Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2872 |
Resumo: | A evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer. |
id |
RCAP_d89614dd30fa41980180c52b3e719cd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o clienteOutsourcingPrestação de serviços -- Provision of servicesTestes de softwareCertificação de aplicaçõesRendering servicesSoftware testsCertification applicationsA evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer.The technological development of recent decades has caused widespread replacement or support to business processes through software applications. In response to these developments, software quality has become an increasingly important concern and therefore a professional application certification is needed. Taking into account what was said earlier, this dissertation will address the topic "advantages and / or disadvantages of outsourcing software testing services in the customers view." This project arose as part of the Masters in Information Technology and Management and the reason for the chosen topic was the author being presently involved in an outsourced software testing service. As a research methodology, a deductive study was used supported by semi-directive interviews. This study focused on two outsourcing application certification services in different companies. These interviews include clients Service Managers as well as company E‟s director for outsourcing services in Portugal. The objectives of this dissertation are identifying the main motivations and the possible advantages and/or risks for a customer of outsourced application certification services. The results showed that the main motivation of the client, in hiring this service is to ensure the quality of software which translates as one of the advantages gained. Another advantage is the accuracy and use of methodologies from the outsourcer. In this dissertation there were no disadvantages identified in the service rendered, however some of the difficulties encountered by the customer and the outsourcer are described.2011-08-12T08:58:13Z2011-08-12T00:00:00Z2011-08-122010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/2872porPereira, Vânia Marina Paulosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-08T01:25:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-08T01:25:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente |
title |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente |
spellingShingle |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente Pereira, Vânia Marina Paulos Outsourcing Prestação de serviços -- Provision of services Testes de software Certificação de aplicações Rendering services Software tests Certification applications |
title_short |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente |
title_full |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente |
title_fullStr |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente |
title_full_unstemmed |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente |
title_sort |
Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente |
author |
Pereira, Vânia Marina Paulos |
author_facet |
Pereira, Vânia Marina Paulos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vânia Marina Paulos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Outsourcing Prestação de serviços -- Provision of services Testes de software Certificação de aplicações Rendering services Software tests Certification applications |
topic |
Outsourcing Prestação de serviços -- Provision of services Testes de software Certificação de aplicações Rendering services Software tests Certification applications |
description |
A evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2011-08-12T08:58:13Z 2011-08-12T00:00:00Z 2011-08-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/2872 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/2872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546541445939200 |