Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/148377 |
Resumo: | As mudanças que a sociedade portuguesa sofreu nas últimas décadas convergiram numa heterogeneidade sociocultural e linguística cada vez maior nas escolas. Houve, por isso, uma necessidade de introduzir no currículo nacional o Português Língua Não Materna (PLNM), de maneira a garantir o acesso a condições didáticas e pedagógicas que permitam ter em conta a diversidade e as necessidades individuais dos alunos recém-chegados ao sistema educativo nacional, proporcionando equidade no acesso ao currículo e sucesso educativo. Neste contexto, a falta de materiais didáticos diversificados e de qualidade, as dificuldades na operacionalização do que está disposto, assim como a escassez de docentes com competências específicas para acompanhar os discentes, revelam-se uma barreira para o ensino/aprendizagem. Esta dissertação tem como propósito apresentar uma proposta para a abordagem do texto literário no ensino do PLNM, para o nível B1, através da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, colmatando a ausência de materiais didáticos para contextos de imersão, dando um papel à literatura no ensino de PLNM e usando uma obra de autoria lusófona, diversificando o leque de autores utilizados. No primeiro capítulo, é definido o conceito e discutido e analisado o panorama do PLNM, as suas limitações e perspetivas futuras. No capítulo seguinte, é discutido o uso da literatura no ensino de línguas não maternas (LNM) e, no terceiro capítulo, são apresentadas a obra e uma proposta de unidade didática. |
id |
RCAP_d8ae488475b3f0e947d7053e2ea468e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/148377 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não MaternaPolítica educativaIntegraçãoPLNMContexto de imersãoDidatização do texto literárioEducation policyIntegrationImmersion contextTeaching literatureDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasAs mudanças que a sociedade portuguesa sofreu nas últimas décadas convergiram numa heterogeneidade sociocultural e linguística cada vez maior nas escolas. Houve, por isso, uma necessidade de introduzir no currículo nacional o Português Língua Não Materna (PLNM), de maneira a garantir o acesso a condições didáticas e pedagógicas que permitam ter em conta a diversidade e as necessidades individuais dos alunos recém-chegados ao sistema educativo nacional, proporcionando equidade no acesso ao currículo e sucesso educativo. Neste contexto, a falta de materiais didáticos diversificados e de qualidade, as dificuldades na operacionalização do que está disposto, assim como a escassez de docentes com competências específicas para acompanhar os discentes, revelam-se uma barreira para o ensino/aprendizagem. Esta dissertação tem como propósito apresentar uma proposta para a abordagem do texto literário no ensino do PLNM, para o nível B1, através da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, colmatando a ausência de materiais didáticos para contextos de imersão, dando um papel à literatura no ensino de PLNM e usando uma obra de autoria lusófona, diversificando o leque de autores utilizados. No primeiro capítulo, é definido o conceito e discutido e analisado o panorama do PLNM, as suas limitações e perspetivas futuras. No capítulo seguinte, é discutido o uso da literatura no ensino de línguas não maternas (LNM) e, no terceiro capítulo, são apresentadas a obra e uma proposta de unidade didática.The changes that the Portuguese society has undergone in recent decades have led to an increasing sociocultural and linguistic heterogeneity in schools. There was, therefore, a need to introduce Portuguese as a Non-Native Language (PLNM) into the national curriculum, to guarantee access to learning and pedagogical conditions that allow the diversity and individual needs of students who are newcomers to the national educational system. In this context, the lack of diversified and quality learning materials, the difficulties in the operationalization of what is issued by the government, as well as the scarcity of teachers with specific skills to accompany the students, prove to be a barrier to teaching/learning. The purpose of this dissertation is to present a proposal for the approach of the literary text in the teaching of PLNM, for the B1 level, through the book Ynari: A menina das cinco tranças, by Ondjaki, filling the absence of learning materials for immersion contexts, giving a role for literature in the teaching of PLNM and using a work of Lusophony authorship, diversifying the range of authors used. In the first chapter, the concept is defined and the PLNM panorama, its limitations and future perspectives are discussed and analyzed. In the next chapter, the use of literature in the teaching of non-native languages (NNL) is discussed and, in the third chapter, the book and a proposal for a learning unit are presented.Albino, Susete da Conceição CostaRUNCorreia, Bárbara Corcino2023-01-30T16:33:26Z2022-11-252022-09-292022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148377TID:203111303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:29:47Zoai:run.unl.pt:10362/148377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:20.292428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna |
title |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna |
spellingShingle |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna Correia, Bárbara Corcino Política educativa Integração PLNM Contexto de imersão Didatização do texto literário Education policy Integration Immersion context Teaching literature Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna |
title_full |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna |
title_fullStr |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna |
title_full_unstemmed |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna |
title_sort |
Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna |
author |
Correia, Bárbara Corcino |
author_facet |
Correia, Bárbara Corcino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albino, Susete da Conceição Costa RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Bárbara Corcino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educativa Integração PLNM Contexto de imersão Didatização do texto literário Education policy Integration Immersion context Teaching literature Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Política educativa Integração PLNM Contexto de imersão Didatização do texto literário Education policy Integration Immersion context Teaching literature Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
As mudanças que a sociedade portuguesa sofreu nas últimas décadas convergiram numa heterogeneidade sociocultural e linguística cada vez maior nas escolas. Houve, por isso, uma necessidade de introduzir no currículo nacional o Português Língua Não Materna (PLNM), de maneira a garantir o acesso a condições didáticas e pedagógicas que permitam ter em conta a diversidade e as necessidades individuais dos alunos recém-chegados ao sistema educativo nacional, proporcionando equidade no acesso ao currículo e sucesso educativo. Neste contexto, a falta de materiais didáticos diversificados e de qualidade, as dificuldades na operacionalização do que está disposto, assim como a escassez de docentes com competências específicas para acompanhar os discentes, revelam-se uma barreira para o ensino/aprendizagem. Esta dissertação tem como propósito apresentar uma proposta para a abordagem do texto literário no ensino do PLNM, para o nível B1, através da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, colmatando a ausência de materiais didáticos para contextos de imersão, dando um papel à literatura no ensino de PLNM e usando uma obra de autoria lusófona, diversificando o leque de autores utilizados. No primeiro capítulo, é definido o conceito e discutido e analisado o panorama do PLNM, as suas limitações e perspetivas futuras. No capítulo seguinte, é discutido o uso da literatura no ensino de línguas não maternas (LNM) e, no terceiro capítulo, são apresentadas a obra e uma proposta de unidade didática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 2022-09-29 2022-11-25T00:00:00Z 2023-01-30T16:33:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/148377 TID:203111303 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/148377 |
identifier_str_mv |
TID:203111303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138123887673344 |