O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nelson Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29343
Resumo: Dissertação de mestrado em Finanças
id RCAP_d8f3c38d21bbb95af5a8ad28c32ec3fd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29343
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações336.76Dissertação de mestrado em FinançasO presente estudo pretende analisar o impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações, nomeadamente se ocorrem rendibilidades anormais para os seus acionistas quando a empresa efetue o anúncio de lançamento de um produto ou de vários produtos. Os estudos anteriormente efetuados noutros sectores apontavam para uma expetativa de ocorrência de rendibilidades anormais significativas na janela de evento [-1;+1]. Esta expetativa acentuava-se ainda mais considerando o setor em que a Apple, Inc. se insere, já que muitos dos anúncios que a empresa faz são para divulgação de anúncios de novos produtos e muitas vezes faz lançamento de múltiplos produtos no mesmo anúncio. Aplicando-se a metodologia de estudo de eventos, foram recolhidos os dados da Apple, Inc. e de alguns concorrentes, sendo que os resultados obtidos mostram que o dia do evento é o único dia em que a Apple, Inc. apresenta rendibilidades anormais estatisticamente significativas, as quais não se mostram estatisticamente significativas quando utilizados testes não paramétricos mais robustos. No que respeita ao tipo de anúncios, verificamos a existência de rendibilidades anormais estatisticamente significativas no dia do evento nos anúncios múltiplos. Relativamente aos anúncios simples, também foram identificadas rendibilidades anormais estatisticamente significativas, no entanto, estas não se mostram estatisticamente significativas quando utilizados testes não paramétricos mais robustos (Corrado Rank Test). Algumas explicações podem ser avançadas para justificar a não ocorrência de rendibilidades anormais estatisticamente significativas no Corrado Rank Test, como sendo a antecipação dos anúncios por parte dos investidores, a grande dimensão da empresa e o mercado competitivo em que se insere.This study intends to analyze the impact of Apple Inc. new product launches in its company's shares, more specifically if there are abnormal profits to the shareholders when the company announces the launch of one or more new products. Studies in other sectors have pointed to the expectation of the occurrence of significant abnormal profits in the event window [-1;+1]. This is more accentuated in Apple Inc.'s. industry, since most of the company´s announcements are of new product launches and even multiple product launches are announced at the same time. Applying event study methodology, data of Apple Inc.´s and its competitor's events has been gathered and the results obtained show that the only day that Apple presents statistically significant abnormal profits is the day of the announcement itself, but this is not statistically significant when non parametric more sophisticated tests are applied (Corrado Rank Test). In regards of types of announcements, statistically abnormal profits have been verified in the announcement day of multiple events. In regards to simple announcements, statistically abnormal profits have also been identified; however these are not statistically significant when non parametric tests are employed. Some explanations may be advanced to justify the non-occurrence of statistically abnormal profits in the Corrado Rank Test, as the anticipation of the announcements by the investors, the large dimension of the company and the competitive market in which it´s implanted.Areal, NelsonUniversidade do MinhoPereira, Nelson Araújo20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29343por201083191info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:00.176938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
title O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
spellingShingle O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
Pereira, Nelson Araújo
336.76
title_short O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
title_full O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
title_fullStr O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
title_full_unstemmed O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
title_sort O impacto do lançamento de novos produtos da Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações
author Pereira, Nelson Araújo
author_facet Pereira, Nelson Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Areal, Nelson
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nelson Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv 336.76
topic 336.76
description Dissertação de mestrado em Finanças
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29343
url http://hdl.handle.net/1822/29343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201083191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133096302346240