A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Aline Cristina Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26494
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_d92b3ba2cb0f05e99703b903af49dd77
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitáriosInteligência EmocionalResiliênciaDesempenho EscolarEnsino SuperiorEmotional IntelligenceResilienceSchool PerformanceHigher EducationMestrado Bolonha em Gestão de Recursos HumanosO ingresso no ensino superior é visto como uma das transições mais importantes na vida de qualquer estudante, caracterizada por várias modificações ao nível pessoal e académico, onde uma má adaptação à nova realidade pode resultar em situações de insucesso. Em contraste, uma boa adaptação às novas exigências e situações decorrentes desta fase é preditiva de um bom desempenho académico por parte dos estudantes. Dois dos processos mais importantes para adaptação a novas situações ao nível psicológico, e com implicações no âmbito académico, são a Inteligência Emocional e a Resiliência. Assim, para a presente investigação colocou-se como objetivo geral analisar a influência da Inteligência Emocional e da Resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários. Para tal, desenvolveu-se um estudo exploratório de carácter quantitativo, com a aplicação de um questionário online a uma amostra de 233 estudantes, tendo como base o estudo sobre Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ) para medir a dimensão da Inteligência Emocional, e a Escala de Resiliência de Gail Wagnild para medir a dimensão da Resiliência. Deste modo, recorreu-se a medidas de estatística descritiva e estatística inferencial, nomeadamente, o Alfa de Cronbach, o coeficiente de correlação de Pearson e a Regressão Linear Múltipla. Constatamos através dos resultados que os estudantes são competentes, com autodisciplina, com perceção emocional, virados para a resolução de problemas e capazes de lidar com as suas próprias emoções. Relativamente às hipóteses estudadas, confirmamos a hipótese 4 e contestamos a hipótese 1. Todavia, confirmamos, mesmo que parcialmente, as hipóteses 2 e 3, uma vez que apenas um dos preditores era estatisticamente significativo. Com estes resultados concluímos que, apesar de nem todas as subdimensões da Inteligência Emocional e da Resiliência influenciarem diretamente o desempenho académico dos estudantes universitários, ambas as variáveis se encontram positivamente correlacionadas, destacando-se as subdimensões “Perceção Emocional” e “Autodisciplina” que revelaram serem preditores significativos do desempenho escolar.Admission to higher education is seen as one of the most important transitions in the life of any student, characterized by several personal and academic modifications, where a poor adaptation to the new reality may result in situations of failure. In contrast, a good adaptation to the new demands and situations arising from this phase is predictive of good academic performance on the part of the students. Two of the most important processes for adaptation to new situations at psychological level, and with implications in the academic field are Emotional Intelligence and Resilience. Thus, the general objective of this research was to analyze the influence of Emotional Intelligence and Resilience on the academic success of university students. To this end, an exploratory study of quantitative nature was developed, with the application of an online questionnaire to a sample of 233 students, based on the Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ) to measure the Emotional Intelligence dimension, and the Gail Wagnild Resilience Scale to measure the Resilience dimension. Thus, descriptive statistics and inferential statistics were used, namely Cronbach's Alpha, Pearson's correlation coefficient and Multiple Linear Regression. Through the results, we found that the students are competent, with self-discipline, emotional perception, focused on problem solving and able to deal with their own emotions. Regarding the hypotheses studied, we confirm hypothesis 4 and contest hypothesis 1. However, we confirmed even if partially, hypotheses 2 and 3 since only one of the predictors was statistically significant. With these results we conclude that although not all the subdimensions of Emotional Intelligence and Resilience directly influence the academic performance of university students, both variables are positively correlated with emphasis on the subdimensions "Emotional Perception" and "Self-discipline" that revealed to be significant predictors of academic success.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesRepositório da Universidade de LisboaSerpa, Aline Cristina Nunes2023-06-19T00:30:21Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26494porSerpa, Aline Cristina Nunes (2022). “A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-25T01:30:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:08.129880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
title A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
spellingShingle A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
Serpa, Aline Cristina Nunes
Inteligência Emocional
Resiliência
Desempenho Escolar
Ensino Superior
Emotional Intelligence
Resilience
School Performance
Higher Education
title_short A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
title_full A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
title_fullStr A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
title_full_unstemmed A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
title_sort A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
author Serpa, Aline Cristina Nunes
author_facet Serpa, Aline Cristina Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa, Aline Cristina Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Emocional
Resiliência
Desempenho Escolar
Ensino Superior
Emotional Intelligence
Resilience
School Performance
Higher Education
topic Inteligência Emocional
Resiliência
Desempenho Escolar
Ensino Superior
Emotional Intelligence
Resilience
School Performance
Higher Education
description Mestrado Bolonha em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-06-19T00:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26494
url http://hdl.handle.net/10400.5/26494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Serpa, Aline Cristina Nunes (2022). “A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131197871226880