Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Hugo Simões
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32877
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Dias Fontes da Costa.
id RCAP_d880659bcb203c8fe8022a37b7c8db34
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFmWord-of-mouthBrand equitySatisfação do consumidor e Intenção de compraDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Dias Fontes da Costa.Numa era em que a aproximação das relações com os consumidores é altamente valorizada como fator diferenciador, seria interessante mensurar e por consequência avaliar os resultados de algumas ações por parte das empresas. De alguma forma é difícil mensurar algo intangível, daí o desafio em usar um caso de estudo para servir de base a uma análise emocional relativamente aos consumidores. Neste caso, seria o movimento cultural/musical VodafoneFm (VFM) em que a transmissão dura há cinco anos em formato analógico e digital (internet). VodafoneFm entende-se como a seletividade musical apresentada em diversas formas de conteúdos: Rádio, Festivais, Concursos de bandas, Lançamento e Produção de álbuns discográficos. VodafoneFm trata-se de um conceito e não apenas de uma atividade em concreto por parte da marca. Tendo este exemplo como base de estudo, pretende-se avaliar o impacto no Brand Equity e Wordof- Mouth (WoM) recebido na Satisfação do consumidor. A consequência deste impacto irá ser medida sob o conceito Word of Mouth recebido, devido ao facto que grande parte da comunicação por parte da Vodafone e VodafoneFm (VFM) ser feita nas redes sociais, anúncios publicitários, e claro a exploração do conceito criado VFM. Word of Mouth (WoM) é diferente de outras fontes de informação, como publicidade em duas áreas: público que usualmente pensa no WoM como mais credibilidade e confiança, comparado com outros; e redes sociais usualmente aceitam WoM com maior agrado. (Liu, 2006; Banerjee, 1993; Brown e Reingen, 1987; Murray, 1991). Uma segunda fase do estudo será a avaliação da intenção de compra dos serviços VodafoneFm por parte de consumidores da Vodafone, testando e avaliando as dimensões do Brand Equity (Lealdade, Associação à marca, Qualidade percebida, Conhecimento da marca), WoM e Intenção de compra em ouvintes da VodafoneFm sendo ou não sendo consumidores do serviço Vodafone.nado com intenção, ou "perseguição" de uma marca adiciona valor nas intenções de compra globais (Porter, 1974). Estas relações entre as duas marcas mencionadas, têm como características intrínsecas em comum a imagem, intensidade e conteúdo muito próximas ou até mesmo iguais, pois trata-se de um caso de Co-branding. A mais-valia do estudo tem três vertentes: a académica, que permite a utilização de conceitos estabelecidos na literatura numa aplicação de caso e a vertente prática funcionando como ferramenta de apoio à potencial tomada de decisão, medir as influências sobre o consumidor, e essencialmente evoluir na melhoria continua nos relacionamentos entre consumidores e empresas por este tipo de análises e avaliações de determinadas estratégias.FEUC2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32877http://hdl.handle.net/10316/32877porFernandes, Hugo Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:00.933033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
title Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
spellingShingle Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
Fernandes, Hugo Simões
Word-of-mouth
Brand equity
Satisfação do consumidor e Intenção de compra
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
title_full Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
title_fullStr Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
title_full_unstemmed Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
title_sort Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra : estudo de caso de Co-branding : VodafoneFm
author Fernandes, Hugo Simões
author_facet Fernandes, Hugo Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Hugo Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Word-of-mouth
Brand equity
Satisfação do consumidor e Intenção de compra
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Word-of-mouth
Brand equity
Satisfação do consumidor e Intenção de compra
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Dias Fontes da Costa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32877
http://hdl.handle.net/10316/32877
url http://hdl.handle.net/10316/32877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133746125864960