Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : as mesas sensoriais de milho e água na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Joana Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1874
Resumo: O presente relatório constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens efetuadas no âmbito da prática de ensino supervisionada. As dinamizações, em grupo e individuais, realizadas em contextos de Educação Pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico e as respectivas reflexões permitiram a construção de conhecimento fundamentais ao desempenho profissional. O trabalho de investigação, realizado num jardim de infância, foi de natureza qualitativo, consistindo num estudo exploratório sobre os contributos das mesas sensoriais no desenvolvimento de crianças dos 3 aos 5 anos. O enquadramento teórico incidiu sobre a importância do jogo e os jogos sensoriais, considerando as mesas sensórias como espaço de atividades sensoriais. Para a prossecução dos objetivos da investigação foram construídas duas mesas sensoriais e selecionados um conjunto de materiais, que foram explorados pelas crianças de forma autónoma. Os resultados do estudo foram recolhidos através de filmagens e de notas de campo, sendo analisados de forma descritiva, tendo em conta um conjunto de indicadores. A análise dos resultados permitiu demonstrar que as mesas sensoriais, de milho e água, oferecem às crianças entre os 3 e os 5 anos oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de conteúdos. Assim, foi possível constatar, por exemplo, situações de cooperação, partilha, jogo simbólico, resolução de problemas, de criatividade, de desenvolvimento da motricidade fina, do equilíbrio de objectos, da coordenação óculo-manual, da linguagem oral, da noção de número, da classificação , da flutuação em água e das sensações.
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