Fatores associados e distúrbios do sono mais frequentes em estudantes universitários: Revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa de Carvalho Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Renata Meira Véras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e695
Resumo: Introdução: Os distúrbios do sono afetam a qualidade de vida em três níveis, curto, médio e longo prazo. Os estudantes universitários são grupos propícios as alterações na qualidade do sono, pois convivem com a privação do sono, dentre outros fatores como ansiedade, estresse, o uso excessivo de redes sociais, telefone celular e televisão. A importância do sono para os graduandos torna-se evidente diante das consequências que a má qualidade do sono pode provocar, além disso permitirá aos profissionais das áreas de educação e saúde criarem programas que promovam e estimulem rotinas com consequências benéficas aos discentes. Objetivos: Revisar a literatura sobre os distúrbios do sono mais frequentes em estudantes universitários e os fatores de associados ao sono. Métodos: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi realizada em dezembro de 2021, nas bases de periódicos eletrônicos PubMed e Periódicos CAPES. O recorte temporal compreendeu o período de 2017 a 2021. Ao final, foram selecionados 20 artigos para compor essa revisão. Resultados: Em relação aos principais distúrbios do sono dos graduados, ao principal desfecho encontrado nos estudos foram sono insuficiente, latência longa, despertares noturnos, sonolência diurna excessiva, insônia e transtorno da fase sono-vigília atrasada. Fatores que são modificáveis e não modificáveis para ocorrência de distúrbios do sono, como também foram também encontrados fatores de proteção, que podem amenizar a ocorrência de distúrbios do sono. Conclusões: O número de artigos incluídos na revisão mostrou que ao longo dos cinco anos o interesse em pesquisar sobre a temática vem aumentando. Mesmo assim ainda há necessidade de mais empenho dos pesquisadores para entender quais fatores estão associados a redução do número de horas de sono e como a sociedade e universidade contribui para essa prática de aumento das horas de vigília e redução das horas de sono.
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spelling Fatores associados e distúrbios do sono mais frequentes em estudantes universitários: Revisão integrativaAssociated factors and more frequent sleep disorders in university students: Integrative reviewSleep disordersUniversity studentsSleepDistúrbios do sonoEstudantes universitáriosSonoIntrodução: Os distúrbios do sono afetam a qualidade de vida em três níveis, curto, médio e longo prazo. Os estudantes universitários são grupos propícios as alterações na qualidade do sono, pois convivem com a privação do sono, dentre outros fatores como ansiedade, estresse, o uso excessivo de redes sociais, telefone celular e televisão. A importância do sono para os graduandos torna-se evidente diante das consequências que a má qualidade do sono pode provocar, além disso permitirá aos profissionais das áreas de educação e saúde criarem programas que promovam e estimulem rotinas com consequências benéficas aos discentes. Objetivos: Revisar a literatura sobre os distúrbios do sono mais frequentes em estudantes universitários e os fatores de associados ao sono. Métodos: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi realizada em dezembro de 2021, nas bases de periódicos eletrônicos PubMed e Periódicos CAPES. O recorte temporal compreendeu o período de 2017 a 2021. Ao final, foram selecionados 20 artigos para compor essa revisão. Resultados: Em relação aos principais distúrbios do sono dos graduados, ao principal desfecho encontrado nos estudos foram sono insuficiente, latência longa, despertares noturnos, sonolência diurna excessiva, insônia e transtorno da fase sono-vigília atrasada. Fatores que são modificáveis e não modificáveis para ocorrência de distúrbios do sono, como também foram também encontrados fatores de proteção, que podem amenizar a ocorrência de distúrbios do sono. Conclusões: O número de artigos incluídos na revisão mostrou que ao longo dos cinco anos o interesse em pesquisar sobre a temática vem aumentando. Mesmo assim ainda há necessidade de mais empenho dos pesquisadores para entender quais fatores estão associados a redução do número de horas de sono e como a sociedade e universidade contribui para essa prática de aumento das horas de vigília e redução das horas de sono.Introduction: Sleep disorders affect quality of life on three levels, short, medium and long term. University students are groups prone to changes in sleep quality, as they live with sleep deprivation, among other factors such as anxiety, stress, excessive use of social networks, cell phones and television. The importance of sleep for undergraduates becomes evident in the face of the consequences that poor sleep quality can cause, in addition to allowing professionals in the areas of education and health to create programs that promote and encourage routines with beneficial consequences for students. Objectives: To review the literature on the most frequent sleep disorders in university students and the factors associated with sleep. Methods: This study is a systematic review. The search was performed in December 2021, in the electronic journals PubMed and CAPES journals. The time frame comprised the period from 2017 to 2021. In the end, 20 articles were selected to compose this review. Results: Regarding the main sleep disorders of undergraduates, the main outcomes found in the studies were insufficient sleep, long latency, nocturnal awakenings, excessive daytime sleepiness, insomnia and delayed sleep-wake phase disorder. Factors that are modifiable and non-modifiable for the occurrence of sleep disorders, as well as protective factors that can mitigate the occurrence of sleep disorders. Conclusions: The number of articles included in the review showed that over the five years the interest in researching the subject has been increasing. Even so, there is still a need for more effort from researchers to understand which factors are associated with reduced hours of sleep and how society and universities contribute to this practice of increasing waking hours and reducing sleep hours.Ludomedia2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e695https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e695New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e695New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e695New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e6952184-777010.36367/ntqr.13.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/695https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/695/695Larissa de Carvalho SilveiraRenata Meira Vérasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:48Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:30.252109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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