«É a nossa casa e é sobre rodas»: autocaravanismo no Algarve: uma viagem exploratória com a sociologia positiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Teresa Isabel Anica Claro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18921
Resumo: As viagens em autocaravana são cada vez mais populares em diversos países e Portugal não é exceção. Um dos destinos de eleição dos milhares de autocaravanistas que viajam anualmente pelas estradas da Europa é a região do Algarve. Viajar em autocaravana é praticar uma forma de turismo que não depende das infraestruturas turísticas tradicionais. As pessoas viajam na sua «casa sobre rodas», dormem nas suas próprias camas e podem ser autossuficientes e independentes durante vários dias sem necessidade de interação com a sociedade envolvente. Esta forma de turismo apresenta uma franca tendência de crescimento que se relaciona, entre outros aspetos, com o aumento da esperança média de vida da população ocidental e com as condições de reforma sobretudo da geração baby boomer. Contudo a modalidade começa a ter cada vez mais expressão entre os jovens, num movimento que se tem popularizado nas redes sociais através, por exemplo, do #vanlife. O principal objetivo deste trabalho foi o de aprofundar o conhecimento sobre este fenómeno, ainda pouco estudado na região, mas que tem potencial para se tornar um segmento turístico não sazonal expressivo. A investigação partiu de três questões fundamentais: Quais as motivações que impulsionam as pessoas a viajar em autocaravana? Quais as características principais desta modalidade de viagem e dos seus participantes? Quais as perceções e sentimentos de bem estar e de felicidade espoletados através da viagem em autocaravana? Através de uma metodologia qualitativa com base em observação etnográfica e participante e com a realização de entrevistas semiestruturadas a autocaravanistas de doze nacionalidades diferentes que se encontravam em viagem por diversas localidades do Algarve, procuramos conhecer os significados que as pessoas atribuem às suas ações e experiências. De acordo com a natureza da modalidade, a aplicação de metodologias móveis (o investigador movimenta-se com o objeto de estudo), visitando várias localidades em diferentes alturas do ano, revelou-se fundamental para conhecer melhor aspetos distintivos destes viajantes assim como da expressão regional do autocaravanismo. A base teórica para esta análise foi a Sociologia Positiva (Stebbins, 2009), ou seja, o estudo do lado recompensador da vida e daquilo que as pessoas fazem de forma a tornar as suas vidas mais felizes e realizadas. Contudo, tratando-se de um estudo no âmbito do turismo e das novas mobilidades conceitos como reflexividade, estilo de vida e identidade revelaram-se fundamentais para a compreensão deste fenómeno da modernidade tardia. O autocaravanismo é enquadrado neste trabalho como uma modalidade de «lazer sério», capaz de proporcionar uma carreira de lazer, bem estar, qualidade de vida e a experiência do estado de flow (Csikszentmihalyi, 2008) aos seus participantes. As motivações para aderir à modalidade distribuem-se por três classes principais (intrapessoais, sociofamiliares e extrapessoais). Os entusiastas da modalidade apresentam um estilo de vida minimalista assente no gosto pela natureza e numa forma mais lenta de viajar através da qual valorizam cada momento da viagem e da paisagem. Uma vez que as mobilidades implicam fricções não só físicas como sociais (Cresswell, 2010), são também apresentados alguns constrangimentos (entre gentes e territórios) que podem inibir uma fruição plena da viagem. Com base na amostra de autocaravanistas e no quadro teórico escolhido, é proposta uma tipologia de viajantes em autocaravana no Algarve.
