Avaliação de alternativas: Percepções sobre o produto em ambiente comercial online vs offline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pucci, Thais Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/25306
Resumo: Devido à constante evolução que se tem notado nas tecnologias e na influência da internet em ambiente comercial, que reflete na dinâmica do comportamento de compra, propõe-se a abordagem da avaliação de produtos e a possível influência que canais de compra distintos (online e in-store) podem exercer nos consumidores. Para testar a existência de diferentes perceções dos produtos durante esta fase do processo de compra, foram realizadas entrevistas com profissionais da área e inquéritos com 464 portugueses sobre sua perspectiva acerca dos produtos quando comprados em ambiente online e in-store. Os resultados indicaram que o preço é um dos principais influenciadores durante a compra em ambos os canais, sendo superado apenas pelas imagens e fotografias dos produtos em compras online. Dentre as variáveis do canal in-store, a experiência sensorial destacou-se como característica diferenciadora e em ambiente eletrónico as informações e descrições técnicas aliadas às imagens mostraram-se importantes características na análise das alternativas disponíveis. Por sua vez, a participação dos vendedores foi considerada pouco relevante e produtos que possuem vídeo e demonstrações foram considerados mais relevantes durante a avaliação de alternativas em ambos os canais. Os resultados sugerem que existe receio por parte dos consumidores sobre o desempenho de produtos comprados no canal online, e que o tempo disponível para a compra in-store é escasso em comparação à compra online.
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