O consumidor na era da comunicação digital: o caso do podcast
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/9036 |
Resumo: | A presente dissertação tem como tema principal o Consumidor da Era da Comunicação Digital. Os meios de consumo de informação e entretenimento mudaram completamente num curto espaço de tempo. Não só com o aparecimento da internet, mas também com o evoluir da web (Aghaei, 2012; Monteiro et al., 2014), a consequente alteração do próprio consumidor (Kotler e Keller, 2006), um novo entendimento da teoria do uso e gratificação (Fu e Hsu, 2019), a explosão de acesso a uma enorme fatia da população mundial (Rosling, 2019) em termos tenológicos e todas as revoluções deste campo, com profundas consequências de alteração do consumo de informação e entretenimento (Deloitte, 2019, 2020; Edison Research, 2017, 2018, 2019, 2020a; Reuters, 2019a, 2019b, 2020a, 2020b). De entre todos os meios disponíveis para tal, existe um, ao contrário de muitos outros meios de comunicação, que potenciou espaço para conversas genuínas e fluidas com os convidados: o Podcast. A junção entre uma pesquisa de design exploratório, que objetivou desenvolver e esclarecer conceitos e ideias relacionados com a área do consumo digital e do Podcast, através de uma revisão da literatura mais atual, e de uma entrevista semiestruturada, fornecedora de dados qualitativos relevantes, e uma pesquisa de design descritivo, pré-planeada e construída com base na informação recolhida e estudada, que permitiu a análise de dados dados quantitativos de 246 questionários válidos, conduziram a várias conclusões. O smartphone é o mais utilizado dispositivo de acesso a meios digitais e o espaço casa, seguido do local de trabalho e os tempos de espera, são os mais comuns para as práticas de interação com estes meios. Uma percentagem de 88,6% de inquiridos sabe o que é um Podcast e 46,3% é consumidor. O início da utilização deste meio foi, maioritariamente iniciada entre 3 e 1 ano atrás. O perfil do consumidor de Podcasts é cada vez mais homogéneo. O facto de este ser fonte de conhecimento e relaxamento e permitir o multitasking e a portabilidade é determinantes para o seu sucesso. |
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O consumidor na era da comunicação digital: o caso do podcastComunicação digitalPodcastConsumidorDigital communicationPodcastConsumerDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação tem como tema principal o Consumidor da Era da Comunicação Digital. Os meios de consumo de informação e entretenimento mudaram completamente num curto espaço de tempo. Não só com o aparecimento da internet, mas também com o evoluir da web (Aghaei, 2012; Monteiro et al., 2014), a consequente alteração do próprio consumidor (Kotler e Keller, 2006), um novo entendimento da teoria do uso e gratificação (Fu e Hsu, 2019), a explosão de acesso a uma enorme fatia da população mundial (Rosling, 2019) em termos tenológicos e todas as revoluções deste campo, com profundas consequências de alteração do consumo de informação e entretenimento (Deloitte, 2019, 2020; Edison Research, 2017, 2018, 2019, 2020a; Reuters, 2019a, 2019b, 2020a, 2020b). De entre todos os meios disponíveis para tal, existe um, ao contrário de muitos outros meios de comunicação, que potenciou espaço para conversas genuínas e fluidas com os convidados: o Podcast. A junção entre uma pesquisa de design exploratório, que objetivou desenvolver e esclarecer conceitos e ideias relacionados com a área do consumo digital e do Podcast, através de uma revisão da literatura mais atual, e de uma entrevista semiestruturada, fornecedora de dados qualitativos relevantes, e uma pesquisa de design descritivo, pré-planeada e construída com base na informação recolhida e estudada, que permitiu a análise de dados dados quantitativos de 246 questionários válidos, conduziram a várias conclusões. O smartphone é o mais utilizado dispositivo de acesso a meios digitais e o espaço casa, seguido do local de trabalho e os tempos de espera, são os mais comuns para as práticas de interação com estes meios. Uma percentagem de 88,6% de inquiridos sabe o que é um Podcast e 46,3% é consumidor. O início da utilização deste meio foi, maioritariamente iniciada entre 3 e 1 ano atrás. O perfil do consumidor de Podcasts é cada vez mais homogéneo. O facto de este ser fonte de conhecimento e relaxamento e permitir o multitasking e a portabilidade é determinantes para o seu sucesso.The main focus of this dissertation is the Consumer of the Digital Communication Era. The means for information and entertainment consumption have dramatically changed in a short period of time. Not only with Internet’s invention, but also with the web’s evolution (Aghaei, 2012; Monteiro et al., 2014), with a consequent change of the consumer himself (Kotler and Keller, 2006), new understandings of the uses and gratification theory (Fu and Hsu, 2019), an explosion of access to technology and all other revolutions in this fields to a huge slice of the world population (Rosling, 2019), had profound consequences to information and entertainment consumption (Deloitte, 2019, 2020; Edison Research, 2017, 2018, 2019, 2020a; Reuters, 2019a, 2019b, 2020a, 2020b). Among all the available means for this, there is one, unlike many others means of communication, which enhances space for genuine, fluid conversations with the guests: The Podcast. A combination of exploratory design research, which aimed to develop and clarify digital consumption and Podcast related concepts and ideas, by reviewing the most recent literature, and a semi-structured interview, providing relevant qualitative data, and a descriptive design research, pre-planned and built based on information collected and studied, which allowed the analysis of quantitative data provided by 246 valid questionnaires, lead to several conclusions. The smartphone is the most widely used device for accessing digital media, and home, the workplace and waiting times, are the most common places/situations for media interaction practices. An 88.6% of respondents know what a Podcast is and 46.3% are consumers. The Podcast adoption by the consumer was mostly done between 3 and 1 year ago. The Podcast consumer profile is increasingly homogeneous. The fact that this means provides a source for knowledge and relaxation and also allow for multitasking and portability is decisive for its success.Salazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinheiro, Luís Daniel Rodrigues2020-10-09T09:34:31Z2020-10-082020-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9036TID:202724344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:03:01Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:54.653910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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