A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26494 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão de Recursos Humanos |
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A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitáriosInteligência EmocionalResiliênciaDesempenho EscolarEnsino SuperiorEmotional IntelligenceResilienceSchool PerformanceHigher EducationMestrado Bolonha em Gestão de Recursos HumanosO ingresso no ensino superior é visto como uma das transições mais importantes na vida de qualquer estudante, caracterizada por várias modificações ao nível pessoal e académico, onde uma má adaptação à nova realidade pode resultar em situações de insucesso. Em contraste, uma boa adaptação às novas exigências e situações decorrentes desta fase é preditiva de um bom desempenho académico por parte dos estudantes. Dois dos processos mais importantes para adaptação a novas situações ao nível psicológico, e com implicações no âmbito académico, são a Inteligência Emocional e a Resiliência. Assim, para a presente investigação colocou-se como objetivo geral analisar a influência da Inteligência Emocional e da Resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários. Para tal, desenvolveu-se um estudo exploratório de carácter quantitativo, com a aplicação de um questionário online a uma amostra de 233 estudantes, tendo como base o estudo sobre Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ) para medir a dimensão da Inteligência Emocional, e a Escala de Resiliência de Gail Wagnild para medir a dimensão da Resiliência. Deste modo, recorreu-se a medidas de estatística descritiva e estatística inferencial, nomeadamente, o Alfa de Cronbach, o coeficiente de correlação de Pearson e a Regressão Linear Múltipla. Constatamos através dos resultados que os estudantes são competentes, com autodisciplina, com perceção emocional, virados para a resolução de problemas e capazes de lidar com as suas próprias emoções. Relativamente às hipóteses estudadas, confirmamos a hipótese 4 e contestamos a hipótese 1. Todavia, confirmamos, mesmo que parcialmente, as hipóteses 2 e 3, uma vez que apenas um dos preditores era estatisticamente significativo. Com estes resultados concluímos que, apesar de nem todas as subdimensões da Inteligência Emocional e da Resiliência influenciarem diretamente o desempenho académico dos estudantes universitários, ambas as variáveis se encontram positivamente correlacionadas, destacando-se as subdimensões “Perceção Emocional” e “Autodisciplina” que revelaram serem preditores significativos do desempenho escolar.Admission to higher education is seen as one of the most important transitions in the life of any student, characterized by several personal and academic modifications, where a poor adaptation to the new reality may result in situations of failure. In contrast, a good adaptation to the new demands and situations arising from this phase is predictive of good academic performance on the part of the students. Two of the most important processes for adaptation to new situations at psychological level, and with implications in the academic field are Emotional Intelligence and Resilience. Thus, the general objective of this research was to analyze the influence of Emotional Intelligence and Resilience on the academic success of university students. To this end, an exploratory study of quantitative nature was developed, with the application of an online questionnaire to a sample of 233 students, based on the Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ) to measure the Emotional Intelligence dimension, and the Gail Wagnild Resilience Scale to measure the Resilience dimension. Thus, descriptive statistics and inferential statistics were used, namely Cronbach's Alpha, Pearson's correlation coefficient and Multiple Linear Regression. Through the results, we found that the students are competent, with self-discipline, emotional perception, focused on problem solving and able to deal with their own emotions. Regarding the hypotheses studied, we confirm hypothesis 4 and contest hypothesis 1. However, we confirmed even if partially, hypotheses 2 and 3 since only one of the predictors was statistically significant. With these results we conclude that although not all the subdimensions of Emotional Intelligence and Resilience directly influence the academic performance of university students, both variables are positively correlated with emphasis on the subdimensions "Emotional Perception" and "Self-discipline" that revealed to be significant predictors of academic success.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesRepositório da Universidade de LisboaSerpa, Aline Cristina Nunes2023-06-19T00:30:21Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26494porSerpa, Aline Cristina Nunes (2022). “A influência da inteligência emocional e da resiliência no desempenho escolar dos estudantes universitários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-25T01:30:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:08.129880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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