O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47034 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_d949ee81c1abbf4ab9377026faee8c07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motionAplicações informáticasAprendizagemComunicaçãoEnsino-aprendizagemMultimédiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Informática, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e descreve o projeto de intervenção que foi implementado na prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária Padre António Vieira, do Agrupamento de Escolas de Alvalade, numa turma de 12º ano do Curso Científico-Humanístico, de Ciências e Tecnologias. O projeto de intervenção foi planeado e definido de acordo com os objetivos apresentados no Programa da disciplina de Aplicações Informáticas B assim como as Aprendizagens Essenciais de Aplicações Informáticas B e ocorreu no Domínio 2: Introdução à Multimédia e mais concretamente no Subdomínio 2.3. Tipos de media dinâmicos – Vídeo, Áudio e Animação. A intervenção decorreu durante 19 aulas de 45 minutos. Incidiu em conteúdos de animação stop-motion e pretendeu desenvolver o conhecimento técnico e científico dos alunos, através da criação de um produto multimédia. A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto foi a Aprendizagem Baseada em Projetos - Project Based Learning (PjBL), privilegiando assim a reflexão e raciocínio do aluno, num ambiente colaborativo e de comunicação em grupo. A dimensão de investigação deste projeto de intervenção procurou responder à questão: “Qual a dificuldade que os alunos têm em conceber colaborativamente uma animação stop-motion como meio de comunicar uma ideia?”. Verificou-se que o trabalho colaborativo permitiu ultrapassar dificuldades individuais e contribuir para a construção do conhecimento técnico e científico dos alunos, ao longo do projeto.This document was prepared within the curricular unit of Initiation to Professional Practice IV of the Master’s degree in Informatics Teaching, from the University of Lisbon, Institute of Education, and describes the pedagogical intervention project that was implemented in supervised teaching practice, held at High School Padre António Vieira, from the Alvalade School Group, in a 12th year class of the Scientific-Humanistic course, of Science and Technology Course. The intervention project was planned and defined according to the goals presented in the Program of Informatics Applications B as well as the Aprendizagens Essenciais of Informatics Applications B and occurred in domain 2: Introduction to Multimedia and more specifically in Subdomain 2.3. Dynamic media types - Video, Audio and Animation. The intervention took place during 19 classes of 45 minutes. It was focused on stop-motion animation content and intended to develop students' technical and scientific knowledge, through the creation of a multimedia product. The methodology adopted for the development of the project was the Project Based Learning (PjBL), thus favoring the student's reflection, in a collaborative and communication environment in group. The research dimension of this intervention project sought to answer the question: “What is the difficulty that students have in collaboratively conceiving stop-motion animation as a means of communicating an idea?”. It was found that the collaborative work allowed to overcome individual difficulties and contribute to the construction of the students' technical and scientific knowledge, throughout the project.Piedade, JoãoUrbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias, 1965-Repositório da Universidade de LisboaMorouço, Anabela da Silva2021-03-25T09:54:07Z20202020-06-172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47034TID:202679322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:08.106425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion |
title |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion |
spellingShingle |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion Morouço, Anabela da Silva Aplicações informáticas Aprendizagem Comunicação Ensino-aprendizagem Multimédia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion |
title_full |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion |
title_fullStr |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion |
title_full_unstemmed |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion |
title_sort |
O ensino de aplicações informáticas B : uma viagem ao mundo mágico da animação stop-motion |
author |
Morouço, Anabela da Silva |
author_facet |
Morouço, Anabela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piedade, João Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morouço, Anabela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicações informáticas Aprendizagem Comunicação Ensino-aprendizagem Multimédia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aplicações informáticas Aprendizagem Comunicação Ensino-aprendizagem Multimédia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-06-17 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-25T09:54:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47034 TID:202679322 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47034 |
identifier_str_mv |
TID:202679322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134537304768512 |