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Esta forma de turismo apresenta uma franca tendência de crescimento que se relaciona, entre outros aspetos, com o aumento da esperança média de vida da população ocidental e com as condições de reforma sobretudo da geração baby boomer. Contudo a modalidade começa a ter cada vez mais expressão entre os jovens, num movimento que se tem popularizado nas redes sociais através, por exemplo, do #vanlife. O principal objetivo deste trabalho foi o de aprofundar o conhecimento sobre este fenómeno, ainda pouco estudado na região, mas que tem potencial para se tornar um segmento turístico não sazonal expressivo. A investigação partiu de três questões fundamentais: Quais as motivações que impulsionam as pessoas a viajar em autocaravana? Quais as características principais desta modalidade de viagem e dos seus participantes? Quais as perceções e sentimentos de bem estar e de felicidade espoletados através da viagem em autocaravana? Através de uma metodologia qualitativa com base em observação etnográfica e participante e com a realização de entrevistas semiestruturadas a autocaravanistas de doze nacionalidades diferentes que se encontravam em viagem por diversas localidades do Algarve, procuramos conhecer os significados que as pessoas atribuem às suas ações e experiências. De acordo com a natureza da modalidade, a aplicação de metodologias móveis (o investigador movimenta-se com o objeto de estudo), visitando várias localidades em diferentes alturas do ano, revelou-se fundamental para conhecer melhor aspetos distintivos destes viajantes assim como da expressão regional do autocaravanismo. A base teórica para esta análise foi a Sociologia Positiva (Stebbins, 2009), ou seja, o estudo do lado recompensador da vida e daquilo que as pessoas fazem de forma a tornar as suas vidas mais felizes e realizadas. Contudo, tratando-se de um estudo no âmbito do turismo e das novas mobilidades conceitos como reflexividade, estilo de vida e identidade revelaram-se fundamentais para a compreensão deste fenómeno da modernidade tardia. O autocaravanismo é enquadrado neste trabalho como uma modalidade de «lazer sério», capaz de proporcionar uma carreira de lazer, bem estar, qualidade de vida e a experiência do estado de flow (Csikszentmihalyi, 2008) aos seus participantes. As motivações para aderir à modalidade distribuem-se por três classes principais (intrapessoais, sociofamiliares e extrapessoais). Os entusiastas da modalidade apresentam um estilo de vida minimalista assente no gosto pela natureza e numa forma mais lenta de viajar através da qual valorizam cada momento da viagem e da paisagem. Uma vez que as mobilidades implicam fricções não só físicas como sociais (Cresswell, 2010), são também apresentados alguns constrangimentos (entre gentes e territórios) que podem inibir uma fruição plena da viagem. Com base na amostra de autocaravanistas e no quadro teórico escolhido, é proposta uma tipologia de viajantes em autocaravana no Algarve.Motorhome trips are increasingly popular in many countries and Portugal is no exception. One of the destinations of choice for the thousands of motorhomes who travel annually along the roads of Europe is the Algarve region. Traveling in a motorhome is practicing a form of tourism that does not depend on traditional tourist infrastructure. People travel in their “house on wheels”, sleep in their own beds and can be self-sufficient and independent for several days without needing to interact with the surrounding society. This form of tourism shows a clear growth trend that is related, among other things, to the increase in the average life expectancy of the western population and to the retirement conditions, especially of the baby boomer generation. However, this way of travel is starting to have more and more expression among young people, in a movement that has become popular on social networks through, for example, #vanlife. The main objective of this work was to deepen the knowledge about this phenomenon, still little studied in the region, but which has the potential to become an expressive non-seasonal tourist segment. The investigation started from three fundamental questions: What are the motivations that drive people to travel in motorhomes? What are the main characteristics of this type of travel and its participants? What are the perceptions and feelings of well-being and happiness triggered by traveling in a motorhome? Through a qualitative methodology based on ethnographic and participant observation and conducting semi-structured interviews with motorhome travelers from twelve different nationalities who were traveling through different locations in the Algarve, we sought to know the meanings that people attribute to their actions and experiences. According to the nature of the modality, the application of mobile methodologies (the researcher moves with the object of study), visiting various locations at different times of the year, proved to be fundamental to better understand the distinctive aspects of these travelers as well as the regional expression of motorhome traveling. The theoretical basis for this analysis was Positive Sociology (Stebbins, 2009), that is, the study of the rewarding side of life and what people do in order to make their lives happier and more fulfilled. However, in the case of a study in the field of tourism and new mobilities, concepts such as reflexivity, lifestyle and identity proved to be fundamental for the understanding of this phenomenon of late modernity. Motorhome traveling is framed in this work as a modality of «serious leisure», capable of providing a career of leisure, well-being, quality of life and the experience of the state of flow (Csikszentmihalyi, 2008) to its participants. The motivations for joining the modality are divided into three main classes (intrapersonal, family related and extrapersonal). Enthusiasts have a minimalist lifestyle based on a taste for nature and a slower way of traveling through which they value every moment of the trip and the landscape. Since mobilities imply not only physical but social frictions (Cresswell, 2010), some constraints (between people and territories) that can inhibit full enjoyment of the trip are also presented. Based on the sample of motorhome travelers and the theoretical framework chosen, a typology of motorhome travelers in the Algarve is proposed.Marques, João FilipeSapientiaRodrigues, Teresa Isabel Anica Claro2023-01-24T19:22:56Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18921TID:203072464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:18Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:37.548747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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