As estratégias mais valorizadas pelos educadores de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Beatriz de Fátima Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2447
Resumo: A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é algo que merece realce pois se, no passado, estas eram colocadas à parte das restantes, hoje em dia tal não se verifica. A inclusão procura levar estas crianças a frequentarem as escolas regulares, a interagirem e a comunicarem com os seus pares e com o meio envolvente. Os educadores de infância, assim como as famílias, são considerados os principais agentes para facilitar a inclusão das crianças com NEE nos Jardins-deinfância e, portanto, é pertinente que trabalhem em conjunto de modo a tornarem esta inclusão positiva e tranquila para as mesmas. Os profissionais de Educação Pré-escolar têm a função de refletir e colocar em prática determinadas estratégias de intervenção de modo a facilitar a participação e envolvimento de todas as crianças nos diversos momentos do dia-a-dia. No entanto, além de lhes proporcionarem experiências enriquecedoras e estimulantes, o afeto adquire uma grande relevância, uma vez que uma relação de proximidade as encoraja para novas descobertas, além de que aumenta a sua autoestima e faz com que se sintam mais capazes na realização de diferentes atividades. Tendo em conta estes pressupostos, o presente relatório de investigação apresenta como principais objetivos identificar as estratégias mais valorizadas pelos educadores de infância para incluir crianças com NEE assim como compreender como é que os mesmos as incluem nas salas da Educação Pré-escolar.
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