O Perfil do turista na Região da Beira Interior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3109 |
Resumo: | O turismo, é uma das principais actividades produtivas, sendo um sector chave para a economia portuguesa. No entanto, a actividade turística em Portugal, está a sofrer uma série de mudanças devido à saturação de certos mercados emissores, o aparecimento de novos destinos turísticos e o amadurecimento dos destinos que oferecem o produto “sol e praia”. Desta forma, há a necessidade de desenvolver novos pólos turísticos, como o caso da Beira Interior, zona esta que pelo seu conteúdo turístico específico e distinto, justifica a sua criação para o desenvolvimento do mercado nacional e internacional. Assim, pretendeu-se com esta investigação desenhar o perfil do turista que visita a Região da Beira Interior. Para tal, e com o intuito de formar diversos segmentos de mercado para a Região, foi elaborada uma Análise de Clusters tendo por base as variáveis comportamentais e demográficas, com o objectivo de facilitar o posicionamento do produto/serviço e a comunicação dos seus atributos. Desta forma, e após a análise dos dados concluiu-se que os turistas que visitam a Região, são maioritariamente Portugueses, provenientes do distrito de Lisboa, havendo uma percentagem relativa de turistas Espanhóis. Sendo as “Férias/Lazer” o principal motivo de visita à Região, estes não deixam de evidenciar que a “falta de acessos/estradas em mau estado” e a “falta de actividades turísticas e de infra-estruturas hoteleiras”, possam ser um fracasso para a Região. Contudo, gostam de “Passear pela Natureza”, considerando-a um dos aspectos mais positivos da Região da Beira Interior. A vinda de tais turistas à Região, é resultado da satisfação/bem-estar que a Região lhes propicia, bem como pelo facto de a mesma estar a corresponder às suas expectativas. Demonstram intenção de voltar a visitá-la e aconselhá-la a amigos e conhecidos como destino turístico. Para que o futuro da Região da Beira Interior seja ambicioso, deve fomentar-se o aumento de uma oferta de qualidade, melhorar as acessibilidades, e criar uma imagem mais forte junto dos clientes cada vez mais exigentes. |
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O Perfil do turista na Região da Beira InteriorMercado Turístico - SegmentaçãoTurismo - Beira InteriorO turismo, é uma das principais actividades produtivas, sendo um sector chave para a economia portuguesa. No entanto, a actividade turística em Portugal, está a sofrer uma série de mudanças devido à saturação de certos mercados emissores, o aparecimento de novos destinos turísticos e o amadurecimento dos destinos que oferecem o produto “sol e praia”. Desta forma, há a necessidade de desenvolver novos pólos turísticos, como o caso da Beira Interior, zona esta que pelo seu conteúdo turístico específico e distinto, justifica a sua criação para o desenvolvimento do mercado nacional e internacional. Assim, pretendeu-se com esta investigação desenhar o perfil do turista que visita a Região da Beira Interior. Para tal, e com o intuito de formar diversos segmentos de mercado para a Região, foi elaborada uma Análise de Clusters tendo por base as variáveis comportamentais e demográficas, com o objectivo de facilitar o posicionamento do produto/serviço e a comunicação dos seus atributos. Desta forma, e após a análise dos dados concluiu-se que os turistas que visitam a Região, são maioritariamente Portugueses, provenientes do distrito de Lisboa, havendo uma percentagem relativa de turistas Espanhóis. Sendo as “Férias/Lazer” o principal motivo de visita à Região, estes não deixam de evidenciar que a “falta de acessos/estradas em mau estado” e a “falta de actividades turísticas e de infra-estruturas hoteleiras”, possam ser um fracasso para a Região. Contudo, gostam de “Passear pela Natureza”, considerando-a um dos aspectos mais positivos da Região da Beira Interior. A vinda de tais turistas à Região, é resultado da satisfação/bem-estar que a Região lhes propicia, bem como pelo facto de a mesma estar a corresponder às suas expectativas. Demonstram intenção de voltar a visitá-la e aconselhá-la a amigos e conhecidos como destino turístico. Para que o futuro da Região da Beira Interior seja ambicioso, deve fomentar-se o aumento de uma oferta de qualidade, melhorar as acessibilidades, e criar uma imagem mais forte junto dos clientes cada vez mais