 38-532182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:21Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:09.325323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
Pedagogy of alternation and the role of the social educator (teachers and managers) to the challenges resulting from the implantation of field education at the federal institute of brasilia – campus planaltina
title Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
spellingShingle Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
Cruz, Davi Lucas Macedo Neves
agentes sociais do campo
educação do campo
pedagogia da alternância
agents of social change
rural education
pedagogy of alternation
title_short Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
title_full Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
title_fullStr Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
title_full_unstemmed Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
title_sort Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
author Cruz, Davi Lucas Macedo Neves
author_facet Cruz, Davi Lucas Macedo Neves
Dias, Paulo Coelho
author_role author
author2 Dias, Paulo Coelho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Davi Lucas Macedo Neves
Dias, Paulo Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv agentes sociais do campo
educação do campo
pedagogia da alternância
agents of social change
rural education
pedagogy of alternation
topic agentes sociais do campo
educação do campo
pedagogia da alternância
agents of social change
rural education
pedagogy of alternation
description É cada vez mais reconhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho decorre de um estudo que teve como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Educação Profissional na execução do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância que foi desenvolvido exclusivamente a assentados da Reforma Agrária na Superintendência Regional – 28 no Brasil. Este estudo analisou a implementação e execução do projeto sob o prisma da prática pedagógica do professor, das experiências dos alunos e da gestão. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativo, apresentada com a utilização de questionários semiestruturados aplicados aos professores, gestores e alunos vinculados ao curso. Após analisar os resultados com uma triangulação dos dados, percebemos que a utilização da Pedagogia da Alternância não é unânime entre os professores para sua execução. Dessa maneira, apesar de o Instituto ter planejado uma Pedagogia da Alternância Integrativa ou Formativa acabou executando uma Pedagogia da Alternância Justapositiva, o que não atende, pelo menos por completo, aos anseios do que foi planeado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-08T21:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1963
url http://hdl.handle.net/10400.15/1963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cruz,D. & Dias, P.(2017). Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina. Revista da UIIPS,5(3) 38-53
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031231635456