Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adriana Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11470
Resumo: Apesar da eficácia da psicoterapia estar já bem documentada são ainda muitos os estudos que mostram que a intervenção psicológica nem sempre resulta em resultados positivos para um número considerável de clientes (Lambert, 2013). A partir de uma revisão meta-analítica acerca do sistema de garantia da qualidade da psicoterapia, Shimokawa, Lambert e Smart (2010) concluem existir evidência que apoia a eficácia das intervenções baseadas no feedback formal dos clientes, especialmente para os clientes que não estão a progredir como o esperado. Assim sendo, o nosso estudo pretende comparar se existem diferenças entre os resultados de dois grupos de clientes, os que desistiram da intervenção e os que continuaram em acompanhamento, relativamente à forma como avaliam os resultados (Outcome Rating Scale, ORS; Miller, Ducan, Sparks & Claud (2003) e a sessão (Session Rating Scale, SRS; Ducan, Miller, Sparks & Reynolds, 2003). Para isso realizamos um estudo de natureza descritiva e inferencial, a partir de uma amostra de conveniência constituída por clientes de todas as faixas etárias que, durante o período compreendido entre setembro de 2020 e junho 2021 com um total de 27 clientes, com idades compreendidas entre os 8 e os 68 anos, sendo 85,2% do sexo feminino e 14,8% do sexo masculino. Destes participantes, 17 continuaram em acompanhamento e 10 fizeram dropout. Quanto aos resultados finais do objetivo desta investigação, foi possível concluir que efetivamente os clientes apresentavam resultados bastantes baixos quanto ao bemestar (ORS), e valores animadores quanto à sessão (SRS), mas, quando comparamos o resultado dos dois grupos é possível afirmar que, o feedback formal fornecido pelos participantes/clientes que desistiram, quanto aos resultados (ORS) e quanto à sessão (SRS), não apresentou diferenças estatisticamente significativas em comparação com os participantes/clientes que deram continuidade na intervenção, assim sendo, o feedback formal do cliente na 1º sessão não parece ser uma variável relevante na forma como o cliente progride em psicoterapia.
id RCAP_d8c6d69874f752f8548afde65cba09c3
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/11470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratórioPsicoterapiaDropoutSistemas de feedbackPCOMSPsychotherapyFeedback systemsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaApesar da eficácia da psicoterapia estar já bem documentada são ainda muitos os estudos que mostram que a intervenção psicológica nem sempre resulta em resultados positivos para um número considerável de clientes (Lambert, 2013). A partir de uma revisão meta-analítica acerca do sistema de garantia da qualidade da psicoterapia, Shimokawa, Lambert e Smart (2010) concluem existir evidência que apoia a eficácia das intervenções baseadas no feedback formal dos clientes, especialmente para os clientes que não estão a progredir como o esperado. Assim sendo, o nosso estudo pretende comparar se existem diferenças entre os resultados de dois grupos de clientes, os que desistiram da intervenção e os que continuaram em acompanhamento, relativamente à forma como avaliam os resultados (Outcome Rating Scale, ORS; Miller, Ducan, Sparks & Claud (2003) e a sessão (Session Rating Scale, SRS; Ducan, Miller, Sparks & Reynolds, 2003). Para isso realizamos um estudo de natureza descritiva e inferencial, a partir de uma amostra de conveniência constituída por clientes de todas as faixas etárias que, durante o período compreendido entre setembro de 2020 e junho 2021 com um total de 27 clientes, com idades compreendidas entre os 8 e os 68 anos, sendo 85,2% do sexo feminino e 14,8% do sexo masculino. Destes participantes, 17 continuaram em acompanhamento e 10 fizeram dropout. Quanto aos resultados finais do objetivo desta investigação, foi possível concluir que efetivamente os clientes apresentavam resultados bastantes baixos quanto ao bemestar (ORS), e valores animadores quanto à sessão (SRS), mas, quando comparamos o resultado dos dois grupos é possível afirmar que, o feedback formal fornecido pelos participantes/clientes que desistiram, quanto aos resultados (ORS) e quanto à sessão (SRS), não apresentou diferenças estatisticamente significativas em comparação com os participantes/clientes que deram continuidade na intervenção, assim sendo, o feedback formal do cliente na 1º sessão não parece ser uma variável relevante na forma como o cliente progride em psicoterapia.Although the effectiveness of psychotherapy is already well documented, there are still many studies that show thar psychological intervention does not always result in positive results for a considerable number of clients (Lambert, 2013). From a metaanalytic review of the psychotherapy quality assurance system, Shimokawa, Lambert, and Smart (2010) conclude that there is evidence supporting the effectiveness of interventions based on formal client feedback, especially for clients who are not progress as expected. Therefore, our study aims to compare whether there are differences between the results of two