Programas de socialização para cachorros: uma só saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Inês Isabel Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5486
Resumo: A medicina comportamental de animais de companhia tem vindo a sofrer uma enorme evolução ao longo dos últimos anos, nomeadamente no que concerne o desenvolvimento comportamental do cachorro e os seus programas de socialização. Paralelamente, também a área da saúde pública tem experienciado enormes desenvolvimentos na tentativa constante de responder às diferentes ameaças e riscos, baseando-se na premissa de que a saúde humana está inextricavelmente ligada à saúde animal. Em dezembro de 2012 foi realizada uma Puppy Party no seguimento do estágio curricular no Hospital Veterinário Central. Após profunda pesquisa bibliográfica, avaliaramse as inconformidades deste projeto e elaborou-se um novo programa de socialização – Aulas de Socialização para Cachorros – de modo a alcançar o maior impacto possível tanto no cachorro (saúde animal) como no proprietário (saúde pública). Paralelamente avaliaram-se os conhecimentos dos proprietários de cães frequentadores de Clínicas e Hospitais Veterinários do distrito de Setúbal acerca dos cuidados de saúde e a importância da socialização nos primeiros meses de vida do cachorro. Assim, este estudo pretendeu: por um lado avaliar as falhas existentes na passagem de informação aos clientes, relacionando-as com a sugestão de plataformas que possam colmatar estas mesmas falhas, tornando a educação do proprietário mais eficaz. Isto porque a educação é mais uma oportunidade que os Médicos Veterinários têm para contribuir ativamente para a promoção da saúde pública, incentivando a diminuição dos problemas comportamentais, a diminuição do abandono dos animais, a diminuição das eutanásias relacionadas com este dois últimos pontos, um melhor saneamento da via pública e melhores cuidados de saúde do cão; por outro lado desenhar estruturas programáticas que permitam proporcionar aos cachorros entre as 8 e as 16 semanas de idade, um adequado período de socialização proporcionando diferentes estímulos táteis, visuais e sonoros bem como o contacto social com a mesma espécie e com espécies diferentes. De facto, as Aulas de Socialização para Cachorros podem atuar beneficamente tanto no cachorro, como no ser humano (proprietários e equipa clínica), como no meio ambiente, ou seja, no triângulo One Health.
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Após profunda pesquisa bibliográfica, avaliaramse as inconformidades deste projeto e elaborou-se um novo programa de socialização – Aulas de Socialização para Cachorros – de modo a alcançar o maior impacto possível tanto no cachorro (saúde animal) como no proprietário (saúde pública). Paralelamente avaliaram-se os conhecimentos dos proprietários de cães frequentadores de Clínicas e Hospitais Veterinários do distrito de Setúbal acerca dos cuidados de saúde e a importância da socialização nos primeiros meses de vida do cachorro. Assim, este estudo pretendeu: por um lado avaliar as falhas existentes na passagem de informação aos clientes, relacionando-as com a sugestão de plataformas que possam colmatar estas mesmas falhas, tornando a educação do proprietário mais eficaz. Isto porque a educação é mais uma oportunidade que os Médicos Veterinários têm para contribuir ativamente para a promoção da saúde pública, incentivando a diminuição dos problemas comportamentais, a diminuição do abandono dos animais, a diminuição das eutanásias relacionadas com este dois últimos pontos, um melhor saneamento da via pública e melhores cuidados de saúde do cão; por outro lado desenhar estruturas programáticas que permitam proporcionar aos cachorros entre as 8 e as 16 semanas de idade, um adequado período de socialização proporcionando diferentes estímulos táteis, visuais e sonoros bem como o contacto social com a mesma espécie e com espécies diferentes. De facto, as Aulas de Socialização para Cachorros podem atuar beneficamente tanto no cachorro, como no ser humano (proprietários e equipa clínica), como no meio ambiente, ou seja, no triângulo One Health.Behavioural medicine for companion animals has been evolving immensely throughout the last years, especially in what concerns the puppy’s behavioural development and its socialisation programmes. The public health field has also been subject to large developments in a constant attempt to respond to different threats and risks, based on the principle that human health is inextricably linked to animal health. In December 2012, a Puppy Party took place as part of the academic internship in the Hospital Veterinário Central (Central Veterinary Hospital). After an intense bibliographical research, the shortcomings were assessed, providing the foundation to a new socialisation programme – Puppy Classes – so that its impact could be optimised for the puppy (animal health) and for the owner (public health). The dog owners that attended Clinics and Veterinary Hospitals within the County of Setúbal were also assessed accordingly, in order to understand their knowledge about healthcare and the importance of socialisation during the puppies’ first months of life. Therefore, this study aimed to examine the ruptures in the information process directed to customers, trying to find ways to overcome them by suggesting information platforms that would teach the owners in a more efficient way. Educating and teaching are important opportunities for a Veterinary Physician to actively endorse public health, contributing to a decrease in behavioural problems, a decrease in animal abandonment, a decrease in euthanasia related to these two situations, a better street sanitation and a general better healthcare for dogs. On the other hand, this study also aimed to design programme structures that would allow puppies (with ages within 8 and 16 weeks) to engage in an adequate socialisation period, offering different tactile, visual and auditory stimuli, as well as contact with the same and different species. Socialisation Classes for Dogs are indeed beneficial to puppies, to humans (owners and clinicians) and to the environment – therefore, they are beneficial to the One Health triangle.2016-01-26T12:25:05Z2016-01-26T00:00:00Z2016-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5486porCoelho, Inês Isabel Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:58.050174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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