exigentes.The tourism, is one of the main productive activity, being a sector key for the portuguese economy. However, the tourist activity in Portugal, is it suffer a series of changes due to the saturation of certain issuing markets, the appearance of new tourist fate and the ripeness of the fate that offer the product "sun and beach". In this way, there is the need of develop new tourist poles, as the case of the Beira Interior, zone this that by his specific tourist content and distinct, justifies to its creation for the development of the international and national market. Like this, we intend with this research, design the tourist profile that visits the Beira Interior Region. For such, and with the design of form diverse segments of market for the Region, was elaborate an Cluster Analysis having for base the behavioural variables and demographic variables, with the objective of facilitate the positioning of the product/service and the communication of his attributes. In this way, and after analysis of the facts concluded that the tourists that visit the Region, there are in its majority Portuguese, originating from the district of Lisbon, having a relative percentage of Spanish tourists. Being the "Vacation/Leisure" the main motive of visit to the Region, these do not leave of show up that to "absence of accesses/bad roads" and to "absence of touristic activities and of hotel infrastructures", can be a failure for the Region. However, like to “Walk for the Nature”, considering it one of the most positive aspects of the Beira Interior Region. To coming of such tourists to the Region, is result by the satisfaction/wellness that the Region provides, as well like by the fact of the same one to be corresponding to its expectations. They show intention of come back to visit her and advise her to friends and known as tourist fate. For that the future of the Beira Interior Region be ambitious, should provide itself the increase of the offering of quality, improve the accessibilities, and create an image more strong acordingly with more demanding clients.Alves, Helena Maria BaptistauBibliorumPimpão, Amanda Raquel Moreira2015-02-26T18:20:23Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:37.358262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O turismo, é uma das principais actividades produtivas, sendo um sector chave para a economia portuguesa. No entanto, a actividade turística em Portugal, está a sofrer uma série de mudanças devido à saturação de certos mercados emissores, o aparecimento de novos destinos turísticos e o amadurecimento dos destinos que oferecem o produto “sol e praia”. Desta forma, há a necessidade de desenvolver novos pólos turísticos, como o caso da Beira Interior, zona esta que pelo seu conteúdo turístico específico e distinto, justifica a sua criação para o desenvolvimento do mercado nacional e internacional. Assim, pretendeu-se com esta investigação desenhar o perfil do turista que visita a Região da Beira Interior. Para tal, e com o intuito de formar diversos segmentos de mercado para a Região, foi elaborada uma Análise de Clusters tendo por base as variáveis comportamentais e demográficas, com o objectivo de facilitar o posicionamento do produto/serviço e a comunicação dos seus atributos. Desta forma, e após a análise dos dados concluiu-se que os turistas que visitam a Região, são maioritariamente Portugueses, provenientes do distrito de Lisboa, havendo uma percentagem relativa de turistas Espanhóis. Sendo as “Férias/Lazer” o principal motivo de visita à Região, estes não deixam de evidenciar que a “falta de acessos/estradas em mau estado” e a “falta de actividades turísticas e de infra-estruturas hoteleiras”, possam ser um fracasso para a Região. Contudo, gostam de “Passear pela Natureza”, considerando-a um dos aspectos mais positivos da Região da Beira Interior. A vinda de tais turistas à Região, é resultado da satisfação/bem-estar que a Região lhes propicia, bem como pelo facto de a mesma estar a corresponder às suas expectativas. Demonstram intenção de voltar a visitá-la e aconselhá-la a amigos e conhecidos como destino turístico. Para que o futuro da Região da Beira Interior seja ambicioso, deve fomentar-se o aumento de uma oferta de qualidade, melhorar as acessibilidades, e criar uma imagem mais forte junto dos clientes cada vez mais exigentes. |
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