Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristina Albano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20035
Resumo: No âmbito da unidade curricular Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, o presente relatório tem como objetivo descrever e refletir o trabalho desenvolvido no estágio profissionalizante durante o ano letivo 2017/2018. O estágio foi realizado na Associação Crescer com Sentido, onde foram acompanhados 24 casos com idades compreendidas entre os 9 meses e os 18 anos. Da população atendida, 4 crianças (3 com desenvolvimento típico e 1 com atraso global do desenvolvimento) e 1 jovem com multideficiência foram acompanhadas em intervenção psicomotora individual; 19 crianças formaram um grupo ao qual se aplicou um programa de promoção de competências sociais; e, deste grupo, 1 criança com atraso global do desenvolvimento também recebeu apoio psicopedagógico. Para todos os casos são apresentados os processos de intervenção bem como as fundamentações teóricas associadas.
id RCAP_d8e88908f7f66a87de412654920236b1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com SentidoApoio psicopedagógicoAssociação Crescer com SentidoAvaliaçãoDesenvolvimento infantilEstágioEstudo de casoIntervenção psicomotoraPerturbações do desenvolvimentoPromoção de competências sociaisAssociação Crescer com SentidoCase studyChild developmentDevelopmental disordersEvaluationInternshipPsychomotor interventionPsychopedagogical supportPromotion of social skillsDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasNo âmbito da unidade curricular Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, o presente relatório tem como objetivo descrever e refletir o trabalho desenvolvido no estágio profissionalizante durante o ano letivo 2017/2018. O estágio foi realizado na Associação Crescer com Sentido, onde foram acompanhados 24 casos com idades compreendidas entre os 9 meses e os 18 anos. Da população atendida, 4 crianças (3 com desenvolvimento típico e 1 com atraso global do desenvolvimento) e 1 jovem com multideficiência foram acompanhadas em intervenção psicomotora individual; 19 crianças formaram um grupo ao qual se aplicou um programa de promoção de competências sociais; e, deste grupo, 1 criança com atraso global do desenvolvimento também recebeu apoio psicopedagógico. Para todos os casos são apresentados os processos de intervenção bem como as fundamentações teóricas associadas.Within the scope of the curricular unit of Deepening of Professional Competences of the second year of the Master in Psychomotor Rehabilitation of the Faculty of Human Motricity in the University of Lisbon, this report aims to describe and reflect the work developed in the vocational training during the academic year 2017/2018. The internship was held at the Associação Crescer com Sentido, where 24 cases were followed between the ages of 9 months and 18 years. Of the population served, 4 children (3 with typical development and 1 with global developmental delay) and 1 with multideficienc, were individually monitored in psychomotor intervention; 19 children formed the group to which a social skills promotion program was implemented; and from this group, 1 child with development delay also received psychopedagogical support. For all cases the intervention processes as well as the associated theoretical bases are presented.Cruz, Vítor Manuel Lourenço daRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Cristina Albano2020-04-24T13:05:09Z2019-01-312019-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20035TID:202448533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:51.272259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
title Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
spellingShingle Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
Rodrigues, Cristina Albano
Apoio psicopedagógico
Associação Crescer com Sentido
Avaliação
Desenvolvimento infantil
Estágio
Estudo de caso
Intervenção psicomotora
Perturbações do desenvolvimento
Promoção de competências sociais
Associação Crescer com Sentido
Case study
Child development
Developmental disorders
Evaluation
Internship
Psychomotor intervention
Psychopedagogical support
Promotion of social skills
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
title_full Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
title_fullStr Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
title_full_unstemmed Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
title_sort Intervenção psicomotora na promoção do desenvolvimento infantil e nas perturbações do desenvolvimento na Associação Crescer com Sentido
author Rodrigues, Cristina Albano
author_facet Rodrigues, Cristina Albano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristina Albano
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio psicopedagógico
Associação Crescer com Sentido
Avaliação
Desenvolvimento infantil
Estágio
Estudo de caso
Intervenção psicomotora
Perturbações do desenvolvimento
Promoção de competências sociais
Associação Crescer com Sentido
Case study
Child development
Developmental disorders
Evaluation
Internship
Psychomotor intervention
Psychopedagogical support
Promotion of social skills
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Apoio psicopedagógico
Associação Crescer com Sentido
Avaliação
Desenvolvimento infantil
Estágio
Estudo de caso
Intervenção psicomotora
Perturbações do desenvolvimento
Promoção de competências sociais
Associação Crescer com Sentido
Case study
Child development
Developmental disorders
Evaluation
Internship
Psychomotor intervention
Psychopedagogical support
Promotion of social skills
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description No âmbito da unidade curricular Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, o presente relatório tem como objetivo descrever e refletir o trabalho desenvolvido no estágio profissionalizante durante o ano letivo 2017/2018. O estágio foi realizado na Associação Crescer com Sentido, onde foram acompanhados 24 casos com idades compreendidas entre os 9 meses e os 18 anos. Da população atendida, 4 crianças (3 com desenvolvimento típico e 1 com atraso global do desenvolvimento) e 1 jovem com multideficiência foram acompanhadas em intervenção psicomotora individual; 19 crianças formaram um grupo ao qual se aplicou um programa de promoção de competências sociais; e, deste grupo, 1 criança com atraso global do desenvolvimento também recebeu apoio psicopedagógico. Para todos os casos são apresentados os processos de intervenção bem como as fundamentações teóricas associadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-31
2019-01-31T00:00:00Z
2020-04-24T13:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20035
TID:202448533
url http://hdl.handle.net/10400.5/20035
identifier_str_mv TID:202448533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131140435476480