Quais os canais de distribuição que melhor se adequam às necessidades do segmento sénior?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Pedro Manuel Dias Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8492
Resumo: Na atual conjuntura de mudanças demográficas, o envelhecimento da população é uma realidade indisfarçável. Neste contexto, o tema desta tese versa sobre uma das variáveis do marketing-mix, a distribuição, mais concretamente sobre os canais de distribuição que, de forma mais eficiente, endereçam as necessidades dos seniores. Desta forma, foi definido como objetivo a análise de três canais de distribuição (on-line, telefónico e presencial) e a forma como estes se adaptam às necessidades e expectativas do segmento sénior, aquando da aquisição de produtos de caráter tecnológico. Atendendo à heterogeneidade da população sénior portuguesa e de acordo com a análise qualitativa dos dados obtidos, foram identificados quatro perfis de seniores que posteriormente foram observados em função do seu comportamento enquanto consumidores e participantes no processo de decisão de compra, a sua relação com a tecnologia e a avaliação da abordagem dos diferentes canais. Este estudo pretende contribuir para chamar a atenção das empresas sobre a importância deste segmento em constante crescimento, por forma incluírem na estratégia dos seus canais de distribuição a satisfação das necessidades dos seniores. De uma forma geral, os resultados obtidos confirmam a diversidade do comportamento dos seniores enquanto consumidores, assim como no nível de participação dos mesmos no processo de decisão de compra. Todavia, comprovou-se a destacada preferência dos seniores pelo canal presencial, as lojas e pelo seu atendimento personalizado. O canal on-line é apenas utilizado para pesquisar a informação necessária para a tomada de decisão de compra e o canal telefónico nunca é considerado.
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