Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9377 |
Resumo: | Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música |
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Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacionalBioeducaçãoEducaçãoConservatório de Música de CascaisNovo paradigmaProcesso ensino-aprendizagemBioeducationEducationSchoolNew paradigmTeaching-learning processEscolaRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - O Conservatório de Música de Cascais, enquanto escola de música cooperativa e particular, foi oficialmente reconhecido, em 2008, como a primeira escola oficial no ensino de música no concelho de Cascais. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere, tem apresentado, ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e relações protocolares com variadas instituições do concelho. Neste contexto, uma das principais ofertas educativas, em regime integrado, assenta na articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular – Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. A prática pedagógica a que reporta este relatório, foi desenvolvida no âmbito de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de Violoncelo a três alunos de níveis diferentes, do ensino especializado de música (2º, 4º e 6º graus). Além do trabalho observado, em contexto de estágio, ao longo do ano, as conclusões finais oferecem um espaço para reflexão no que diz respeito ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à contextualização do ensino. Neste relatório de estágio elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a explanação das práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes actividades e das problemáticas que surgiram no decurso do estágio. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se uma análise crítica da prática docente, que permitiu identificar aspectos positivos e menos positivos, que possam, assim, ser melhorados no futuro.Resumo II (Projecto Investigação) - A sociedade actual tem vindo a passar por tempos de profundas mudanças e muito se tem questionado sobre uma certa incoerência entre as práticas docentes e os seus objectivos. A maneira como a Educação e a Ciência são percebidas na sociedade parece estar em descompasso com o ritmo que a nova realidade nos impõe. Desta forma, o autor convoca-nos, pois, a partir da sua percepção, a pensar numa escola diferente, na qual os alunos não sejam meras páginas em branco. Na procura de um novo direccionamento, este projecto de investigação discute alguns desafios da didáctica na educação e sugere uma profunda reflexão sobre a necessidade de revisão dos modos de ensinar e aprender. Dentro deste panorama, procuramos fazer uma investigação teórica sobre os paradigmas que, mais, influenciaram as práticas pedagógicas nas escolas e perceber a importância da implementação de um novo paradigma educacional – Bioeducação. Por fim, foi levado a cabo um questionário, procurando aferir quais as práticas e métodos de ensino utilizados pela generalidade dos professores no Ensino Artístico Especializado de Música. Os resultados obtidos foram contextualizados de acordo com a investigação sobre os princípios pedagógicos. Desejamos que esta investigação abra caminho a novas reflexões e suscite novas discussões, desafiando a educação contemporânea a pensar em novas metodologias, face a uma eventual crise dos paradigmas educacionais.Abstract I - Pedagogical Practice - Conservatório de Música de Cascais, as a cooperative and private music school, was officially recognized, in 2008, as the first official school in music teaching in the municipality of Cascais. Given the circumstances of the social and political context in which it is inserted, they have presented over the years a series of new opportunities and protocolary relations with several institutions of the council. In this context, one of the main educational programs, under an integrated system, is based on the pedagogical and logistic articulation between the conservatory and a regular school - Frei Gonçalo de Azevedo Secondary School. The pedagogical practice concerning this report was developed during an internship, teaching three students of different levels, enrolled in the specialized music education (2nd, 4th and 6th degree). In addition to the work observed in the internship’s context throughout the year, the final conclusions offer a space for reflection concerning the social framework of music in its pedagogical aspect and the contextualization of teaching. In this internship’s report a characterization of the school and the students has been drawn up as well as an explanation of the educational practices that were developed, presenting a description of the different activities and problems that occurred during the internship. Following the results obtained, a critical analysis of the teaching practice has been made, allowing us to identify positive and less positive aspects that can be improved in the future.Abstract II – Research - Today’s society has been going through times of profound changes and a lot of discussion has been ongoing about a certain incoherence between teaching practices and their objectives. The way Education and Science have been perceived in the society seems to be out of step with the rhythm that the new reality demand on us. Therefore, the school must become a responsible place in a way these issues can be addressed and reflected. Searching for a new direction, this research project discusses some challenges of didactical educational approaches and proposes a deep reflection on the need to review the ways of teaching and learning. From this perspective, we seek to make a theoretical investigation about the paradigms that influenced the pedagogical approaches in schools and to understand the importance of the implementation of a new educational paradigm - Bioeducation. Lastly, a questionnaire was addressed in order to assess which are the practices and teaching methods that most teachers use in Specialized Music Education. The results obtained were contextualized according to the research on pedagogical principles. We hope that this research will open a door to new reflections and new discussions, challenging contemporary education to think of new methodologies in the face of an eventual crisis of educational paradigms.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMouradian, LevonRCIPLCosta, Fernando José Castro Monteiro2019-01-31T09:10:23Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9377TID:202162478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:57.669893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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