groups of clients, those who dropped out of the intervention and those who remained in follow-up, regarding the way they evaluate the results (Outcome Rating Scale, ORS; Miller, Ducan, Sparks & Claud (2003) and the session (Session Rating Scale, SRS; Ducan, Miller, Sparks & Reynolds, 2003). For this, we carried out a descriptive and inferential study, based on a convenience sample consisting of customers of all age groups who, during the period between September 2020 and June 2021 with a total of 27 customers, aged between 8 and 68 years old, being 85.2% female and 14.8% male. Of these participants, 17 continued to be followed up and 10 dropped out. As for the final results of the objective of this investigation, it was possible to conclude that the clients actually presented very low results regarding well-being (ORS), and encouraging values regarding the session (SRS), but when we compare the results of the two groups it is possible affirm that the formal feedback provided by the participants/clients who dropped out, regarding the results (ORS) and regarding the session (SRS), did not present statistically significant differences compared to the participants/clients who continued the intervention, therefore, the Formal feedback from the client in the 1st session does not seem to be a relevant variable in how the client progresses in psychotherapy.Alves, SóniaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLima, Adriana Raquel Ferreira2023-01-17T17:01:34Z2022-12-192022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11470pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-24T02:01:46Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:34.660713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
title Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
spellingShingle Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
Lima, Adriana Raquel Ferreira
Psicoterapia
Dropout
Sistemas de feedback
PCOMS
Psychotherapy
Feedback systems
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
title_full Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
title_fullStr Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
title_full_unstemmed Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
title_sort Feedback formal do cliente na 1ª sessão e continuidade do acompanhamento psicológico: estudo exploratório
author Lima, Adriana Raquel Ferreira
author_facet Lima, Adriana Raquel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Sónia
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Adriana Raquel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicoterapia
Dropout
Sistemas de feedback
PCOMS
Psychotherapy
Feedback systems
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Psicoterapia
Dropout
Sistemas de feedback
PCOMS
Psychotherapy
Feedback systems
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Apesar da eficácia da psicoterapia estar já bem documentada são ainda muitos os estudos que mostram que a intervenção psicológica nem sempre resulta em resultados positivos para um número considerável de clientes (Lambert, 2013). A partir de uma revisão meta-analítica acerca do sistema de garantia da qualidade da psicoterapia, Shimokawa, Lambert e Smart (2010) concluem existir evidência que apoia a eficácia das intervenções baseadas no feedback formal dos clientes, especialmente para os clientes que não estão a progredir como o esperado. Assim sendo, o nosso estudo pretende comparar se existem diferenças entre os resultados de dois grupos de clientes, os que desistiram da intervenção e os que continuaram em acompanhamento, relativamente à forma como avaliam os resultados (Outcome Rating Scale, ORS; Miller, Ducan, Sparks & Claud (2003) e a sessão (Session Rating Scale, SRS; Ducan, Miller, Sparks & Reynolds, 2003). Para isso realizamos um estudo de natureza descritiva e inferencial, a partir de uma amostra de conveniência constituída por clientes de todas as faixas etárias que, durante o período compreendido entre setembro de 2020 e junho 2021 com um total de 27 clientes, com idades compreendidas entre os 8 e os 68 anos, sendo 85,2% do sexo feminino e 14,8% do sexo masculino. Destes participantes, 17 continuaram em acompanhamento e 10 fizeram dropout. Quanto aos resultados finais do objetivo desta investigação, foi possível concluir que efetivamente os clientes apresentavam resultados bastantes baixos quanto ao bemestar (ORS), e valores animadores quanto à sessão (SRS), mas, quando comparamos o resultado dos dois grupos é possível afirmar que, o feedback formal fornecido pelos participantes/clientes que desistiram, quanto aos resultados (ORS) e quanto à sessão (SRS), não apresentou diferenças estatisticamente significativas em comparação com os participantes/clientes que deram continuidade na intervenção, assim sendo, o feedback formal do cliente na 1º sessão não parece ser uma variável relevante na forma como o cliente progride em psicoterapia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-12-19T00:00:00Z
2023-01-17T17:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/11470
url http://hdl.handle.net/10284/11470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130927274655744