O livro enquanto objecto experimental. Exploração da publicação com base nas convenções da forma códex

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Joana de Passos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3743
Resumo: O livro tornou-se um objecto basilar e prestigioso quando o pensamos enquanto suporte no qual a arte e o design executam os seus discursos e actividades. Concebido dentro de um contexto contemporâneo pode manifestar-se como um vulgar depósito de imagens e palavras mas também enquanto espaço de acção e criação. Este suporte comunicante material e palpável é um espaço cujas possibilidades de experimentação entre questões formais, semânticas e as suas inter-relações são infindáveis. O universo de vicissitudes do livro difunde-se e conquista um espaço próprio no meio independente. A solo ou em pequenos colectivos é assumido e partilhado o papel de autor, editor, designer, produtor e publicador em simultâneo para a concepção e construção daquilo que é a publicação independente. É neste âmbito subversivo, que este medium é explorado, e por vezes desconstruído, enquanto espaço e portador de significados, no qual todos os elementos e as mais ínfimas particularidades formam um objecto singular inserido numa cultura paralela, o que induz também a uma postura política e social no seu tipo de mercado, levando à exploração da produção e distribuição da publicação. No seguimento das convicções que conduzem à percepção do livro como um todo, o presente trabalho assume-se, em suma, como um projecto de compreensão do medium e da sua concepção dentro do meio independente. Este possui um carácter experimental dando origem a diversos ensaios editoriais e visuais nos quais, a par do decorrer da investigação, o leitor manipula o objecto e explora livremente inúmeras possibilidades concedidas em virtude da experimentação realizada tendo como princípio a composição visual e códigos estruturais que fazem parte de um conjunto de processos essencialmente inerentes à constituição da forma convencional do objecto: o códex.
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