Qualidade do sono e consumo de substâncias psicoativas em alunos do ensino secundário do Concelho de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Sofia Coelho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Adília, Belen Gallego, Ana, Vaz, Josiana A., Sierra Vega, Matilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22459
Resumo: O sono dos adolescentes tem características próprias e é influenciado pelos hábitos da sociedade moderna, que frequentemente perturbam um ritmo saudável de sono e vigília. A presente investigação avaliou a qualidade de sono de alunos do ensino secundário do concelho de Bragança e a sua relação com o consumo de substâncias psicoativas, estudando-se uma amostra de 345 alunos. Os dados foram recolhidos em maio de 2017, através de um questionário que incluía o Índice de Qualidade do sono de Pittsburgh (IQSP) e questões sobre o consumo de substâncias psicoativas. Constatou-se que a maioria dos adolescentes em estudo consome bebidas alcoólicas (73.6%), café (66.4%) e outras bebidas com cafeína ou derivados (87.8%) e que 10.4% são fumadores. Concluiuse que o risco de má qualidade do sono é superior nos adolescentes fumadores, que consomem bebidas alcoólicas e que consomem diariamente bebidas com cafeína ou derivados. Verificou-se ainda que a qualidade do sono também se relaciona com o consumo de tabaco e bebidas com cafeína e derivados nas três horas antes de dormir, sendo o risco de má qualidade de sono superior nos adolescentes que frequentemente consomem bebidas com cafeína e nos que frequentemente fumam nesse período específico. As relações verificadas remetem-nos para a importância de intervir na educação e promoção da qualidade de sono dos adolescentes, associando o estilo de vida e o consumo de substâncias psicoativas. Este estudo pode ser uma importante ferramenta para educadores, decisores políticos e comunitários, no sentido de definirem planos de intervenção concretos em contexto escolar na área do sono, consumo de substâncias psicoativas, e no estabelecimento de rotinas promotoras da saúde.
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