Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vânia Marina Paulos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2872
Resumo: A evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer.
id RCAP_d89614dd30fa41980180c52b3e719cd2
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o clienteOutsourcingPrestação de serviços -- Provision of servicesTestes de softwareCertificação de aplicaçõesRendering servicesSoftware testsCertification applicationsA evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer.The technological development of recent decades has caused widespread replacement or support to business processes through software applications. In response to these developments, software quality has become an increasingly important concern and therefore a professional application certification is needed. Taking into account what was said earlier, this dissertation will address the topic "advantages and / or disadvantages of outsourcing software testing services in the customers view." This project arose as part of the Masters in Information Technology and Management and the reason for the chosen topic was the author being presently involved in an outsourced software testing service. As a research methodology, a deductive study was used supported by semi-directive interviews. This study focused on two outsourcing application certification services in different companies. These interviews include clients Service Managers as well as company E‟s director for outsourcing services in Portugal. The objectives of this dissertation are identifying the main motivations and the possible advantages and/or risks for a customer of outsourced application certification services. The results showed that the main motivation of the client, in hiring this service is to ensure the quality of software which translates as one of the advantages gained. Another advantage is the accuracy and use of methodologies from the outsourcer. In this dissertation there were no disadvantages identified in the service rendered, however some of the difficulties encountered by the customer and the outsourcer are described.2011-08-12T08:58:13Z2011-08-12T00:00:00Z2011-08-122010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/2872porPereira, Vânia Marina Paulosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-08T01:25:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-08T01:25:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
title Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
spellingShingle Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
Pereira, Vânia Marina Paulos
Outsourcing
Prestação de serviços -- Provision of services
Testes de software
Certificação de aplicações
Rendering services
Software tests
Certification applications
title_short Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
title_full Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
title_fullStr Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
title_full_unstemmed Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
title_sort Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente
author Pereira, Vânia Marina Paulos
author_facet Pereira, Vânia Marina Paulos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vânia Marina Paulos
dc.subject.por.fl_str_mv Outsourcing
Prestação de serviços -- Provision of services
Testes de software
Certificação de aplicações
Rendering services
Software tests
Certification applications
topic Outsourcing
Prestação de serviços -- Provision of services
Testes de software
Certificação de aplicações
Rendering services
Software tests
Certification applications
description A evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-08-12T08:58:13Z
2011-08-12T00:00:00Z
2011-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2872
url http://hdl.handle.net/10071/2872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546541445939200